@InProceedings{SilvaGuer:2016:CrBiMe,
author = "Silva, Jeremias Ponciano da and Guerra, Eduardo Martins",
affiliation = "{} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Cria{\c{c}}{\~a}o da biblioteca de metadados para framework de
gamifica{\c{c}}{\~a}o",
year = "2016",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e
Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e
Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
abstract = "A Gamifica{\c{c}}{\~a}o (do original do ingl{\^e}s:
gamification) corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados
ao objetivo de resolver problemas pr{\'a}ticos ou de despertar
engajamento entre um p{\'u}blico especifico. Com frequ{\^e}ncia
cada vez maior, esse conjunto de t{\'e}cnicas tem sido aplicado
por empresas e entidades de diversos segmentos como alternativas
{\`a}s abordagens tradicionais, sobretudo no que se refere a
encorajar pessoas a adotarem determinados comportamentos ou a
familiarizarem-se com as funcionalidades da aplica{\c{c}}{\~a}o.
{\'E} importante lembrar que Gamifica{\c{c}}{\~a}o n{\~a}o
significa criar ou participar de jogos e sim aplicar elementos que
fazem parte dos games respons{\'a}veis pelo engajamento e
comportamento das pessoas nos mais diversos contextos. A
gamifica{\c{c}}{\~a}o envolve incentivar pessoas a se engajar em
determinados comportamentos aproveitando a
pr{\'e}-disposi{\c{c}}{\~a}o natural que o ser humano tem para
resolver problemas e competir em jogos. Para que participem
efetivamente, {\'e} preciso que elas saibam o caminho que precisa
ser percorrido, tenham autonomia e visualizem o quanto est{\~a}o
evoluindo no processo. E para fazer tudo isso, {\'e} preciso,
fundamentalmente, de tecnologia.T{\'e}cnicas de gamification
podem ser usadas para educa{\c{c}}{\~a}o e treinamento, fazendo
que com seus funcion{\'a}rios desenvolvam novas habilidades e
compet{\^e}ncias, melhorando sua performance. Podem ser usadas
para impulsionar o trabalho em equipe, aumentando o senso de
colabora{\c{c}}{\~a}o e produtividade dos times. Para este
trabalho foi utilizado o Framework Esfinge Gamificaion, que
prov{\^e} uma solu{\c{c}}{\~a}o baseada em metadados, que
permite a defini{\c{c}}{\~a}o da l{\'o}gica de
Gamifica{\c{c}}{\~a}o de uma aplica{\c{c}}{\~a}o, com pontos,
trof{\'e}us, etc, possa ser feita de forma declarativa e separa
da fincionalidade principal, para a implementa{\c{c}}{\~a}o mais
flex{\'{\i}}vel e desacoplada desse tipo de solu{\c{c}}{\~a}o,
utilizando de Reflex{\~o}es e Anota{\c{c}}{\~o}es de JAVA.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
conference-year = "25-26 jul.",
language = "pt",
ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3N5E7JH",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3N5E7JH",
targetfile = "Silva_criacao.pdf",
urlaccessdate = "20 abr. 2024"
}