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@InProceedings{MacêdoRocc:2020:SiVeTr,
               author = "Mac{\^e}do, Carlos Frederico de Carvalho and Rocco, Evandro 
                         Marconi",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Simula{\c{c}}{\~a}o de ve{\'{\i}}culo de transfer{\^e}ncia 
                         orbital aeroassistida nas redondezas da Terra",
            booktitle = "Anais... do 11º Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais",
                 year = "2020",
               editor = "Rodrigues, Aline Castilho and Barbosa, Anderson Luis and Teixeira, 
                         Andr{\'e} Ferreira and Batista, Carlos Leandro Gomes and 
                         Oliveira, Caroline Mateus de and Cuellar, Dairo Antonio",
         organization = "Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais, 11. (WETE)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
             keywords = "Manobra Aeroassistida, Aerofrenagem, Din{\^a}mica Orbital.",
             abstract = "Manobra aeroassistida usa criteriosamente a for{\c{c}}a 
                         atmosf{\'e}rica de um corpo prim{\'a}rio com atmosfera 
                         apreci{\'a}vel, de modo a reduzir o gasto de combust{\'{\i}}vel 
                         com transfer{\^e}ncia orbital. Embora o conceito n{\~a}o seja 
                         recente, tem sido subutilizado e possui aplica{\c{c}}{\~o}es 
                         promissoras. Para a Terra, por exemplo, um conceito a ser 
                         explorado {\'e} o ve{\'{\i}}culo de transfer{\^e}ncia orbital 
                         aeroassistida, projetado para transportar cargas entre as 
                         {\'o}rbitas baixa e alta da Terra, permanecendo estacionado em 
                         {\'o}rbita entre miss{\~o}es. O prop{\'o}sito deste estudo foi 
                         investigar um caso de aplica{\c{c}}{\~a}o semelhante de 
                         transfer{\^e}ncia orbital aeroassistida, situando o perigeu da 
                         {\'o}rbita de transfer{\^e}ncia na atmosfera profunda e, 
                         atrav{\'e}s de m{\'u}ltiplas passagens, reduzir o semi-eixo 
                         maior (aerofrenagem). Em cada passagem, utilizou-se a modalidade 
                         que {\'e} conhecida por aeroglide, i.e., a n{\~a}o 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o de propuls{\~a}o sin{\'e}rgetica ao longo 
                         da fase atmosf{\'e}rica. Neste trabalho, utilizou-se o ambiente 
                         de simula{\c{c}}{\~a}o Spacecraft Trajectory Simulator; para a 
                         modelagem atmosf{\'e}rica adotou-se o modelo emp{\'{\i}}rico 
                         NRLMSISE-00 que, em conjunto com um modelo proposto simplificado 
                         de ve{\'{\i}}culo, estimou-se a perturba{\c{c}}{\~a}o 
                         atmosf{\'e}rica. Observou-se uma redu{\c{c}}{\~a}o de 
                         excentricidade de 0.8 para 0.04 em aproximadamente 8.5 dias para 
                         um semi-eixo maior inicial de 32440.68 km. Comparativamente a uma 
                         manobra totalmente propulsiva, este estudo analisa a economia 
                         potencial de combust{\'{\i}}vel para aerofrenagem.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "18 -20 ago. 2020",
                 issn = "2177-3114",
             language = "pt",
         organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                  ibi = "8JMKD3MGPDW34R/433LE6S",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34R/433LE6S",
           targetfile = "61 - [ARTIGO][INPE] Carlos Frederico de Carvalho Mac{\^e}do.pdf",
                 type = "CMC",
        urlaccessdate = "24 abr. 2024"
}


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