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@InProceedings{CastroRicc:2014:EsEsSa,
               author = "Castro, Renan Carlos de and Ricci, M{\'a}rio C{\'e}sar",
          affiliation = "FATESF and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Estudo da estabilidade de um sat{\'e}lite dual-spin contendo um 
                         amortecedor de nuta{\c{c}}{\~a}o tipo massa-mola na plataforma",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2014",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do 
                         INPE (SICINPE).",
            publisher = "INPE",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "sat{\'e}lite, controle, precess{\~a}o, nuta{\c{c}}{\~a}o.",
             abstract = "O objetivo final deste trabalho, o qual tem prazo para 
                         finaliza{\c{c}}{\~a}o em julho de 2015, {\'e} apresentar um 
                         estudo sobre a estabilidade de um sat{\'e}lite dual-spin contendo 
                         um amortecedor de nuta{\c{c}}{\~a}o do tipo massa-mola na 
                         plataforma. O sat{\'e}lite dual-spin {\'e} de grande interesse 
                         para engenharia e tecnologia de sat{\'e}lites. Alguns 
                         sat{\'e}lites de sensoriamento remoto e de 
                         comunica{\c{c}}{\~a}o possuem partes rotativas que podem ser 
                         representadas pelo esquema dual-spin. Essa denomina{\c{c}}{\~a}o 
                         {\'e} dada a sat{\'e}lites que combinam as vantagens de uma 
                         plataforma orientada e de um rotor encarregado de manter a rigidez 
                         girosc{\'o}pica. Para efeito de estabiliza{\c{c}}{\~a}o em 
                         torno do eixo de menor momento de in{\'e}rcia um dispositivo 
                         dissipador de energia deve ser inclu{\'{\i}}do na parte 
                         orientada. As equa{\c{c}}{\~o}es do movimento podem ser obtidas 
                         pelo m{\'e}todo direto de Newton ou pelo m{\'e}todo indireto, 
                         atrav{\'e}s da energia cin{\'e}tica total do sistema e 
                         utilizando as equa{\c{c}}{\~o}es de Lagrange para coordenadas 
                         generalizadas e para quase-coordenadas. At{\'e} o presente 
                         momento foi obtida toda a base te{\'o}rica necess{\'a}ria para o 
                         desenvolvimento do projeto, atrav{\'e}s de estudos preliminares. 
                         Tamb{\'e}m foram obtidas as tr{\^e}s equa{\c{c}}{\~o}es 
                         n{\~a}o lineares de movimento, para torque externo nulo, usando o 
                         m{\'e}todo de Newton. O objetivo agora {\'e} obter as mesmas 
                         equa{\c{c}}{\~o}es usando as equa{\c{c}}{\~o}es de Lagrange 
                         para coordenadas generalizadas e para quase-coordenadas. {\`A}s 
                         tr{\^e}s equa{\c{c}}{\~o}es devem ser anexadas mais duas 
                         associadas com o torque sobre o rotor e com o balan{\c{c}}o de 
                         for{\c{c}}as no amortecedor, resultando um sistema com 5 
                         equa{\c{c}}{\~o}es e 5 inc{\'o}gnitas. A seguir ser{\~a}o 
                         obtidas as equa{\c{c}}{\~o}es linearizadas em torno das 
                         condi{\c{c}}{\~o}es nominais de opera{\c{c}}{\~a}o. O 
                         m{\'e}todo de Routh ser{\'a} utilizado para testar a 
                         estabilidade do sistema linear e as condi{\c{c}}{\~o}es para a 
                         estabilidade ser{\~a}o obtidas. Apesar de fornecer 
                         subs{\'{\i}}dios fundamentais para a compreens{\~a}o da 
                         estabilidade em sat{\'e}lites dual-spin a an{\'a}lise 
                         desenvolvida at{\'e} aqui {\'e} um pouco restritiva quanto a 
                         quest{\~a}o do amortecimento. Para finalizar o trabalho 
                         pretende-se, se o tempo assim o permitir, aplicar a abordagem do 
                         sumidouro de energia para obter as condi{\c{c}}{\~o}es de 
                         estabilidade de um sat{\'e}lite dual-spin com 
                         dissipa{\c{c}}{\~a}o de energia no rotor e na plataforma.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "30-31 jul., 2014",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3GUJJDG",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3GUJJDG",
           targetfile = "Castro_estudo.pdf",
        urlaccessdate = "20 abr. 2024"
}


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