@InProceedings{MacêdoRocc:2020:SiVeTr,
author = "Mac{\^e}do, Carlos Frederico de Carvalho and Rocco, Evandro
Marconi",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Simula{\c{c}}{\~a}o de ve{\'{\i}}culo de transfer{\^e}ncia
orbital aeroassistida nas redondezas da Terra",
booktitle = "Anais... do 11º Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais",
year = "2020",
editor = "Rodrigues, Aline Castilho and Barbosa, Anderson Luis and Teixeira,
Andr{\'e} Ferreira and Batista, Carlos Leandro Gomes and
Oliveira, Caroline Mateus de and Cuellar, Dairo Antonio",
organization = "Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais, 11. (WETE)",
publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
keywords = "Manobra Aeroassistida, Aerofrenagem, Din{\^a}mica Orbital.",
abstract = "Manobra aeroassistida usa criteriosamente a for{\c{c}}a
atmosf{\'e}rica de um corpo prim{\'a}rio com atmosfera
apreci{\'a}vel, de modo a reduzir o gasto de combust{\'{\i}}vel
com transfer{\^e}ncia orbital. Embora o conceito n{\~a}o seja
recente, tem sido subutilizado e possui aplica{\c{c}}{\~o}es
promissoras. Para a Terra, por exemplo, um conceito a ser
explorado {\'e} o ve{\'{\i}}culo de transfer{\^e}ncia orbital
aeroassistida, projetado para transportar cargas entre as
{\'o}rbitas baixa e alta da Terra, permanecendo estacionado em
{\'o}rbita entre miss{\~o}es. O prop{\'o}sito deste estudo foi
investigar um caso de aplica{\c{c}}{\~a}o semelhante de
transfer{\^e}ncia orbital aeroassistida, situando o perigeu da
{\'o}rbita de transfer{\^e}ncia na atmosfera profunda e,
atrav{\'e}s de m{\'u}ltiplas passagens, reduzir o semi-eixo
maior (aerofrenagem). Em cada passagem, utilizou-se a modalidade
que {\'e} conhecida por aeroglide, i.e., a n{\~a}o
utiliza{\c{c}}{\~a}o de propuls{\~a}o sin{\'e}rgetica ao longo
da fase atmosf{\'e}rica. Neste trabalho, utilizou-se o ambiente
de simula{\c{c}}{\~a}o Spacecraft Trajectory Simulator; para a
modelagem atmosf{\'e}rica adotou-se o modelo emp{\'{\i}}rico
NRLMSISE-00 que, em conjunto com um modelo proposto simplificado
de ve{\'{\i}}culo, estimou-se a perturba{\c{c}}{\~a}o
atmosf{\'e}rica. Observou-se uma redu{\c{c}}{\~a}o de
excentricidade de 0.8 para 0.04 em aproximadamente 8.5 dias para
um semi-eixo maior inicial de 32440.68 km. Comparativamente a uma
manobra totalmente propulsiva, este estudo analisa a economia
potencial de combust{\'{\i}}vel para aerofrenagem.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
conference-year = "18 -20 ago. 2020",
issn = "2177-3114",
language = "pt",
organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
ibi = "8JMKD3MGPDW34R/433LE6S",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34R/433LE6S",
targetfile = "61 - [ARTIGO][INPE] Carlos Frederico de Carvalho Mac{\^e}do.pdf",
type = "CMC",
urlaccessdate = "24 abr. 2024"
}