Fechar

@InProceedings{Cubillos:2004:CoAtSa,
               author = "Cubillos, Ximena Celia Mendez",
          affiliation = "UNESP/FEG, Bolsista PIBIC/CNPq",
                title = "Controle de Atitude de um Sat{\'e}lite Artificial Usando o 
                         Regulador Linear Quadr{\'a}tico",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2004",
                pages = "1--36",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do 
                         INPE (SICINPE).",
            publisher = "INPE",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             abstract = "Neste trabalho apresenta-se a determina{\c{c}}{\~a}o da lei de 
                         controle de atitude para um sat{\'e}lite artificial, baseada na 
                         teoria do Regulador Linear Quadr{\'a}tico (RLQ). As principais 
                         motiva{\c{c}}{\~o}es para o desenvolvimento deste estudo 
                         s{\~a}o: a familiariza{\c{c}}{\~a}o do processo de modelagem de 
                         um sat{\'e}lite artificial e da teoria do regulador linear 
                         quadr{\'a}tico; o uso de crit{\'e}rios que permitam avaliar a 
                         efici{\^e}ncia de uma lei de controle em efetuar manobras, bem 
                         como em manter um sat{\'e}lite artificial numa determinada 
                         atitude; e a possibilidade de otimizar grandezas f{\'{\i}}sicas 
                         como combust{\'{\i}}vel e/ou energia, os quais s{\~a}o fatores 
                         que t{\^e}m influ{\^e}ncia direta no custo e no tempo de 
                         opera{\c{c}}{\~a}o de miss{\~o}es espaciais. Neste estudo as 
                         principais caracter{\'{\i}}sticas da teoria de RLQ s{\~a}o 
                         investigadas como a rela{\c{c}}{\~a}o existente entre a 
                         localiza{\c{c}}{\~a}o dos p{\'o}los em malha fechada do sistema 
                         e os valores dos ganhos da lei de controle e os pesos associados 
                         com os estados e ao controle do sistema. Os modos de 
                         opera{\c{c}}{\~a}o do controle de atitude e as magnitudes dos 
                         torques ambientais envolvidos na fase de opera{\c{c}}{\~a}o 
                         normal em que o sistema de controle {\'e} estudado s{\~a}o 
                         apresentados. As equa{\c{c}}{\~o}es de movimento que descrevem a 
                         din{\^a}mica do movimento do sat{\'e}lite s{\~a}o derivadas 
                         partindo-se da equa{\c{c}}{\~a}o de Euler, em seguidas estas 
                         equa{\c{c}}{\~o}es s{\~a}o colocadas na forma de vari{\'a}veis 
                         de estados mais adequada para implementa{\c{c}}{\~a}o da teoria 
                         do RLQ. Atrav{\'e}s de varias simula{\c{c}}{\~o}es faz-se 
                         {\`a} sele{\c{c}}{\~a}o das matrizes pesos Q e R que produz o 
                         melhor desempenho da lei de controle {\'o}tima projetada. Destas 
                         simula{\c{c}}{\~o}es {\'e} poss{\'{\i}}vel observar que a 
                         sele{\c{c}}{\~a}o das matrizes pesos tem influ{\^e}ncia direta 
                         no desempenho da lei de controle, que por sua vez tem 
                         rela{\c{c}}{\~a}o com importantes requisitos de desempenho como 
                         tempo de estabiliza{\c{c}}{\~a}o e n{\'{\i}}vel de sobre 
                         eleva{\c{c}}{\~a}o {"}overshot{"}. Um aspecto interessante 
                         observado, {\'e} que um mesmo conjunto de pesos que est{\~a}o 
                         associados aos estados, possui efeitos contr{\'a}rios, isto 
                         {\'e}, aumento os pesos associados aos {\^a}ngulos o desempenho 
                         melhora, enquanto que este mesmo aumento sobre as velocidades 
                         angulares o desempenho {\'e} degradado. Observou-se tamb{\'e}m 
                         que quando h{\'a} uma grande penalidade sobre as velocidades 
                         angulares, a lei de controle torna-se ineficiente, evidenciando 
                         que a pol{\'{\i}}tica de controle deve ter uma 
                         rela{\c{c}}{\~a}o de comprometimento entre redu{\c{c}}{\~a}o 
                         de velocidade e n{\'{\i}}vel do torque aplicado. Ap{\'o}s 
                         varias simula{\c{c}}{\~o}es obteve-se um conjunto de matrizes 
                         pesos resultando numa lei de controle com desempenho bastante 
                         satisfat{\'o}rio. Um aspecto importante que mostra a bom 
                         desempenho da lei de controle projetada {\'e} a sua capacidade de 
                         deslocar os {"}overshoots{"} na dire{\c{c}}{\~a}o da origem, 
                         este comportamento {\'e} bastante desej{\'a}vel no controle de 
                         atitude de sat{\'e}lites, onde se deseja realizar manobras 
                         r{\'a}pidas, as quais evoluem para uma situa{\c{c}}{\~a}o de 
                         requisitos de apontamento com grande grau de precis{\~a}o.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "03 e 04 de ago. 2004",
           copyholder = "SID/SCD",
                label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
             language = "pt",
         organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                  ibi = "6qtX3pFwXQZsFDuKxG/EgHLP",
                  url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZsFDuKxG/EgHLP",
           targetfile = "Cubillos_controle.pdf",
        urlaccessdate = "10 maio 2024"
}


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