@InProceedings{BertoFern:2015:ExEnDi,
author = "Berto, Gislene Aparecida and Fernandes, Bruno Bacci",
affiliation = "ETEP and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Experimentos para o ensino e a divulga{\c{c}}{\~a}o do
conhecimento fotovoltaico",
year = "2015",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e
Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e
Inova{\c{c}}{\~a}o",
publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
abstract = "{\'E} de conhecimento geral a necessidade de inser{\c{c}}{\~a}o
de novos temas nos materiais did{\'a}ticos dos ensinos
b{\'a}sicos do pa{\'{\i}}s. A evolu{\c{c}}{\~a}o e
acessibilidade {\`a}s novas tecnologias por um p{\'u}blico cada
vez mais jovem faz com que se torne imprescind{\'{\i}}vel {\`a}
amplia{\c{c}}{\~a}o na base de conhecimento atual. Divulgar
estes recursos {\'e} uma das formas de inserir tais conhecimentos
no cotidiano dos jovens. A divulga{\c{c}}{\~a}o pode ser
realizada tanto por educadores quanto por grupos de pesquisa, ou
por ambos em conjunto. Com base nesta necessidade, o presente
trabalho objetiva a divulga{\c{c}}{\~a}o da energia
fotovoltaica, visto que atualmente essa energia que {\'e}
produzida diretamente dos raios solares se mostra a mais
vantajosa, mas ainda pouco explorada no Brasil. A partir de
pesquisas e discuss{\~o}es realizadas no decorrer do presente
trabalho, foi elaborado um material did{\'a}tico que permite o
entendimento de pessoas, acima de doze anos, a respeito da energia
fotovoltaica. O material criado engloba um question{\'a}rio sobre
conceitos b{\'a}sicos que levam a compreens{\~a}o do tema
principal. O question{\'a}rio foi aplicado primeiramente em uma
parcela mista da sociedade, parcela esta que apresentou um grande
desconhecimento do assunto. A partir de um programa criado pelo
Minist{\'e}rio da Educa{\c{c}}{\~a}o chamado de Programa Mais
Educa{\c{c}}{\~a}o os participantes do projeto tiveram a
oportunidade de aplicar o material did{\'a}tico em sala de aula.
O material anteriormente produzido para ser aplicado em um dia foi
ampliado para cinco dias de divulga{\c{c}}{\~a}o, o tempo de
dura{\c{c}}{\~a}o da oficina, que foi aplicada a tr{\^e}s
diferentes turmas. As turmas foram avaliadas a partir dos
question{\'a}rios pertencentes ao material did{\'a}tico criado.
No in{\'{\i}}cio do projeto nenhum dos jovens acertou todas as
quest{\~o}es aplicadas, 47,37% acertou apenas uma quest{\~a}o e
36,84% acertou duas quest{\~o}es. Ao fim do projeto o mesmo
question{\'a}rio foi aplicado novamente onde 21,05% dos jovens
acertaram todas as quest{\~o}es, 57,89% acertaram duas
quest{\~o}es e 15,79% acertaram uma quest{\~a}o. Tais resultados
comprovam a evolu{\c{c}}{\~a}o dos alunos a respeito do tema.
Deseja-se estender o projeto para diversas unidades escolares, com
o intuito de enriquecer o conhecimento dos jovens e propagar o
conceito de energia fotovoltaica.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
conference-year = "30-31 jul.",
language = "pt",
ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3K244MH",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3K244MH",
urlaccessdate = "24 abr. 2024"
}