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@InProceedings{MartinsSouz:2012:MoSiCo,
               author = "Martins, Irailson Alves and Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e",
          affiliation = "{} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Modelagem e simula{\c{c}}{\~a}o da confiabilidade de componentes 
                         e sistemas espaciais",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2012",
                pages = "124",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do 
                         INPE (SICINPE).",
            publisher = "INPE",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "Sistema FMEA, c{\'a}lculo da confiabilidade, Signal Sensor 
                         Conditioning and Acquisition Module (SSCAM).",
             abstract = "Este trabalho iniciado em fevereiro de 2012 tem como objetivo a 
                         modelagem e simula{\c{c}}{\~a}o da confiabilidade de componentes 
                         e sistemas. Atualmente, as tecnologias v{\^e}m avan{\c{c}}ando 
                         rapidamente, desenvolvendo produtos cada vez mais sofisticados. Em 
                         alguns campos da engenharia, como: nuclear, aeron{\'a}utica, 
                         espacial, a confiabilidade {\'e} de suma import{\^a}ncia para o 
                         projeto e desenvolvimento de sistemas complexos ou altamente 
                         integrados e tolerantes a falhas. A confiabilidade pode ser 
                         compreendida como a probabilidade do bom funcionamento de um 
                         componente, equipamento, subsistema, sistema, durante um intervalo 
                         de tempo determinado, e em condi{\c{c}}{\~o}es prescritas. O 
                         estudo da confiabilidade, basicamente pode ser abordado das 
                         seguintes formas: 1) de forma qualitativa, pelo estudo dos modos 
                         de falha, suas causas e efeitos para o sistema (FMEA); 2) de forma 
                         quantitativa, pela medi{\c{c}}{\~a}o da frequ{\^e}ncia relativa 
                         (probabilidade) das falhas, e dos tempos de parada e custos 
                         associados (severidade) das falhas (FMECA). A forma quantitativa 
                         {\'e} usualmente feita por uma abordagem estat{\'{\i}}stica, no 
                         qual o sistema {\'e} modelado por uma distribui{\c{c}}{\~a}o de 
                         probabilidades de falhas. A confiabilidade de um sistema composto 
                         por um agrupamento de componentes depender{\'a}: das 
                         confiabilidades individuais desses componentes, da forma como 
                         est{\~a}o relacionados (montados), e das condi{\c{c}}{\~o}es de 
                         opera{\c{c}}{\~a}o. Assim, o c{\'a}lculo da confiabilidade de 
                         sistemas segue as regras: do C{\'a}lculo de Probabilidades, da 
                         sua combina{\c{c}}{\~a}o l{\'o}gica (Diagrama de Blocos de 
                         Confiabilidade DBC), e da sua depend{\^e}ncia com as 
                         condi{\c{c}}{\~o}es de opera{\c{c}}{\~a}o. Este trabalho 
                         objetiva estudar a modelagem e simula{\c{c}}{\~a}o da 
                         confiabilidade de componentes e sistemas espaciais. Em particular, 
                         apresenta parte do c{\'a}lculo da confiabilidade da placa 
                         eletr{\^o}nica Signal Sensor Conditioning and Acquisition Module 
                         (SSCAM) desenvolvido para o ITASAT. Este subsistema inclui as 
                         eletr{\^o}nicas dos Conversores DC/DC, Reguladores Lineares, 
                         Etapas de Amplifica{\c{c}}{\~a}o e Convers{\~a}o de Sinais de 
                         Sensores (Nominal), Refer{\^e}ncias de Tens{\~a}o, Barramento de 
                         Pinos para Placa Redundante, Habilita{\c{c}}{\~a}o dos 
                         Conversores DCDC, Aterramento, e Conectores.O trabalho utiliza a 
                         abordagem quantitativa atrav{\'e}s da metodologia Parts Stress 
                         Analysis (An{\'a}lise de Esfor{\c{c}}os sobre os Componentes). 
                         Esta metodologia tem como principio:o c{\'a}lculo individual da 
                         confiabilidade de cada componente do sistema; a 
                         combina{\c{c}}{\~a}o l{\'o}gica destas, e a sua 
                         depend{\^e}ncia com as condi{\c{c}}{\~o}es de 
                         opera{\c{c}}{\~a}o. Este projeto est{\'a} em andamento e 
                         ser{\'a} apresentada a placa eletr{\^o}nica e a parte do 
                         c{\'a}lculo da confiabilidade dela feita at{\'e} ent{\~a}o.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "01 e 02 de agosto de 2012",
           copyholder = "SID/SCD",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP7W/3CMEMT2",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP7W/3CMEMT2",
           targetfile = "Martins_modelagem.pdf",
        urlaccessdate = "30 abr. 2024"
}


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