Fechar

@InProceedings{BaiãoAMRTLMLMGSSFBSSAMBMCPTOSLHPAPPRB:2020:PeAmMo,
               author = "Bai{\~a}o, Cheila Fl{\'a}via de Praga and Almeida, Fabiana 
                         Pureza de and Machado, Maria Auxiliadora and Roman, Maria Tereza 
                         Moreira and Trovarelli, Patr{\'{\i}}cia and Louren{\c{c}}o, 
                         Silene de Araujo Gomes and Marques, Alexandre Rodolfo and Leite, 
                         Anna Cl{\'a}udia and Millz, Beatriz and Galhardo, Bruno Daniel 
                         Ribeiro and Silva, Carlos Alberto Jacinto da and Santos, Celly 
                         Kelly Neivas dos and Fernandes, Ewerton da Silva and Barros, 
                         Fernanda Cristina and Scalambrino, Fernanda de Moraes and Silva, 
                         Gabriela Canind{\'e} Rodrigues and Arcoverde, Gustavo Felipe 
                         Balu{\'e} and Martins, Heloisa Tavares de Mattos and Barros, 
                         Jocilene Dantas and Melega, Julien Cesar and Corr{\'a}, 
                         J{\'u}lio C{\'e}sar Nunes and Pereira, Karla 
                         Concei{\c{c}}{\~a}o and Toniolo, Maria Ang{\'e}lica and 
                         Oliveira, Maria de F{\'a}tima and Silva, Oscarina Teodora Prado 
                         Santos and Lopes, Phelipe da Silva Campos and Henrique, Raquel and 
                         Paiva, Renan Molina de and Avila, Roseli de Freitas and Pulice, 
                         S{\'e}rgio Mantovani Paiva and Paz, Mariana Gutierres Arteiro da 
                         and Raymundo, Maria Henriqueta Andrade and Branco, Evandro 
                         Albiach",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
                         (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
                         (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
                         (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
                         (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
                         (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Percep{\c{c}}{\~a}o ambiental dos moradores da Bacia do Rio 
                         Para{\'{\i}}ba do Sul",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2020",
               editor = "Castro, Aline Anderson de and Giarolla, Ang{\'e}lica and 
                         Cordeiro, Carlos Leandro de Oliveira and von Randow, Celso and 
                         Rodriguez, Daniel Andr{\'e}s and Bezerra, Francisco Gilney Silva 
                         and Naccarato, Kleber Pinheiro and Cardoso, Manoel Ferreira and 
                         Gomez, Nhilce Nahomi Esquivel and Kampel, Silvana Amaral",
         organization = "Simp{\'o}sio da P{\'o}s-Gradua{\c{c}}{\~a}o Em Ci{\^e}ncia do 
                         Sistema Terrestre, 9. (SPGCST)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
             keywords = "Percep{\c{c}}{\~a}o ambiental, Co-produ{\c{c}}{\~a}o do 
                         conhecimento, Para{\'{\i}}ba do Sul, Environmental perception, 
                         co-production of knowledge, Para{\'{\i}}ba do Sul.",
             abstract = "A pesquisa de percep{\c{c}}{\~a}o ambiental foi conduzida pelos 
                         pesquisadores populares e alunos do curso Cen{\'a}rios da Bacia 
                         Hidrogr{\'a}fica do Para{\'{\i}}ba do Sul a partir da 
                         Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental. Seu objetivo foi identificar como 
                         os moradores da bacia percebem quest{\~o}es ambientais nas 
                         escalas global e local, como se veem enquanto atores nos processos 
                         de governan{\c{c}}a, e como a crise h{\'{\i}}drica da 
                         {\'u}ltima d{\'e}cada afetou sua rotina. Foram entrevistados 339 
                         moradores da bacia (IC=95%; e 5% de margem de erro). Dentre os 
                         resultados, foi identificado que os moradores t{\^e}m 
                         dificuldades em compreender o ambiente de maneira sist{\^e}mica; 
                         que a educa{\c{c}}{\~a}o ambiental {\'e} vista como uma 
                         ferramenta vinculada ao ensino formal; as amea{\c{c}}as globais 
                         que se destacaram foram relacionadas {\`a}s quest{\~o}es urbanas 
                         (polui{\c{c}}{\~a}o urbana); e compreendem a rela{\c{c}}{\~a}o 
                         entre as cidades e os corpos h{\'{\i}}dricos superficiais, e 
                         identificam o rio Para{\'{\i}}ba do Sul como principal curso 
                         h{\'{\i}}drico na regi{\~a}o. No entanto, grande parte dos 
                         entrevistados desconhece as estruturas de gest{\~a}o 
                         h{\'{\i}}drica. Recomenda-se, a partir dos resultados, que as 
                         a{\c{c}}{\~o}es de educa{\c{c}}{\~a}o ambiental no 
                         territ{\'o}rio da bacia tenham um forte direcionamento 
                         pol{\'{\i}}tico-institucional, no sentido de mobilizar e engajar 
                         a popula{\c{c}}{\~a}o, para que haja um reconhecimento da 
                         popula{\c{c}}{\~a}o como protagonista e agente transformador do 
                         seu meio. ABSTRACT: This environmental perception research was 
                         carried out by the popular researchers and students of the course 
                         Scenarios of watershed Paraiba do Sul from Environmental 
                         Education. This research aimed to identify global and local 
                         environmental perception of watershed population, their own role 
                         at governance processes and how the water crises affects their 
                         lives, and 339 people of watershed municipalities was interviewed 
                         (CI = 95% with a 5 percent margin of error). The results showed 
                         that the population don´t understand the systemic approach of 
                         environmental system; that they see the environmental education as 
                         a tool linked to a formal education; and the most cited 
                         environmental threats was related to urban issues, especially 
                         urban pollution. Respondents showed to understand the relationship 
                         between cities and water resources, however they didn´t know about 
                         the watershed committees. This study recommends that environmental 
                         education with political-institutional approach it is important to 
                         mobilize and engage the population, so that they can recognize 
                         themselves as protagonists and as transforming agents in their 
                         environment.",
  conference-location = "S{\~A}O JOS{\'E} DOS CAMPOS",
      conference-year = "8-11 dez. 2020",
                 isbn = "978-65-00-12958-8",
             language = "pt",
         organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                  ibi = "8JMKD3MGPDW34P/43U8Q5E",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34P/43U8Q5E",
           targetfile = "SPGCST028.pdf",
                 type = "Ci{\^e}ncia do Sistema Terrestre",
        urlaccessdate = "28 mar. 2024"
}


Fechar