@InProceedings{TrivelatoSouz:1988:PrCoDi,
author = "Trivelato, Gilberto da Cunha and Souza, Marcelo Lopes de Oliveira
e",
title = "Projeto de um controlador digital de torque de rodas de
rea{\c{c}}{\~a}o usando modelos de referencia",
year = "1988",
pages = "595--601",
organization = "SBA Congresso Brasileiro de Autom{\'a}tica, 7.",
keywords = "SPACECRAFT DESIGN, TESTING AND PERFORMANCE, roda de
rea{\c{c}}{\~a}o, controle digital, controle por modelo de
refer{\^e}ncia, tempo de discretiza{\c{c}}{\~a}o, ARTIFICIAL
SATELLITES, ATTITUDE CONTROL, CONTROLLERS, MODELS, REACTION WHEE,
TORQUE, WHEELS, DESIGN ANALYSI, SAMPLING.",
abstract = "Este trabalho apresenta projeto de um controlador digital de
torque de rodas de rea{\c{c}}{\~a}o (usadas no controle de
atitude de sat{\'e}lites artificiais)usando modelos de
refer{\^e}ncia. Este controlador tem como objetivo a
redu{\c{c}}{\~a}o dos efeitos dos : i)torques perturbadores na
roda e, ii)ru{\'{\i}}dos nos seus sensores, sobre o torque
produzido pela roda. Para isso, resume-se: 1)a estrutura de
controle utilizada, 2)os crit{\'e}rios para a escolha do tempo de
discretiza{\c{c}}{\~a}o da roda, do ganho do controlador, do
n{\'{\i}}vel de quantiza{\c{c}}{\~a}o da medida do sensor, e
do n{\'{\i}}vel de quantiza{\c{c}}{\~a}o da corrente do
controlador para ao atuador, tudo isto considerando as
especifica{\c{c}}{\~o}es exigidas para o torque de
sa{\'{\i}}da da roda. Finalmente apresentam-se: 1)as respostas
do sistema simuladas digitalmente para um torque de
refer{\^e}ncia nulo e do tipo degrau e, 2)as correspondentes
respostas implementadas em {"}hardware{"}. Estes testes mostram
que: 1)o controlador utilizado reduz sensivelmente aqueles e
feitos e atende aquelas especifica{\c{c}}{\~o}es, 2)os
crit{\'e}rios de projeto definitos s{\~a}o satisfat{\'o}rios.
The design of a digital model following controller of reaction
wheel torques (used in attitude control of artificial
satellites)is presented. This controller is intended to reduce the
effects of wheel disturbing torques, and wheel sensor noises on
the wheel torque. The controller structure used, the criteria for
choosing the wheel sampling time, the controller gain, the sensor
quantization level, and the current quantization level is
summarized while considering the wheel torque requirements.
Finally, the digitally simulated system response to zero and step
reference torques, and the corresponding hardware implemented
responses are discussed. These tests show that such a controller
reduces considerably those effects and satisfies those
requirements, and the design criteria used are satisfactory.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, BR",
conference-year = "15-19 ago. 1988",
label = "5850",
targetfile = "4753.pdf",
urlaccessdate = "25 abr. 2024"
}