Fechar

@MastersThesis{Baroni:2004:AnAlNa,
               author = "Baroni, Leandro",
                title = "An{\'a}lise de algoritmos de navega{\c{c}}{\~a}o para um 
                         sistema GPS diferencial em tempo real",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2004",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2004-08-27",
             keywords = "navega{\c{c}}{\~a}o, sistemas de navega{\c{c}}{\~a}o por 
                         sat{\'e}lites, sistema de posicionamento global, filtro de 
                         Kalman, m{\'e}todo de m{\'{\i}}nimos quadrados, navigation, 
                         satellite navigation systems, global positioning system, Kalman 
                         filters, least squares method.",
             abstract = "O Sistema de Posicionamento Global (GPS) {\'e} um sistema de 
                         navega{\c{c}}{\~a}o baseado em sat{\'e}lites que permite ao 
                         usu{\'a}rio determinar sua posi{\c{c}}{\~a}o e tempo com alta 
                         precis{\~a}o. A determina{\c{c}}{\~a}o de posi{\c{c}}{\~a}o 
                         do GPS {\'e} baseada no conceito de tempo de chegada do sinal, o 
                         qual est{\'a} sujeito a diversas fontes de erros em sua medida. O 
                         efeito combinado destes erros na propaga{\c{c}}{\~a}o do sinal 
                         causa uma degrada{\c{c}}{\~a}o na precis{\~a}o do 
                         posicionamento. Entretanto, existem m{\'e}todos de melhorar a 
                         precis{\~a}o do posicionamento, como o GPS diferencial (DGPS) e o 
                         posicionamento por dupla diferen{\c{c}}a, que tentam compensar, 
                         atenuar ou eliminar v{\'a}rias fontes de erros. Neste trabalho 
                         s{\~a}o analisados algoritmos que permitam navega{\c{c}}{\~a}o 
                         precisa em tempo real, atrav{\'e}s de t{\'e}cnicas de GPS 
                         diferencial. Algoritmos de GPS diferencial foram desenvolvidos, 
                         implementados e testados atrav{\'e}s da realiza{\c{c}}{\~a}o de 
                         posicionamento em tempo real para um usu{\'a}rio com a 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o de tr{\^e}s m{\'e}todos: DGPS na 
                         posi{\c{c}}{\~a}o, DGPS nas medidas de pseudodist{\^a}ncia e 
                         posicionamento por dupla diferen{\c{c}}a. Estes algoritmos foram 
                         testados em dois casos: est{\'a}tico, no qual ambos os receptores 
                         s{\~a}o mantidos fixos; e din{\^a}mico, no qual o receptor 
                         usu{\'a}rio est{\'a} se movendo. Os dados em ambos os casos 
                         foram coletados por dois receptores Ashtech Z12. O desempenho dos 
                         algoritmos no teste est{\'a}tico foi comparado com a linha de 
                         base conhecida, enquanto que o desempenho dos algoritmos no teste 
                         din{\^a}mico foi comparado com uma trajet{\'o}ria de referencia 
                         p{\'o}s-processada e analisado em termos das precis{\~o}es 
                         obtidas. ABSTRACT: The Global Positioning System (GPS) is a 
                         satellite-based navigation system that allows user to determine 
                         position and time with high precision. The position determination 
                         with GPS is based on the concept of signal time of arrival, which 
                         is aected by several errors sources in measurements. The combined 
                         eects of these errors at signal propagation cause degradation in 
                         the positioning accuracy. However, there are methods to improve 
                         the positioning accuracy, like dierential GPS (DGPS) and double 
                         dierence positioning, which try to compensate, attenuate or 
                         eliminate several error sources. In this work algorithms that 
                         allow precise real time navigation, through dierential GPS 
                         techniques are analyzed. Dierential GPS algorithms were developed, 
                         implemented and tested by the real time positioning for an user 
                         through three methods: DGPS on position, DGPS on pseudorange 
                         measurements and double dierence measurements. These algorithms 
                         were tested in two cases: static, in which both receivers are 
                         fixed; and dynamic, in which the user receiver is moving. The data 
                         in both cases were collected by two Ashtech Z12 receivers. The 
                         algorithms performance in the static test was compared with a 
                         known baseline, while the algorithm performance in the dynamic 
                         test were compared with a post-processed reference trajectory and 
                         analyzed in terms of accuracies attained.",
            committee = "Rios Neto, Atair (presidente) and Kuga, H{\'e}lio Koiti 
                         (orientador) and Lopes, Roberto Vieira da Fonseca and Ferreira, 
                         Luiz Danilo Damasceno",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Navigation algorithm analysis for a real time differential GPS 
                         system",
             language = "pt",
                pages = "120",
                  ibi = "6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/DwVqr",
                  url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/DwVqr",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "18 maio 2024"
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