Fechar

@InProceedings{DiDonatoMaca:2006:CoFeTr,
               author = "Di Donato, Pedro Fernando Almeida and Macau, Elbert Einstein 
                         Nehrer",
          affiliation = "{Instituto T{\'e}cnico de Aeronautica - ITA} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Controle do fen{\^o}meno de travamento de frequ{\^e}ncia em 
                         sistemas din{\^a}micos",
                 year = "2006",
                pages = "16 p.",
         organization = "Sicinpe - 2006.",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             abstract = "O objetivo principal do trabalho {\'e} ser uma 
                         continua{\c{c}}{\~a}o daquele executado no per{\'{\i}}odo de 
                         Agosto de 2004 a Julho de 2005. Neste trabalho, foram 
                         desenvolvidos e analisados algoritmos capazes de controlar o 
                         fen{\^o}meno de travamento de freq{\"u}{\^e}ncia no modelo do 
                         mapa de c{\'{\i}}rculo. Isso rendeu uma publica{\c{c}}{\~a}o 
                         em revista internacional, que ocupou uma parte do tempo deste 
                         per{\'{\i}}odo de concess{\~a}o de bolsa. O travamento de 
                         freq{\"u}{\^e}ncia {\'e} um fen{\^o}meno muito interessante 
                         observado em distintos sistemas din{\^a}micos compostos por 
                         conjuntos de osciladores. Ele ocorre quando a freq{\"u}{\^e}ncia 
                         entre dois osciladores distintos fica travada (da{\'{\i}} o seu 
                         nome) em uma certa fra{\c{c}}{\~a}o de n{\'u}meros inteiros 
                         quando os demais par{\^a}metros do sistema tem seus valores 
                         variados dentro de um certo intervalo. O mapa de c{\'{\i}}rculo 
                         {\'e} um modelo unidimensional capaz de apresentar este 
                         comportamento. Al{\'e}m disso, {\'e} poss{\'{\i}}vel 
                         demonstrar que v{\'a}rios modelos din{\^a}micos mais complexos 
                         podem ser reduzidos ao mapa de c{\'{\i}}rculo para certos 
                         intervalos de seus par{\^a}metros. Algoritmos baseados em 
                         controladores cl{\'a}ssicos foram implementados no trabalho 
                         anterior com sucesso na miss{\~a}o de levar o sistema at{\'e} a 
                         fra{\c{c}}{\~a}o de travamento de freq{\"u}{\^e}ncia desejada. 
                         Seguindo um objetivo final de encontrar uma controlador 
                         aplic{\'a}vel fisicamente, o modelo din{\^a}mico testado neste 
                         trabalho {\'e} bem mais complexo do que o mapa de 
                         c{\'{\i}}rculo, sendo formado pelo conjunto de 
                         equa{\c{c}}{\~o}es diferencias que modela o comportamento de um 
                         sistema f{\'{\i}}sico com muito mais precis{\~a}o. Uma vez 
                         determinados intervalos de par{\^a}metros em que o sistema 
                         apresentava um comportamento interessante para o travamento de 
                         freq{\"u}{\^e}ncia, um modelo de perturba{\c{c}}{\~a}o externa 
                         foi aplicado de forma que as conseq{\"u}{\^e}ncias de sua 
                         inclus{\~a}o fossem similares aos dos controladores testados no 
                         mapa de c{\'{\i}}rculo. Simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas 
                         foram ent{\~a}o usadas buscando-se testar a efici{\^e}ncia 
                         destas perturba{\c{c}}{\~o}es como controladoras do 
                         fen{\^o}meno de travamento de freq{\"u}{\^e}ncia.",
           copyholder = "SID/SCD",
                label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
             language = "pt",
           targetfile = "Donato_controle.pdf",
        urlaccessdate = "04 maio 2024"
}


Fechar