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@InProceedings{TrivelatoSouz:1988:PrCoDi,
               author = "Trivelato, Gilberto da Cunha and Souza, Marcelo Lopes de Oliveira 
                         e",
                title = "Projeto de um controlador digital de torque de rodas de 
                         rea{\c{c}}{\~a}o usando modelos de referencia",
                 year = "1988",
                pages = "595--601",
         organization = "SBA Congresso Brasileiro de Autom{\'a}tica, 7.",
             keywords = "SPACECRAFT DESIGN, TESTING AND PERFORMANCE, roda de 
                         rea{\c{c}}{\~a}o, controle digital, controle por modelo de 
                         refer{\^e}ncia, tempo de discretiza{\c{c}}{\~a}o, ARTIFICIAL 
                         SATELLITES, ATTITUDE CONTROL, CONTROLLERS, MODELS, REACTION WHEE, 
                         TORQUE, WHEELS, DESIGN ANALYSI, SAMPLING.",
             abstract = "Este trabalho apresenta projeto de um controlador digital de 
                         torque de rodas de rea{\c{c}}{\~a}o (usadas no controle de 
                         atitude de sat{\'e}lites artificiais)usando modelos de 
                         refer{\^e}ncia. Este controlador tem como objetivo a 
                         redu{\c{c}}{\~a}o dos efeitos dos : i)torques perturbadores na 
                         roda e, ii)ru{\'{\i}}dos nos seus sensores, sobre o torque 
                         produzido pela roda. Para isso, resume-se: 1)a estrutura de 
                         controle utilizada, 2)os crit{\'e}rios para a escolha do tempo de 
                         discretiza{\c{c}}{\~a}o da roda, do ganho do controlador, do 
                         n{\'{\i}}vel de quantiza{\c{c}}{\~a}o da medida do sensor, e 
                         do n{\'{\i}}vel de quantiza{\c{c}}{\~a}o da corrente do 
                         controlador para ao atuador, tudo isto considerando as 
                         especifica{\c{c}}{\~o}es exigidas para o torque de 
                         sa{\'{\i}}da da roda. Finalmente apresentam-se: 1)as respostas 
                         do sistema simuladas digitalmente para um torque de 
                         refer{\^e}ncia nulo e do tipo degrau e, 2)as correspondentes 
                         respostas implementadas em {"}hardware{"}. Estes testes mostram 
                         que: 1)o controlador utilizado reduz sensivelmente aqueles e 
                         feitos e atende aquelas especifica{\c{c}}{\~o}es, 2)os 
                         crit{\'e}rios de projeto definitos s{\~a}o satisfat{\'o}rios. 
                         The design of a digital model following controller of reaction 
                         wheel torques (used in attitude control of artificial 
                         satellites)is presented. This controller is intended to reduce the 
                         effects of wheel disturbing torques, and wheel sensor noises on 
                         the wheel torque. The controller structure used, the criteria for 
                         choosing the wheel sampling time, the controller gain, the sensor 
                         quantization level, and the current quantization level is 
                         summarized while considering the wheel torque requirements. 
                         Finally, the digitally simulated system response to zero and step 
                         reference torques, and the corresponding hardware implemented 
                         responses are discussed. These tests show that such a controller 
                         reduces considerably those effects and satisfies those 
                         requirements, and the design criteria used are satisfactory.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, BR",
      conference-year = "15-19 ago. 1988",
                label = "5850",
           targetfile = "4753.pdf",
        urlaccessdate = "25 abr. 2024"
}


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