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%0 Journal Article
%4 sid.inpe.br/mtc-m21b/2015/04.07.11.44
%2 sid.inpe.br/mtc-m21b/2015/04.07.11.44.37
%@doi 10.4995/msel.2015.2811
%@issn 1988-3145
%T Experiences with a socio-environmental modeling course
%D 2015
%9 journal article
%A Andrade Neto, Pedro Ribeiro de,
%A Câmara, Gilberto,
%A Maretto, Raian Vargas,
%A Monteiro, Antônio Miguel Vieira,
%A Carneiro, Tiago G. S.,
%A Feitosa, Flávia F.,
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
%@affiliation Universidade Federal do ABC (UFABC)
%@electronicmailaddress pedro.andrade@inpe.br
%@electronicmailaddress gilberto.camara@inpe.br
%@electronicmailaddress raian@dpi.inpe.br
%@electronicmailaddress miguel@dpi.inpe.br
%@electronicmailaddress tiagogsc@gmail.com
%@electronicmailaddress flavia.feitosa@ufabc.edu.br
%B Modelling in Science Education and Learning
%V 8
%N 1
%P 71-92
%K paradigmas de modelagem, simulação computacional, dinâmica de sistemas, autômatos celulares, modelagem baseada em agentes, TerraME, modeling paradigms, computer simulation, system dynamics, cellular automata, agent-based modeling, TerraME.
%X In a social-environmental modeling course, students need to learn complementary skills that include the conceptualisation of a model, different modeling paradigms, computer programming, and the process of rigorously converting ideas and data into a computational program using a given toolkit. Such topics need to be taught in parallel in order to keep a heterogeneous audience motivated. Based on the experience with multidisciplinary audiences, this paper describes a socio-environmental modeling course that explores three modeling paradigms: System dynamics, Cellular automata, and Agent-based modeling. We also present a small tutorial with some examples developed for the course. RESUMO: Em um curso de modelagem socioambiental, os alunos precisam aprender diferentes habilidades complementares que incluem a conceitualização de um modelo, diferentes paradigmas de modelagem, programação de computadores, bem como o processo de converter ideias e dados em um programa computacional usando uma determinada ferramenta de modelagem. Esses temas precisam ser ensinados em paralelo para manter uma audiência heterogênea motivada. Com base na experiência obtida com audiências multidisciplinares, este artigo descreve um curso de modelagem socioambiental que explora três paradigmas: dinâmica de sistemas, autômatos celulares e modelagem baseada em agentes. Apresentamos também um pequeno tutorial com alguns dos exemplos usados no curso.
%@language en
%3 andrade_experiences.pdf


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