@InProceedings{SousaFern:2014:ExDiCo,
author = "Sousa, Bianca Pinheiro de and Fernandes, Bruno Bacci",
affiliation = "{Universidade do Vale do Paraiba (UNIVAP)} and {Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Experimentos para a divulga{\c{c}}{\~a}o do conhecimento
fotovoltaico",
booktitle = "Anais...",
year = "2014",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do
INPE (SICINPE).",
publisher = "INPE",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "energia renov{\'a}vel, m{\'o}dulos fotovoltaicos,
desenvolvimento sustent{\'a}vel.",
abstract = "{\'E} de conhecimento geral a necessidade de inser{\c{c}}{\~a}o
de novos temas nos materiais did{\'a}ticos dos ensinos
b{\'a}sicos do pa{\'{\i}}s. A evolu{\c{c}}{\~a}o
tecnol{\'o}gica e a utiliza{\c{c}}{\~a}o por pessoas cada vez
mais jovens de produtos que s{\~a}o lan{\c{c}}ados exige que a
base de conhecimento apresentada pelos meios de
comunica{\c{c}}{\~a}o e de ensino seja renovada. Uma das
v{\'a}rias formas de inserir estes conhecimentos no cotidiano dos
jovens {\'e} atrav{\'e}s da divulga{\c{c}}{\~a}o de novas
tecnologias, que pode ser realizada tanto por educadores quanto
por grupos de pesquisa, ou por ambos em conjunto. Com base nesta
necessidade, o presente trabalho objetiva a divulga{\c{c}}{\~a}o
da energia fotovoltaica, visto que atualmente, essa energia que
{\'e} produzida diretamente dos raios solares se mostra a mais
vantajosa, mas ainda pouco explorada no Brasil. A partir de
pesquisas e discuss{\~o}es realizadas ao longo do desenvolvimento
do presente trabalho, foi elaborado um material did{\'a}tico que
permite o entendimento de pessoas acima de doze anos a respeito da
energia fotovoltaica. Como a divulga{\c{c}}{\~a}o e
discuss{\~a}o deste tema {\'e} de grande import{\^a}ncia para
todos os cidad{\~a}os, o projeto inicial foi ampliado para
ambientes extraescolares. Um primeiro question{\'a}rio j{\'a}
foi aplicado em um grupo com faixa et{\'a}ria entre 12 e 23 anos.
Foi poss{\'{\i}}vel verificar o n{\'{\i}}vel de conhecimento
dos entrevistados, ainda sem a influ{\^e}ncia da
divulga{\c{c}}{\~a}o proposta no presente trabalho. A parcela de
40% dos entrevistados afirma n{\~a}o saber o que {\'e} um
{\'a}tomo, o que {\'e} confirmado quando metade destes
entrevistados afirma que um {\'a}tomo {\'e} maior que um
gr{\~a}o de areia. Observa-se que entre os entrevistados que
afirmam saber o que {\'e} um {\'a}tomo, aproximadamente 67%
n{\~a}o conhecem sua real defini{\c{c}}{\~a}o, pois afirmam que
um {\'a}tomo tem sempre as mesmas caracter{\'{\i}}sticas e
propriedades. Foi elaborada uma apresenta{\c{c}}{\~a}o de slides
para melhor conceituar as energias alternativas, a energia
fotovoltaica e o efeito fotovoltaico. Outro question{\'a}rio
ser{\'a} aplicado aos jovens antes e ap{\'o}s essa
apresenta{\c{c}}{\~a}o para relatar o quanto foi absorvido por
eles durante uma visita prevista ao Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE). Deseja-se estender o projeto para
diversas unidades escolares, com o intuito de enriquecer o
conhecimento dos jovens e propagar o conceito de energia
fotovoltaica.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
conference-year = "30-31 jul., 2014",
language = "pt",
ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3GTE442",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3GTE442",
targetfile = "Sousa_experimentos.pdf",
urlaccessdate = "29 mar. 2024"
}