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@MastersThesis{Oliveira:2012:EsÓtMa,
               author = "Oliveira, Thais Carneiro",
                title = "Estrat{\'e}gias {\'o}timas para manobras orbitais utilizando 
                         propuls{\~a}o cont{\'{\i}}nua",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2012",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2012-02-28",
             keywords = "otimiza{\c{c}}{\~a}o, mec{\^a}nica orbital, manobras orbitais 
                         {\'o}timas, optimization, orbital mechanics, optimal orbital 
                         maneuvers.",
             abstract = "Na maioria das miss{\~o}es de ve{\'{\i}}culos espaciais ou 
                         sat{\'e}lites {\'e} necess{\'a}ria a realiza{\c{c}}{\~a}o de 
                         manobras orbitais. As manobras podem ter v{\'a}rias finalidades, 
                         como a transfer{\^e}ncia de um ve{\'{\i}}culo espacial para a 
                         {\'o}rbita final planejada para a miss{\~a}o, ou 
                         realiza{\c{c}}{\~a}o de um encontro ou intercepta{\c{c}}{\~a}o 
                         de um outro ve{\'{\i}}culo, ou ajuste na {\'o}rbita devido aos 
                         deslocamentos sofridos em fun{\c{c}}{\~a}o de 
                         perturba{\c{c}}{\~o}es externas atuantes no ve{\'{\i}}culo 
                         espacial. {\'E} essencial minimizar o consumo de 
                         combust{\'{\i}}vel, pois assim um maior n{\'u}mero de manobras 
                         pode ser realizado e, dessa forma, pode-se prolongar a vida 
                         {\'u}til do sat{\'e}lite. H{\'a} diversos trabalhos de 
                         minimiza{\c{c}}{\~a}o de combust{\'{\i}}vel aplicados a 
                         manobras {\'o}timas em ve{\'{\i}}culos espaciais. Nesse 
                         contexto, essa disserta{\c{c}}{\~a}o tem o objetivo de encontrar 
                         trajet{\'o}rias {\'o}timas para ve{\'{\i}}culos que utilizam 
                         um sistema de propuls{\~a}o n{\~a}o impulsiva. As 
                         contribui{\c{c}}{\~o}es pretendidas s{\~a}o: 1) desenvolvimento 
                         de um software capaz de efetuar o c{\'a}lculo das manobras 
                         {\'o}timas com propulsores de empuxo cont{\'{\i}}nuo em um 
                         ambiente de computa{\c{c}}{\~a}o atual, que possa ser expandido 
                         para considerar diversos tipos de miss{\~o}es; 2) implementar a 
                         possibilidade da considera{\c{c}}{\~a}o de v{\'{\i}}nculos 
                         reais no c{\'a}lculo das manobras {\'o}timas, tais como 
                         limita{\c{c}}{\~a}o de dire{\c{c}}{\~a}o de 
                         aplica{\c{c}}{\~a}o do empuxo e/ou regi{\~o}es orbitais aonde 
                         n{\~a}o sejam permitidas o uso de propuls{\~a}o; 3) 
                         simula{\c{c}}{\~a}o de situa{\c{c}}{\~o}es reais para 
                         valida{\c{c}}{\~a}o dos algoritmos implementados. ABSTRACT: It 
                         is necessary to perform orbital maneuvers in most of the missions 
                         involving space vehicles. The maneuvers may have several purposes, 
                         such as the transfer of a spacecraft to its final orbit, the 
                         interception of another vehicle or adjustment of the orbit due to 
                         shifts in its orbit caused by external forces. It is essential to 
                         minimize the fuel consumption, because, in this way, a greater 
                         number of maneuvers can be performed, and thus the life of the 
                         satellite can be extended. There are several papers and studies 
                         which aim the fuel minimization in maneuvers performed by space 
                         vehicles. In this context, this master thesis aims to find optimal 
                         trajectories for vehicles that use a non-impulsive propulsion. The 
                         contributions sought are: 1) the development of a software capable 
                         of performing the calculation of optimal maneuvers with continuous 
                         thrust on a modern computing environment, which can fit different 
                         types of missions; 2) the implementation of a realistic system 
                         with constraints, for example, the possibility to consider the 
                         limitation of the thrust direction or areas where the thrust is 
                         not allowed; 3) the simulation of real situations for validation 
                         of the algorithm implemented.",
            committee = "Moraes, Rodolpho Vilhena de (presidente) and Almeida Prado, 
                         Antonio Fernando Bertachini de (orientador) and Rocco, Evandro 
                         Marconi (orientador) and Gomes, Vivian Martins and Carvalho, 
                         Francisco das Chagas",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Optimal strategies for orbital maneuvers through continuous 
                         thrust",
             language = "pt",
                pages = "149",
                  ibi = "8JMKD3MGP7W/3B7GASP",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP7W/3B7GASP",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "17 maio 2024"
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