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@InProceedings{PeresRicc:2014:PrSiCo,
               author = "Peres, Raphael Willian and Ricci, M{\'a}rio C{\'e}sar",
          affiliation = "FATESF and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Projeto de um sistema de controle de atitude que utiliza um 
                         volante de in{\'e}rcia suspenso por dois eixos cardan",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2014",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do 
                         INPE (SICINPE).",
            publisher = "INPE",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "sat{\'e}lite, controle, atitude, volante de in{\'e}rcia.",
             abstract = "O objetivo final deste trabalho, o qual tem prazo para 
                         finaliza{\c{c}}{\~a}o em julho de 2015, {\'e} aplicar a teoria 
                         cl{\'a}ssica de controle no projeto de um sistema de controle de 
                         atitude de sat{\'e}lites. Pretende-se com este trabalho 
                         apresentar os procedimentos de projeto para um sistema de controle 
                         de atitude contendo um volante de in{\'e}rcia suspenso por dois 
                         eixos cardan (gimbals), para um sat{\'e}lite estabilizado em 
                         tr{\^e}s eixos numa {\'o}rbita geoestacion{\'a}ria. A 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o de um volante de in{\'e}rcia com dois 
                         eixos cardan {\'e} uma op{\c{c}}{\~a}o bastante interessante 
                         porque, com apenas um dispositivo, {\'e} poss{\'{\i}}vel 
                         controlar o torque em torno dos tr{\^e}s eixos do 
                         ve{\'{\i}}culo, atrav{\'e}s do controle de velocidade da roda e 
                         do fen{\^o}meno do girotorqueamento com dois graus de liberdade. 
                         Se o tamanho da roda e a velocidade s{\~a}o determinados 
                         adequadamente {\'e} poss{\'{\i}}vel cancelar torques 
                         c{\'{\i}}clicos sem empregar jatos de g{\'a}s, usando-os apenas 
                         periodicamente para cancelar torques de perturba{\c{c}}{\~a}o 
                         seculares (que crescem linearmente com o tempo). Nesse sistema, 
                         baseado em um volante de in{\'e}rcia, {\'e} necess{\'a}rio 
                         apenas um sensor de arfagem/rolamento (sensor de Terra) para a 
                         manuten{\c{c}}{\~a}o precisa da atitude. Diferentemente de 
                         sistemas de controle baseados em expuls{\~a}o de massa, os quais 
                         t{\^e}m necessidade de utiliza{\c{c}}{\~a}o cont{\'{\i}}nua 
                         de propulsores, al{\'e}m dos sensores de rolamento, arfagem e 
                         guinada. Considera-se que o sat{\'e}lite est{\'a} na 
                         trajet{\'o}ria nominal em {\'o}rbita e, portanto, que a fase de 
                         aquisi{\c{c}}{\~a}o da atitude j{\'a} tenha transcorrido. 
                         Ser{\~a}o determinados propriedades espec{\'{\i}}ficas, leis de 
                         controle e par{\^a}metros do sistema com o intuito de anular o 
                         torque de perturba{\c{c}}{\~a}o de press{\~a}o de 
                         radia{\c{c}}{\~a}o e o torque devido ao desalinhamento dos 
                         propulsores do sistema de controle de {\'o}rbita. Ser{\'a} 
                         analisada a estabilidade do sistema de controle e ser{\~a}o 
                         obtidas respostas para torques de perturba{\c{c}}{\~a}o 
                         impulsivos, em degrau e c{\'{\i}}clico. At{\'e} o presente 
                         momento, foi obtida toda a base te{\'o}rica necess{\'a}ria para 
                         o desenvolvimento do projeto atrav{\'e}s de estudos preliminares. 
                         Tamb{\'e}m foram obtidas as equa{\c{c}}{\~o}es n{\~a}o 
                         lineares de movimento, partindo do pressuposto que o sat{\'e}lite 
                         {\'e} um corpo r{\'{\i}}gido com uma roda de in{\'e}rcia capaz 
                         de gerar momento angular internamente, o qual somado com o momento 
                         angular do ve{\'{\i}}culo fornece o momento angular total. Os 
                         torques que agem sobre o sat{\'e}lite, que foram considerados no 
                         modelo, s{\~a}o os torques de dist{\'u}rbio devido {\`a} 
                         press{\~a}o de radia{\c{c}}{\~a}o solar, torques de 
                         desalinhamentos do vetor empuxo dos jatos de g{\'a}s e o torque 
                         devido ao gradiente de gravidade. O objetivo, a partir de agora, 
                         {\'e} obter as tr{\^e}s equa{\c{c}}{\~o}es linearizadas para 
                         os movimentos de rolamento, arfagem e guinada, em torno das 
                         condi{\c{c}}{\~o}es nominais e realizar o controle nos tr{\^e}s 
                         eixos.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "30-31 jul., 2014",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3GUJ9RH",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3GUJ9RH",
           targetfile = "Peres_projeto.pdf",
        urlaccessdate = "25 abr. 2024"
}


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