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%0 Conference Proceedings
%4 sid.inpe.br/mtc-m16d/2016/07.18.13.30
%2 sid.inpe.br/mtc-m16d/2016/07.18.13.30.38
%@issn 2177-3114
%T Limit-cycle analysis for the Brazilian launcher VLS
%D 2016
%A Guimarães, Júlia de Albuquerque,
%A Leite Filho, Waldemar de Castro,
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress juliaaguimaraes@gmail.com
%@electronicmailaddress waldclf@gmail.com
%E Cerqueira, Christopher Shneider,
%E Souza, Alain Giacobini de,
%E Oliveira Junior, Eloy Martins de,
%E Bertoldo Junior, Jorge,
%E Yassuda, Irineu dos Santos,
%E Lima, Jeanne Samara dos Santos,
%E Morais, Marcelo Henrique Essado de,
%E Oliveira, Mônica Elizabeth Rocha de,
%E Gondo, Suely Mitsuko Hirakawa,
%E Fornari, Celso Israel,
%E Toledo, Rafael Cardoso,
%E Fischer, Gustavo Alexandre Achilles,
%B Workshop em Engenharia e Tecnologias Espaciais, 7 (WETE)
%C São José dos Campos
%8 23-25 ago. 2016
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%J São José dos Campos
%S Anais
%1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%K limit cycle,hardware in the loop, nonlinear model, satellite launcher.
%X No projeto de sistemas de controle para veículos espaciais, fenômenos não lineares como o aparecimento de ciclos limite são frequentemente motivo de preocupação, em função de sua sensibilidade à estratégias de atenuação dos modos de flexão. Durante o voo do veículo lançador de satélites VLS, um fenômeno aerodinâmico até então não previsto causou um aumento na amplitude esperada para o ciclo limite da tubeira. A resposta inesperada do sistema de controle mostra a necessidade de um melhor modelo não linear do atuador. Este trabalha busca introduzir o problema e propor um novo modelo não linear capaz de reproduzir o ciclo limite em forma, amplitude e frequência, comparando os resultados da simulação com testes hardware in the loop prévios. ABSTRACT: In the design of control systems for space vehicles, nonlinear phenomena such as the arising of limit cycles are often cause for concern, given their sensibility to bending mode attenuation strategies. During flight of the Brazilian satellite launcher VLS, a previously unpredicted aerodynamic event created an increase in the expected limit cycle nozzle amplitude. Such unforeseen response by the control system shows the need of better actuator nonlinear models. This work aims to introduce the issue and propose a new nonlinear model capable of reproducing the limit cycle in shape, amplitude and frequency, comparing the simulation results to previous hardware in the loop tests.
%9 Mecânica Espacial e Controle
%@language en
%3 WETE_FinalDraft.doc


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