Fechar

@MastersThesis{Moscati:1992:PrSiCo,
               author = "Moscati, Ney Ricardo",
                title = "Projeto de um sistema de controle de atitude (tr{\^e}s eixos) de 
                         sat{\'e}lites utilizando a metodologia LQG/LTR",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "1992",
              address = "Sao Jose dos Campos",
                month = "1992-02-27",
             keywords = "controle de atitude, controle robusto, estabiliza{\c{c}}{\~a}o, 
                         attitude control, robust control, stabilization.",
             abstract = "Em sat{\'e}lites para observa{\c{c}}{\~a}o da Terra, {\'e} 
                         necess{\'a}rio um Sistema de Controle de Atitude (S.C.A.) na 
                         estabiliza{\c{c}}{\~a}o, pois mesmo que o veiculo seja 
                         precisamente orientado no lan{\c{c}}amento ( com 
                         rota{\c{c}}{\~a}o correta), este tende a se desviar desta 
                         orienta{\c{c}}{\~a}o devido a influencia de torques ambientais, 
                         mudan{\c{c}}as internas e acoplamentos da din{\^a}mica de 
                         atitude com a din{\^a}mica orbital e flex{\'{\i}}vel do 
                         sat{\'e}lite A configura{\c{c}}{\~a}o do S.C.A. adotado (um 
                         volante de in{\'e}rcia e duas rodas de rea{\c{c}}{\~a}o ) 
                         apresenta forte acoplamento entre {"}roll{"} e {"}yaw{"}, 
                         tratando-se, portanto, de um sistema multivari{\'a}vel, enquanto 
                         o eixo de {"}pitch{"}e praticamente desacoplado O modelo linear da 
                         din{\^a}mica de atitude deste sat{\'e}lite apresenta incertezas 
                         devido as din{\^a}micas n{\~a}o modeladas dos pain{\'e}is 
                         flex{\'{\i}}veis e a varia{\c{c}}{\~a}o do acoplamento 
                         girosc{\'o}pico, provocado pela mudan{\c{c}}a na velocidade do 
                         volante de in{\'e}rcia Utilizou-se para o projeto do S.C.A. 
                         operando no modo normal, a metodologia LQG/LTR ({"}Linear 
                         Quadratic Gaussian/Loop Transfer Recovery{"}). Esta metodologia e 
                         inerentemente uma metodologia de projeto para sistemas do tipo 
                         {"}MIMO{"}, onde a estrutura do compensador e conhecida pro 
                         {"}MBC{"}, a mesma de compensadores LQG Ela re{\'u}ne abordagens 
                         tanto no dom{\'{\i}}nio do tempo como no dom{\'{\i}}nio da 
                         frequ{\^e}ncia, e apresenta a grande vantagem de tratar a 
                         robustez a n{\'{\i}}vel de projeto As especifica{\c{c}}{\~o}es 
                         do projeto no dom{\'{\i}}nio da frequ{\^e}ncia, usuais para 
                         sistemas do tipo {"}SISO{"}, como margens de fase e de ganho, 
                         banda passante, caracter{\'{\i}}sticas de rejei{\c{c}}{\~a}o a 
                         perturba{\c{c}}{\~o}es e insensibilidade a varia{\c{c}}{\~a}o 
                         nos par{\^a}metros, s{\~a}o estendidas para o caso {"}MIMO{"} 
                         atrav{\'e}s do conceito de valores singulares. A metodologia 
                         LQG/LTR basicamente permite a recupera{\c{c}}{\~a}o das 
                         excelentes caracter{\'{\i}}sticas quanto a robustez de sistemas 
                         LQR quando o estado n{\~a}o {\'e} completamente medido. 
                         Entretanto as especifica{\c{c}}{\~o}es no dom{\'{\i}}nio do 
                         tempo s{\~a}o de dif{\'{\i}}cil tratamento. Devido a facilidade 
                         de utiliza{\c{c}}{\~a}o da metodologia e aos resultados obtidos 
                         nas simula{\c{c}}{\~o}es terem sido bastante satisfat{\'o}rios 
                         , concluiu-se que a metodologia LQG/LTR {\'e} uma 
                         op{\c{c}}{\~a}o bastante atraente para o projeto de S.C.A.'s 
                         quando o modelo de projeto e do tipo {"}MIMO{"}. ABSTRACT: In 
                         Earth remote sensing satellites, an Attitude Control System 
                         (A.C.S.) is necessary for stabilisation, due to the fact that even 
                         the vehicle is precisely oriented in launch, it deviate from this 
                         orientation due the influence of ambiental torques, internal 
                         changes and coupling between atitude dynamics and satellite's 
                         orbital and flexible dynamics. The configuration adopted for the 
                         A.C.S. (a momentum wheel and two reaction wheels) exhibit a strong 
                         coupling between roll and yaw, hence it is a multivariable system, 
                         while the pitch axis is practically decoupled. The linear model 
                         for the attitude dynamics of this satellite exhibit uncertanties 
                         due to non modeled dynamics of the flexible panels and giroscopic 
                         coupling variations, caused by momentum wheel velocity changes. 
                         The LQG/LTR methodology is used to project the A.C.S. operating on 
                         the normal mode. This methodology is inherently a multivariable 
                         tool, where the compensator's structure is known as MBC, the same 
                         structure as LQG compensators. It is based on both, time and 
                         frequency domain approaches, and has the great advantage of 
                         treating the robustness at project level. The frequency project 
                         specifications, usually used for SISO systems such as gain and 
                         phase margins, bandwidth, disturbance rejection characteristics 
                         and insensitivity to parameter variations are extended to the MIMO 
                         case through the singular value concept. The LQG/LTR methodology 
                         provides, basically, the recover of the excelent robustness 
                         characteristics of systems with LQR regulators when the state is 
                         completely measured. on the other hand, specifications on the time 
                         domain are difficult to deal with. In view of the easy usage of 
                         the methodology and good simulations results obtained 1 it has 
                         been concluded that the LQG/LTR methodology is an atractive option 
                         to project A.C.S. when the model is a MIMO type.",
            committee = "Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (presidente) and Cruz, 
                         Jos{\'e} Jaime da (orientador) and Cabral, Eduardo Lobo Lustosa 
                         and Fleury, Agenor de Toledo and Orlando, Valcir",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Project of an attitude control system (three-axis) of a satellite 
                         using the LQG/LTR methodology",
                label = "6498",
             language = "pt",
                pages = "232",
                  ibi = "6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GUeLR",
                  url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GUeLR",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "07 maio 2024"
}


Fechar