@InProceedings{RubertSouz:2014:CoDaFl,
author = "Rubert, Joel and Souza, Ronald Buss de",
affiliation = "UFSM and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Corre{\c{c}}{\~a}o de dados de fluxos turbulentos entre o oceano
e a atmosfera coletados por navio",
booktitle = "Anais...",
year = "2014",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do
INPE (SICINPE).",
publisher = "INPE",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "fluxos turbulentos, observa{\c{c}}{\~o}es em navios,
covari{\^a}ncia dos v{\'o}rtices.",
abstract = "O projeto ACEx (Estudo observacional e num{\'e}rico dos fluxos de
calor, momentum e CO2 na interface oceano-atmosfera do Oceano
Atl{\^a}ntico Sul - Atlantic Ocean Carbon Experiment) tem o
prop{\'o}sito de fazer medidas oce{\^a}nicas in situ de fluxos
de calor, momentum e CO2 no Atl{\^a}ntico Sudoeste que {\'e} uma
regi{\~a}o de suma import{\^a}ncia para o sequestro do
di{\'o}xido de carbono atmosf{\'e}rico. Durante os dias 11 a 21
de junho de 2012, este projeto realizou medidas in situ a partir
do Navio Hidroceanogr{\'a}fico (NHo) Cruzeiro do Sul (H38) na
costa sul brasileira entre a zona costeira e o oceano profundo
obtendo dados micrometeorol{\'o}gicos completos que incluem os
fluxos turbulentos de calor, momentum e CO2, al{\'e}m dos dados
de posicionamento (latitude, longitude, tempo) e
inclina{\c{c}}{\~a}o do navio nos eixos x, y, z. A regi{\~a}o
do experimento {\'e} um dos locais do oceano global que
desempenha um papel importante na absor{\c{c}}{\~a}o de CO2
atmosf{\'e}rico, mas com grandes incertezas nos dados, devido
principalmente {\`a} pequena amostragem existente (SCHUSTER et
al., 2012). Estudos continuados dos fluxos em diversas
regi{\~o}es de interesse s{\~a}o limitados por dificuldades
operacionais e financeiras, ent{\~a}o como alternativa a essas
dificuldades, as medidas in situ podem ser realizadas a partir de
torres micometeorol{\'o}gicas instaladas em navios. No entanto,
as observa{\c{c}}{\~o}es realizadas em tais experimentos
est{\~a}o sujeitas a interfer{\^e}ncias do movimento do navio,
sendo este fator respons{\'a}vel pela maior parte da incerteza
nas medidas dos fluxos obtidas sobre o oceano. Frente {\`a}
grande import{\^a}ncia de medidas mais precisas nessa regi{\~a}o
de estudo, a corre{\c{c}}{\~a}o de dados coletados por torres
micrometeorol{\'o}gicas instaladas em navios {\'e} uma
necessidade, para que os fluxos calculados com estes dados sejam
mais representativos para regi{\~a}o de estudo. (MILLER et al.,
2008) prop{\~o}em um algoritmo operacional, com procedimentos que
servem como refer{\^e}ncia para execu{\c{c}}{\~a}o da proposta
deste trabalho.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
conference-year = "30-31 jul., 2014",
language = "pt",
ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3GTTNDK",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3GTTNDK",
targetfile = "Rubert_correcao.pdf",
urlaccessdate = "19 abr. 2024"
}