@InProceedings{TrigoloSouz:1999:PrSiCo,
author = "Trigolo, Adriana and Souza, Luiz Carlos Gadelha de",
affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Projeto do sistema de controle de um sat{\'e}lite artificial
utilizando a teoria de controle linear",
booktitle = "Extended Abstracts...",
year = "1999",
pages = "35",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, (SICINPE 1999).",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAL.",
abstract = "Os conceitos b{\'a}sicos da teoria de controle linear s{\~a}o
aplicados para a an{\'a}lise do sistema controle de atitude de um
sat{\'e}lite artificial. O sistema de controle estudado utiliza
como atuador uma roda de rea{\c{c}}{\~a}o, cujo vetor momento
angular gerado tem liberdade de movimento de rota{\c{c}}{\~a}o
em torno de dois eixos perpendiculares entre si, isto {\'e}, a
roda tem dois graus de liberdade. Esse tipo de montagem, conhecida
como {"}double-gimbaled wheel system{"} permite que sejam torques
de controle em torno dos tr{\^e}s eixos do sat{\'e}lite, embora,
o controle da velocidade angular da roda seja feito somente em
torno de dois eixos. Atrav{\'e}s do dimensionamento da roda e
correta sele{\c{c}}{\~a}o de sua velocidade angular, {\'e}
poss{\'{\i}}vel cancelar os torques perturbadores, por meio da
troca de momento angular com o sat{\'e}lite, restando realizar
somente ajustes peri{\'o}dicos momento angular para o controle
dos torques perturbadores seculares. Um outro aspecto importante
desta estrat{\'e}gia de controle est{\'a} associada a
necessidade de utiliza{\c{c}}{\~a}o de somente dois sensores de
atitude, fato que muito simplifica o sistema de controle. A
avalia{\c{c}}{\~a}o desempenho do sistema {\'e} feita no modo
de opera{\c{c}}{\~a}o nominal, onde,os efeitos dos torques
perturbadores s{\~a}o mais relevantes. Propriedades como massa,
dimens{\~o}es do sat{\'e}lite e se requisitos de
opera{\c{c}}{\~a}o s{\~a}o considerados para um sat{\'e}lite
do tipo geoestacion{\'a}rio. O torque perturbador considerado
{\'e} devido a press{\~a}o de radia{\c{c}}{\~a}o solar. A
condi{\c{c}}{\~a}o para a estabilidade do sistema foi verificada
atrav{\'e}s da fun{\c{c}}{\~a}o de transfer{\^e}ncia do
sistema. O desempenho sistema de controle foi analisado avaliando
a resposta do sistema a torques perturbado impulsivos e as
condi{\c{c}}{\~o}es iniciais arbitr{\'a}rias. Tais
simula{\c{c}}{\~o}es mostraram que a estrat{\'e}gia controle
empregada foi capaz de amortecer as oscila{\c{c}}{\~o}es
iniciais e controlar a atitude do sat{\'e}lite num intervalo de
tempo menor do que cinco minutos.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, BR",
conference-year = "1-2 jul. 1999",
label = "11236",
language = "pt",
targetfile = "Trigolo_projeto.pdf",
urlaccessdate = "10 maio 2024"
}