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@InProceedings{GiménezdeCastro:2017:”PAvNa,
               author = "Gim{\'e}nez de Castro, Santiago",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Implementa{\c{c}}{\~a}o e valida{\c{c}}{\~a}o do m{\'e}todo 
                         de fechamento de turbul{\^e}ncia PANS: ”Partially Averaged 
                         Navier-Stokes”",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2017",
               editor = "Cerqueira, Christopher Shneider and B{\"u}rger, Eduardo Escobar 
                         and Yassuda, Irineu dos Santos and Rodrigues, Italo Pinto and 
                         Lima, Jeanne Samara dos Santos and Oliveira, M{\^o}nica Elizabeth 
                         Rocha de and Ten{\'o}rio, Pl{\'{\i}}nio Ivo Gama",
         organization = "Workshop em Engenharia e Tecnologias Espaciais, 8. (WETE)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
             keywords = "Turbul{\^e}ncia, CFD, PANS.",
             abstract = "O presente trabalho apresenta um projeto de mestrado que consiste 
                         na implementa{\c{c}}{\~a}o em OpenFOAM e subsequente 
                         valida{\c{c}}{\~a}o do modelo de turbul{\^e}ncia Partially 
                         Averaged Navier-Stokes (PANS) em escoamentos em regime 
                         incompress{\'{\i}}vel. Por ser um modelo de 
                         resolu{\c{c}}{\~a}o vari{\'a}vel, o modelo PANS permite ajustar 
                         a precis{\~a}o e o custo das simula{\c{c}}{\~o}es de 
                         turbul{\^e}ncia de acordo com as necessidades e as 
                         limita{\c{c}}{\~o}es dos recursos computacionais 
                         dispon{\'{\i}}veis. A turbul{\^e}ncia sub-filtro {\'e} 
                         modelada por rela{\c{c}}{\~o}es de fechamento que devem ser 
                         v{\'a}lidas independente da escala de corte do filtro, e sua 
                         generalidade para qualquer escala de corte deve ser comprovada. 
                         Este aspecto o torna de grande interesse, uma vez que 
                         simula{\c{c}}{\~o}es por Large Eddy Simulations (LES) resultam 
                         custosas demais e simula{\c{c}}{\~o}es por Reynolds Averaged 
                         Navier-Stokes (RANS) frequentemente padecem de precis{\~a}o 
                         satisfat{\'o}ria. Por este motivo, relativa aten{\c{c}}{\~a}o 
                         tem sido dada {\`a} valida{\c{c}}{\~a}o e ao refinamento do 
                         modelo PANS e diversos outros modelos de resolu{\c{c}}{\~a}o 
                         vari{\'a}vel, e j{\'a} h{\'a} extensa literatura sobre o 
                         assunto. Em contraste com estes trabalhos, propomos realizar a 
                         valida{\c{c}}{\~a}o do modelo em casos cuja geometria reproduza 
                         a de combustores de que dispomos dados experimentais para 
                         compara{\c{c}}{\~a}o, de forma a estudar o escoamento inerte e 
                         adaptar o modelo para uma posterior extens{\~a}o a um trabalho de 
                         simula{\c{c}}{\~a}o de combust{\~a}o turbulenta.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "9-10 ago. 2017",
                 issn = "2177-3114",
             language = "pt",
         organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                  ibi = "8JMKD3MGPDW34R/3QAND7H",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34R/3QAND7H",
           targetfile = "16_[ARTIGO] Santiago Gimenez de Castro.pdf",
                 type = "Combust{\~a}o e Propuls{\~a}o",
        urlaccessdate = "25 abr. 2024"
}


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