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@InProceedings{TrigoloSouz:1999:PrSiCo,
               author = "Trigolo, Adriana and Souza, Luiz Carlos Gadelha de",
          affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Projeto do sistema de controle de um sat{\'e}lite artificial 
                         utilizando a teoria de controle linear",
            booktitle = "Extended Abstracts...",
                 year = "1999",
                pages = "35",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do 
                         Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, (SICINPE 1999).",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAL.",
             abstract = "Os conceitos b{\'a}sicos da teoria de controle linear s{\~a}o 
                         aplicados para a an{\'a}lise do sistema controle de atitude de um 
                         sat{\'e}lite artificial. O sistema de controle estudado utiliza 
                         como atuador uma roda de rea{\c{c}}{\~a}o, cujo vetor momento 
                         angular gerado tem liberdade de movimento de rota{\c{c}}{\~a}o 
                         em torno de dois eixos perpendiculares entre si, isto {\'e}, a 
                         roda tem dois graus de liberdade. Esse tipo de montagem, conhecida 
                         como {"}double-gimbaled wheel system{"} permite que sejam torques 
                         de controle em torno dos tr{\^e}s eixos do sat{\'e}lite, embora, 
                         o controle da velocidade angular da roda seja feito somente em 
                         torno de dois eixos. Atrav{\'e}s do dimensionamento da roda e 
                         correta sele{\c{c}}{\~a}o de sua velocidade angular, {\'e} 
                         poss{\'{\i}}vel cancelar os torques perturbadores, por meio da 
                         troca de momento angular com o sat{\'e}lite, restando realizar 
                         somente ajustes peri{\'o}dicos momento angular para o controle 
                         dos torques perturbadores seculares. Um outro aspecto importante 
                         desta estrat{\'e}gia de controle est{\'a} associada a 
                         necessidade de utiliza{\c{c}}{\~a}o de somente dois sensores de 
                         atitude, fato que muito simplifica o sistema de controle. A 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o desempenho do sistema {\'e} feita no modo 
                         de opera{\c{c}}{\~a}o nominal, onde,os efeitos dos torques 
                         perturbadores s{\~a}o mais relevantes. Propriedades como massa, 
                         dimens{\~o}es do sat{\'e}lite e se requisitos de 
                         opera{\c{c}}{\~a}o s{\~a}o considerados para um sat{\'e}lite 
                         do tipo geoestacion{\'a}rio. O torque perturbador considerado 
                         {\'e} devido a press{\~a}o de radia{\c{c}}{\~a}o solar. A 
                         condi{\c{c}}{\~a}o para a estabilidade do sistema foi verificada 
                         atrav{\'e}s da fun{\c{c}}{\~a}o de transfer{\^e}ncia do 
                         sistema. O desempenho sistema de controle foi analisado avaliando 
                         a resposta do sistema a torques perturbado impulsivos e as 
                         condi{\c{c}}{\~o}es iniciais arbitr{\'a}rias. Tais 
                         simula{\c{c}}{\~o}es mostraram que a estrat{\'e}gia controle 
                         empregada foi capaz de amortecer as oscila{\c{c}}{\~o}es 
                         iniciais e controlar a atitude do sat{\'e}lite num intervalo de 
                         tempo menor do que cinco minutos.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, BR",
      conference-year = "1-2 jul. 1999",
                label = "11236",
             language = "pt",
           targetfile = "Trigolo_projeto.pdf",
        urlaccessdate = "10 maio 2024"
}


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