@InProceedings{MartinsSouzRabe:2013:MoSiCo,
author = "Martins, Irailson Alves and Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e and
Rabello, Ana Paula S{\'a} Santos",
affiliation = "{ETEP Faculdades} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Modelagem e simula{\c{c}}{\~a}o da confiabilidade de componentes
e sistemas espaciais",
booktitle = "Anais...",
year = "2013",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do
INPE (SICINPE).",
publisher = "INPE",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "estudo da confiabilidade, componentes espaciais, sistemas
espaciais.",
abstract = "Este trabalho iniciado em fevereiro de 2012 tem como objetivo a
modelagem e simula{\c{c}}{\~a}o da confiabilidade de componentes
e sistemas. O estudo da confiabilidade {\'e} uma necessidade
crescente nas ind{\'u}strias. As tecnologias v{\^e}m
avan{\c{c}}ando rapidamente, desenvolvendo produtos cada vez mais
sofisticados. Em alguns campos da engenharia, como: nuclear,
aeron{\'a}utico, espacial, a confiabilidade {\'e} de suma
import{\^a}ncia para o projeto e desenvolvimento de sistemas
complexos ou altamente integrados e tolerantes a falhas. A
confiabilidade pode ser definida como a probabilidade de um
componente, equipamento, subsistema, sistema, desempenhar
satisfatoriamente a fun{\c{c}}{\~a}o requerida, sob
condi{\c{c}}{\~o}es de opera{\c{c}}{\~a}o estabelecidas, por
um per{\'{\i}}odo de tempo pr{\'e}-determinado. O estudo da
confiabilidade, basicamente pode ser abordado das seguintes
formas: 1) de forma qualitativa, pelo estudo dos modos de falha,
suas causas e efeitos para o sistema (FMEA); 2) de forma
quantitativa, pela medi{\c{c}}{\~a}o da frequ{\^e}ncia relativa
(probabilidade) das falhas, e dos tempos de parada e custos
associados (severidade) das falhas (FMECA). A forma quantitativa
{\'e} usualmente feita por uma abordagem estat{\'{\i}}stica, na
qual o sistema {\'e} modelado por uma distribui{\c{c}}{\~a}o de
probabilidades de falhas. Esta depender{\'a}: das confiabilidades
individuais desses componentes, da forma como est{\~a}o
relacionados (montados), e das condi{\c{c}}{\~o}es de
opera{\c{c}}{\~a}o. Assim, o c{\'a}lculo da confiabilidade de
sistemas segue as regras: do C{\'a}lculo de Probabilidades, da
sua combina{\c{c}}{\~a}o l{\'o}gica (Diagrama de Blocos de
Confiabilidade DBC), e da sua depend{\^e}ncia com as
condi{\c{c}}{\~o}es de opera{\c{c}}{\~a}o. Este trabalho
objetiva estudar a modelagem e simula{\c{c}}{\~a}o da
confiabilidade de componentes e sistemas espaciais. Em particular,
apresenta o c{\'a}lculo da confiabilidade da placa
eletr{\^o}nica Signal Sensor Conditioning and Acquisition Module
(SSCAM) desenvolvida para o ITASAT. A placa SSCAM inclui as
eletr{\^o}nicas dos Conversores DC/DC, Reguladores Lineares,
Etapas de Amplifica{\c{c}}{\~a}o e Convers{\~a}o de Sinais de
Sensores (Nominal), Refer{\^e}ncias de Tens{\~a}o, Barramento de
Pinos para Placa Redundante, Habilita{\c{c}}{\~a}o dos
Conversores DC-DC, Aterramento, e Conectores. Ap{\'o}s nosso
Relat{\'o}rio Parcial em Fevereiro de 2013, houve mudan{\c{c}}as
significativas na placa SSCAM. Ela foi separada em duas placas:
uma com conversores AD para os sensores solares; e outra para o
magnet{\^o}metro. Em consequ{\^e}ncia, foram adicionados cerca
de cem componentes. Este trabalho utiliza a abordagem quantitativa
atrav{\'e}s da metodologia Parts Stress Analysis (An{\'a}lise de
Esfor{\c{c}}os sobre os Componentes). Esta metodologia usa o
c{\'a}lculo individual da confiabilidade de cada componente do
sistema; a combina{\c{c}}{\~a}o l{\'o}gica destas, e a sua
depend{\^e}ncia com as condi{\c{c}}{\~o}es de
opera{\c{c}}{\~a}o. Este trabalho est{\'a} no fim e este
Relat{\'o}rio Final apresenta a nova placa eletr{\^o}nica SSCAM
e o c{\'a}lculo da confiabilidade desta. ABSTRACT: This work
started in February 2012 aims at modeling and simulation of
reliability of components and systems. Currently, technologies are
advancing rapidly, developing increasingly sophisticated products.
In some engineering fields, such as nuclear, aeronautics, space,
reliability is of paramount importance for project and development
of complex systems or highly integrated and and fault tolerant.
Reliability can be understood as the probability of proper
operation of a component, equipment, subsystem, system, during a
specified time, and under prescribed conditions. The reliability
study can basically be approached in the following ways: 1)
qualitatively, studying the failure modes, causes and effects for
the system (FMEA), 2) quantitatively, measuring the relative
frequency (probability) failures, and downtime and associated
costs (severity) of faults (FMECA). The quantitatively is usually
performed by a statistical approach, in which the system is
modeled by a probability distribution of failures. The reliability
of a system composed of a grouping of components will depend on:
the reliability of individual components, how they are related
(mounted), and operating conditions. So the calculation of the
reliability of systems follows the rules: Calculation of the
probability of their logical combination (Reliability Block
Diagram - RBD), and its dependence on operating conditions. This
work aims at studying the modeling and simulation of reliability
of components and space systems. In particular, it presents part
of the calculation of the reliability of the electronic board
{"}Sensor Signal Conditioning and Acquisition Module (SSCAM){"}
developed for the ITASAT. This subsystem includes the electronics
of the DC / DC, Linear Regulators, Steps Amplification and
Conversion Signal Sensor (nominal), Voltage References, Bus Pins
for Redundant Card, DC-DC converters enabling, grounding, and
connectors. This work uses the quantitative approach through the
methodology {"}Parts Stress Analysis{"} (Efforts Analysis on the
components). This Method has the following principles: the
calculation of the reliability of each individual system
component, the logical combination of these, and their dependence
with the operating conditions. This work is in its end and this
Final Report presents the new electronic board SSCAM and the
calculation of its reliability.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
conference-year = "30 e 31 de julho de 2013",
copyholder = "SID/SCD",
language = "pt",
ibi = "8JMKD3MGP7W/3EPCM7J",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP7W/3EPCM7J",
targetfile = "Irailson Alves Martins.pdf",
urlaccessdate = "20 set. 2024"
}