@TechReport{LoboEscaAlme:2004:AnDeDi,
author = "Lobo, Felipe de Lucia and Escada, Maria Isabel Sobral and Almeida,
Claudio Aparecido de",
title = "An{\'a}lise do desflorestamento no distrito florestal
sustent{\'a}vel da br-163, pa",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2004",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
keywords = "Distrito Florestal, desmatamento, degrada{\c{c}}{\~a}o
florestal, corte seletivo, Unidade de Conserva{\c{c}}{\~a}o,
Terra Ind{\'{\i}}gena.",
abstract = "Resumo Esse trabalho teve como objetivo analisar
rela{\c{c}}{\~o}es entre as diferentes formas de
desflorestamento no DFS da BR-163 para o ano de 2008 por corte
raso (PRODES), extra{\c{c}}{\~a}o seletiva de madeira (DETEX) ou
por degrada{\c{c}}{\~a}o florestal (DEGRAD), e as distintas
categorias de Unidades de Conserva{\c{c}}{\~a}o (UC), Terras
Ind{\'{\i}}genas (TI) e Projetos de Assentamento do INCRA. O
desmatamento foi analisado em rela{\c{c}}{\~a}o {\`a}s classes
de aptid{\~a}o agr{\'{\i}}cola do DFS (ZEE-BR 163) e a
dist{\^a}ncia das rodovias federais. Verificou-se para o ano de
2008 um total de 108 km2 de {\'a}reas degradadas, 167 km2 de
corte seletivo e 20.183 km2 de corte raso no DFS da BR-163. Em
rela{\c{c}}{\~a}o {\`a}s {\'a}reas protegidas as an{\'a}lises
mostram que a cria{\c{c}}{\~a}o de TI ou UC de
prote{\c{c}}{\~a}o integral e sustent{\'a}vel {\'e} uma
estrat{\'e}gia importante para a redu{\c{c}}{\~a}o do
desmatamento. Por{\'e}m, sua efic{\'a}cia depende do contexto
hist{\'o}rico de sua cria{\c{c}}{\~a}o e do processo de
ocupa{\c{c}}{\~a}o da regi{\~a}o anterior ou durante a sua
demarca{\c{c}}{\~a}o e/ou cria{\c{c}}{\~a}o. A an{\'a}lise
dos assentamentos em rela{\c{c}}{\~a}o aos grupos de
aptid{\~a}o agr{\'{\i}}cola revelou que 9.084 km2 (51%) de suas
{\'a}reas est{\~a}o localizadas nos grupos 1 e 2, mais aptos
{\`a} produ{\c{c}}{\~a}o agr{\'{\i}}cola. Por outro lado,
foram identificados 8.544 km2 (49%) de assentamentos em {\'a}reas
dos grupos 4 e 6. O grupo 4 apresenta restri{\c{c}}{\~o}es para
o uso agr{\'{\i}}cola enquanto o grupo 06 apresenta severas
limita{\c{c}}{\~o}es, devendo as {\'a}reas que pertencem a essa
classe serem destinadas {\`a} preserva{\c{c}}{\~a}o e ao
ecoturismo. A an{\'a}lise de proximidade da malha vi{\'a}ria em
fun{\c{c}}{\~a}o das {\'a}reas desmatadas confirma a
import{\^a}ncia das rodovias na distribui{\c{c}}{\~a}o espacial
do desmatamento, seja por corte raso, quanto por corte seletivo ou
degrada{\c{c}}{\~a}o florestal. Entretanto, os desmatamentos por
corte seletivo e degrada{\c{c}}{\~a}o florestal se estendem por
dist{\^a}ncias maiores do que os desmatamentos por corte raso que
ocorrem a menos de 5 km das estradas. Abstract This work aims to
analyze the relations between different forms of deforestation in
DFS-Br163, PA, for 2008 year such as shallow cut (PRODES), forest
degradation (DEGRAD) and selective logging (DETEX), and protected
areas, Indian land, rural Settlement Projects, as well as,
agricultural aptitude classes and federal highways distance.
Regarding the DFS BR-163 area, we found 108 km2 of degraded
forest, 167 km2 of selective cut and 20,183 km2 of shallow cut. In
relation to the protected areas, the results showed that the
creation of Conservation Units (UC) and Indian Land (TI) is an
important strategy to reduce deforestation. However, the efficacy
of this strategy depends on the historical context of the UC and
TI creation and the process of occupation in the region. The
results shows that the settlements analyzed have 9.084 km2 (51%)
of their total area located in the groups 1 and 2, which present
good conditions for the development of agricultural activities. On
the other hand, 8.544 km2 (49%) of the total area of the
settlement were located in group 4 and 6, which present strong
land use constrains, mainly, the lands classified in group 6 where
only conservation and ecotourism uses are recommended. The highway
proximity map in relation to deforested areas confirms the
relation between federal highways (BR-163 and BR-230) and
deforestation spatial distribution. However, selective logging and
forest degradation occurs in higher distances from roads than
shallow cut deforestation.",
affiliation = "INPE and INPE and INPE",
language = "pt",
ibi = "8JMKD3MGP7W/36TNMBS",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP7W/36TNMBS",
targetfile = "PIME_09032010.doc",
urlaccessdate = "26 abr. 2024"
}