Fechar

@Article{AndradeNetoCāMaMoCaFe:2015:ExSoMo,
               author = "Andrade Neto, Pedro Ribeiro de and C{\^a}mara, Gilberto and 
                         Maretto, Raian Vargas and Monteiro, Ant{\^o}nio Miguel Vieira and 
                         Carneiro, Tiago G. S. and Feitosa, Fl{\'a}via F.",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)} 
                         and {Universidade Federal do ABC (UFABC)}",
                title = "Experiences with a socio-environmental modeling course",
              journal = "Modelling in Science Education and Learning",
                 year = "2015",
               volume = "8",
               number = "1",
                pages = "71--92",
             keywords = "paradigmas de modelagem, simula{\c{c}}{\~a}o computacional, 
                         din{\^a}mica de sistemas, aut{\^o}matos celulares, modelagem 
                         baseada em agentes, TerraME, modeling paradigms, computer 
                         simulation, system dynamics, cellular automata, agent-based 
                         modeling, TerraME.",
             abstract = "In a social-environmental modeling course, students need to learn 
                         complementary skills that include the conceptualisation of a 
                         model, different modeling paradigms, computer programming, and the 
                         process of rigorously converting ideas and data into a 
                         computational program using a given toolkit. Such topics need to 
                         be taught in parallel in order to keep a heterogeneous audience 
                         motivated. Based on the experience with multidisciplinary 
                         audiences, this paper describes a socio-environmental modeling 
                         course that explores three modeling paradigms: System dynamics, 
                         Cellular automata, and Agent-based modeling. We also present a 
                         small tutorial with some examples developed for the course. 
                         RESUMO: Em um curso de modelagem socioambiental, os alunos 
                         precisam aprender diferentes habilidades complementares que 
                         incluem a conceitualiza{\c{c}}{\~a}o de um modelo, diferentes 
                         paradigmas de modelagem, programa{\c{c}}{\~a}o de computadores, 
                         bem como o processo de converter ideias e dados em um programa 
                         computacional usando uma determinada ferramenta de modelagem. 
                         Esses temas precisam ser ensinados em paralelo para manter uma 
                         audi{\^e}ncia heterog{\^e}nea motivada. Com base na 
                         experi{\^e}ncia obtida com audi{\^e}ncias multidisciplinares, 
                         este artigo descreve um curso de modelagem socioambiental que 
                         explora tr{\^e}s paradigmas: din{\^a}mica de sistemas, 
                         aut{\^o}matos celulares e modelagem baseada em agentes. 
                         Apresentamos tamb{\'e}m um pequeno tutorial com alguns dos 
                         exemplos usados no curso.",
                  doi = "10.4995/msel.2015.2811",
                  url = "http://dx.doi.org/10.4995/msel.2015.2811",
                 issn = "1988-3145",
             language = "en",
           targetfile = "andrade_experiences.pdf",
        urlaccessdate = "26 abr. 2024"
}


Fechar