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@MastersThesis{Souza:2013:EsEfMo,
               author = "Souza, Alain Giacobini de",
                title = "Estudo dos efeitos do movimento de l{\'{\i}}quido e da 
                         flexibilidade no desempenho e na robustez do sistema de controle 
                         de atitude de um sat{\'e}lite artificial",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2013",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2013-02-25",
             keywords = "slosh, flexibilidade, an{\'a}logo mec{\^a}nico, LQR, LQG, filtro 
                         de Kalman, H-infinito, slosh, flexibility, mechanical analogies, 
                         LQR, LQG, kalman fliter, H-infinity.",
             abstract = "O projeto do Sistema de Controle de Atitude (SCA) de 
                         sat{\'e}lites artificiais torna- se mais dif{\'{\i}}cil {\`a} 
                         medida que sua configura{\c{c}}{\~a}o possua componentes como 
                         pain{\'e}is e antenas flex{\'{\i}}veis e/ou tanques preenchidos 
                         com l{\'{\i}}quido, uma vez que tais componentes introduzem 
                         perturba{\c{c}}{\~o}es que podem afetar a din{\^a}mica do 
                         sat{\'e}lite, tornando-a mais complexa, bem como o desempenho e a 
                         robustez do SCA. Portanto, torna-se de extrema import{\^a}ncia 
                         levar em considera{\c{c}}{\~a}o tais efeitos no projeto do SCA 
                         de sat{\'e}lites r{\'{\i}}gido-flex{\'{\i}}veis. Al{\'e}m 
                         disso, embora um controlador bem projetado possa suprimir tais 
                         perturba{\c{c}}{\~o}es rapidamente, a a{\c{c}}{\~a}o do 
                         controlador poder{\'a} ficar limitada ao erro de apontamento 
                         devido ao tempo m{\'{\i}}nimo necess{\'a}rio para suprimir tais 
                         perturba{\c{c}}{\~o}es afetando, portanto sua 
                         aquisi{\c{c}}{\~a}o de atitude. Neste trabalho investigam-se os 
                         efeitos do movimento de l{\'{\i}}quido (slosh) e da 
                         flexibilidade de um painel solar no desempenho e na robustez do 
                         SCA de um sat{\'e}lite artificial. Para isso, desenvolveram-se 
                         quatro modelos, sendo eles: um modelo A em que se considera apenas 
                         o corpo r{\'{\i}}gido, o modelo B que {\'e} o corpo 
                         r{\'{\i}}gido mais um tanque semipreenchido com um 
                         l{\'{\i}}quido, o modelo C {\'e} constitu{\'{\i}}do do modelo 
                         B mais um ap{\^e}ndice flex{\'{\i}}vel e o modelo D em que se 
                         considera apenas o corpo r{\'{\i}}gido mais o ap{\^e}ndice 
                         flex{\'{\i}}vel. Utiliza-se a din{\^a}mica de um p{\^e}ndulo 
                         como an{\'a}logo mec{\^a}nico da din{\^a}mica do movimento do 
                         l{\'{\i}}quido e a t{\'e}cnica do filtro de Kalman para estimar 
                         par{\^a}metros do sistema. Particularmente, estima-se o 
                         comprimento da haste do p{\^e}ndulo e sua frequ{\^e}ncia de 
                         oscila{\c{c}}{\~a}o a fim de interpretar os efeitos do movimento 
                         do l{\'{\i}}quido. Projeta-se a estes modelos dois SCA, um 
                         usando o m{\'e}todo do Regulador Linear Quadr{\'a}tico (LQR) e 
                         outro usando a t{\'e}cnica do Regulador Linear Gaussiano (LQG). 
                         Para os modelos B e C projeta-se usando as leis de controle usando 
                         os m{\'e}todos LQR e LQG considerando a estima{\c{c}}{\~a}o do 
                         p{\^e}ndulo ao mesmo tempo. Para o modelo D projetou-se uma lei 
                         de controle usando o m{\'e}todo H infinito. As leis de controle 
                         projetadas com os m{\'e}todos LQR e LQG apresentaram um bom 
                         desempenho. Ao efetuar a estima{\c{c}}{\~a}o ao mesmo tempo em 
                         que se tem a a{\c{c}}{\~a}o da lei de controle, foi observado 
                         que os polos come{\c{c}}aram a migrar para uma regi{\~a}o de 
                         maior estabilidade melhorando a resposta do controlador. Por fim a 
                         lei de controle projetada, no modelo D, com o m{\'e}todo H 
                         infinito foi capaz de controlar a flexibilidade, mas apresentou 
                         uma resposta lenta, devido {\`a} dificuldade de se encontrar uma 
                         planta generalizada que satisfa{\c{c}}a as condi{\c{c}}{\~o}es 
                         de uso deste m{\'e}todo. ABSTRACT: The design of the satellite 
                         Attitude Control System (ACS) becomes more complex when the 
                         satellite structure has great number of components like, flexible 
                         solar panels and antennas, mechanical manipulators and tanks with 
                         fuel. As result, the ACS performance and robustness can depend on 
                         the effects of dynamics interaction between these components being 
                         considered in the satellite controller design. When the satellite 
                         is performing a translational and/or rotational maneuver the fuel 
                         slosh motion can change the center of mass position damaging the 
                         ACS accuracy. Therefore, controller performance and robustness 
                         depend not only on a good control technique but also on the 
                         knowledge of the system interactions characteristics. In this work 
                         one designs the ACS for four models: Model A is rigid satellite, 
                         Model B is rigid satellite with a partially filled fuel tank 
                         taking into account the slosh dynamics using mechanical analogies, 
                         Model C a same rigid satellite with the slosh dynamics and a 
                         flexible arm (solar panel) and Model D is a rigid satellite with a 
                         flexible arm (solar panel). In first case we estimate a parameter 
                         of the mechanic analogous (slosh parameter) using a Kalman filter 
                         and after that we design two ACS for these models using the Linear 
                         Quadratic Regulator (LQR) and the Linear Quadratic Gaussian (LQG). 
                         For the Models B and C we design two control laws using the LQR 
                         and LQG methods and considering at the same time the estimation of 
                         the rod. The Model D we develop a control law using the H infinity 
                         method. The results using the methods LQR and LQG was satisfactory 
                         and the results using at the same time the estimation of the slosh 
                         parameter, in model B and C. We have interesting results: the 
                         poles of the system run to a zone of more stability. The results 
                         using the method H infinity in model D is not so satisfactory, but 
                         it was able to control the flexibility.",
            committee = "Fonseca, Ijar Milagre da (Presidente) and Souza, Luiz Carlos 
                         Gadelha de (Orientador) and Zanardi, Maria Cec{\'{\i}}lia Franca 
                         Paula Santos and Fenili, Andr{\'e}",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Study of the effects of slosh and flexibility in the performance 
                         of attitude control system",
             language = "pt",
                pages = "146",
                  ibi = "8JMKD3MGP7W/3DG55TB",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP7W/3DG55TB",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
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