@InProceedings{DiDonatoMaca:2006:CoFeTr,
author = "Di Donato, Pedro Fernando Almeida and Macau, Elbert Einstein
Nehrer",
affiliation = "{Instituto T{\'e}cnico de Aeronautica - ITA} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Controle do fen{\^o}meno de travamento de frequ{\^e}ncia em
sistemas din{\^a}micos",
year = "2006",
pages = "16 p.",
organization = "Sicinpe - 2006.",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
abstract = "O objetivo principal do trabalho {\'e} ser uma
continua{\c{c}}{\~a}o daquele executado no per{\'{\i}}odo de
Agosto de 2004 a Julho de 2005. Neste trabalho, foram
desenvolvidos e analisados algoritmos capazes de controlar o
fen{\^o}meno de travamento de freq{\"u}{\^e}ncia no modelo do
mapa de c{\'{\i}}rculo. Isso rendeu uma publica{\c{c}}{\~a}o
em revista internacional, que ocupou uma parte do tempo deste
per{\'{\i}}odo de concess{\~a}o de bolsa. O travamento de
freq{\"u}{\^e}ncia {\'e} um fen{\^o}meno muito interessante
observado em distintos sistemas din{\^a}micos compostos por
conjuntos de osciladores. Ele ocorre quando a freq{\"u}{\^e}ncia
entre dois osciladores distintos fica travada (da{\'{\i}} o seu
nome) em uma certa fra{\c{c}}{\~a}o de n{\'u}meros inteiros
quando os demais par{\^a}metros do sistema tem seus valores
variados dentro de um certo intervalo. O mapa de c{\'{\i}}rculo
{\'e} um modelo unidimensional capaz de apresentar este
comportamento. Al{\'e}m disso, {\'e} poss{\'{\i}}vel
demonstrar que v{\'a}rios modelos din{\^a}micos mais complexos
podem ser reduzidos ao mapa de c{\'{\i}}rculo para certos
intervalos de seus par{\^a}metros. Algoritmos baseados em
controladores cl{\'a}ssicos foram implementados no trabalho
anterior com sucesso na miss{\~a}o de levar o sistema at{\'e} a
fra{\c{c}}{\~a}o de travamento de freq{\"u}{\^e}ncia desejada.
Seguindo um objetivo final de encontrar uma controlador
aplic{\'a}vel fisicamente, o modelo din{\^a}mico testado neste
trabalho {\'e} bem mais complexo do que o mapa de
c{\'{\i}}rculo, sendo formado pelo conjunto de
equa{\c{c}}{\~o}es diferencias que modela o comportamento de um
sistema f{\'{\i}}sico com muito mais precis{\~a}o. Uma vez
determinados intervalos de par{\^a}metros em que o sistema
apresentava um comportamento interessante para o travamento de
freq{\"u}{\^e}ncia, um modelo de perturba{\c{c}}{\~a}o externa
foi aplicado de forma que as conseq{\"u}{\^e}ncias de sua
inclus{\~a}o fossem similares aos dos controladores testados no
mapa de c{\'{\i}}rculo. Simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas
foram ent{\~a}o usadas buscando-se testar a efici{\^e}ncia
destas perturba{\c{c}}{\~o}es como controladoras do
fen{\^o}meno de travamento de freq{\"u}{\^e}ncia.",
copyholder = "SID/SCD",
label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
language = "pt",
targetfile = "Donato_controle.pdf",
urlaccessdate = "04 maio 2024"
}