@InProceedings{PeresRicc:2014:PrSiCo,
author = "Peres, Raphael Willian and Ricci, M{\'a}rio C{\'e}sar",
affiliation = "FATESF and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Projeto de um sistema de controle de atitude que utiliza um
volante de in{\'e}rcia suspenso por dois eixos cardan",
booktitle = "Anais...",
year = "2014",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do
INPE (SICINPE).",
publisher = "INPE",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "sat{\'e}lite, controle, atitude, volante de in{\'e}rcia.",
abstract = "O objetivo final deste trabalho, o qual tem prazo para
finaliza{\c{c}}{\~a}o em julho de 2015, {\'e} aplicar a teoria
cl{\'a}ssica de controle no projeto de um sistema de controle de
atitude de sat{\'e}lites. Pretende-se com este trabalho
apresentar os procedimentos de projeto para um sistema de controle
de atitude contendo um volante de in{\'e}rcia suspenso por dois
eixos cardan (gimbals), para um sat{\'e}lite estabilizado em
tr{\^e}s eixos numa {\'o}rbita geoestacion{\'a}ria. A
utiliza{\c{c}}{\~a}o de um volante de in{\'e}rcia com dois
eixos cardan {\'e} uma op{\c{c}}{\~a}o bastante interessante
porque, com apenas um dispositivo, {\'e} poss{\'{\i}}vel
controlar o torque em torno dos tr{\^e}s eixos do
ve{\'{\i}}culo, atrav{\'e}s do controle de velocidade da roda e
do fen{\^o}meno do girotorqueamento com dois graus de liberdade.
Se o tamanho da roda e a velocidade s{\~a}o determinados
adequadamente {\'e} poss{\'{\i}}vel cancelar torques
c{\'{\i}}clicos sem empregar jatos de g{\'a}s, usando-os apenas
periodicamente para cancelar torques de perturba{\c{c}}{\~a}o
seculares (que crescem linearmente com o tempo). Nesse sistema,
baseado em um volante de in{\'e}rcia, {\'e} necess{\'a}rio
apenas um sensor de arfagem/rolamento (sensor de Terra) para a
manuten{\c{c}}{\~a}o precisa da atitude. Diferentemente de
sistemas de controle baseados em expuls{\~a}o de massa, os quais
t{\^e}m necessidade de utiliza{\c{c}}{\~a}o cont{\'{\i}}nua
de propulsores, al{\'e}m dos sensores de rolamento, arfagem e
guinada. Considera-se que o sat{\'e}lite est{\'a} na
trajet{\'o}ria nominal em {\'o}rbita e, portanto, que a fase de
aquisi{\c{c}}{\~a}o da atitude j{\'a} tenha transcorrido.
Ser{\~a}o determinados propriedades espec{\'{\i}}ficas, leis de
controle e par{\^a}metros do sistema com o intuito de anular o
torque de perturba{\c{c}}{\~a}o de press{\~a}o de
radia{\c{c}}{\~a}o e o torque devido ao desalinhamento dos
propulsores do sistema de controle de {\'o}rbita. Ser{\'a}
analisada a estabilidade do sistema de controle e ser{\~a}o
obtidas respostas para torques de perturba{\c{c}}{\~a}o
impulsivos, em degrau e c{\'{\i}}clico. At{\'e} o presente
momento, foi obtida toda a base te{\'o}rica necess{\'a}ria para
o desenvolvimento do projeto atrav{\'e}s de estudos preliminares.
Tamb{\'e}m foram obtidas as equa{\c{c}}{\~o}es n{\~a}o
lineares de movimento, partindo do pressuposto que o sat{\'e}lite
{\'e} um corpo r{\'{\i}}gido com uma roda de in{\'e}rcia capaz
de gerar momento angular internamente, o qual somado com o momento
angular do ve{\'{\i}}culo fornece o momento angular total. Os
torques que agem sobre o sat{\'e}lite, que foram considerados no
modelo, s{\~a}o os torques de dist{\'u}rbio devido {\`a}
press{\~a}o de radia{\c{c}}{\~a}o solar, torques de
desalinhamentos do vetor empuxo dos jatos de g{\'a}s e o torque
devido ao gradiente de gravidade. O objetivo, a partir de agora,
{\'e} obter as tr{\^e}s equa{\c{c}}{\~o}es linearizadas para
os movimentos de rolamento, arfagem e guinada, em torno das
condi{\c{c}}{\~o}es nominais e realizar o controle nos tr{\^e}s
eixos.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
conference-year = "30-31 jul., 2014",
language = "pt",
ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3GUJ9RH",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3GUJ9RH",
targetfile = "Peres_projeto.pdf",
urlaccessdate = "08 maio 2024"
}