@Article{AndradeNetoCāMaMoCaFe:2015:ExSoMo,
author = "Andrade Neto, Pedro Ribeiro de and C{\^a}mara, Gilberto and
Maretto, Raian Vargas and Monteiro, Ant{\^o}nio Miguel Vieira and
Carneiro, Tiago G. S. and Feitosa, Fl{\'a}via F.",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)}
and {Universidade Federal do ABC (UFABC)}",
title = "Experiences with a socio-environmental modeling course",
journal = "Modelling in Science Education and Learning",
year = "2015",
volume = "8",
number = "1",
pages = "71--92",
keywords = "paradigmas de modelagem, simula{\c{c}}{\~a}o computacional,
din{\^a}mica de sistemas, aut{\^o}matos celulares, modelagem
baseada em agentes, TerraME, modeling paradigms, computer
simulation, system dynamics, cellular automata, agent-based
modeling, TerraME.",
abstract = "In a social-environmental modeling course, students need to learn
complementary skills that include the conceptualisation of a
model, different modeling paradigms, computer programming, and the
process of rigorously converting ideas and data into a
computational program using a given toolkit. Such topics need to
be taught in parallel in order to keep a heterogeneous audience
motivated. Based on the experience with multidisciplinary
audiences, this paper describes a socio-environmental modeling
course that explores three modeling paradigms: System dynamics,
Cellular automata, and Agent-based modeling. We also present a
small tutorial with some examples developed for the course.
RESUMO: Em um curso de modelagem socioambiental, os alunos
precisam aprender diferentes habilidades complementares que
incluem a conceitualiza{\c{c}}{\~a}o de um modelo, diferentes
paradigmas de modelagem, programa{\c{c}}{\~a}o de computadores,
bem como o processo de converter ideias e dados em um programa
computacional usando uma determinada ferramenta de modelagem.
Esses temas precisam ser ensinados em paralelo para manter uma
audi{\^e}ncia heterog{\^e}nea motivada. Com base na
experi{\^e}ncia obtida com audi{\^e}ncias multidisciplinares,
este artigo descreve um curso de modelagem socioambiental que
explora tr{\^e}s paradigmas: din{\^a}mica de sistemas,
aut{\^o}matos celulares e modelagem baseada em agentes.
Apresentamos tamb{\'e}m um pequeno tutorial com alguns dos
exemplos usados no curso.",
doi = "10.4995/msel.2015.2811",
url = "http://dx.doi.org/10.4995/msel.2015.2811",
issn = "1988-3145",
language = "en",
targetfile = "andrade_experiences.pdf",
urlaccessdate = "26 abr. 2024"
}