@MastersThesis{Aguiar:2017:LaInÓr,
author = "Aguiar, Daniel Furlani de",
title = "Simula{\c{c}}{\~a}o de uma miss{\~a}o espacial:
lan{\c{c}}amento, inje{\c{c}}{\~a}o em {\'o}rbita e
reentrada",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "2017",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2017-05-26",
keywords = "reentrada atmosf{\'e}rica, simula{\c{c}}{\~a}o,
ve{\'{\i}}culo lan{\c{c}}ador, aerodin{\^a}mica, sistema de
controle, atmospheric re-entry, simulation, launch vehicle,
aerodynamic, control system.",
abstract = "Os estudos de reentrada atmosf{\'e}rica tiveram in{\'{\i}}cio
com a observa{\c{c}}{\~a}o e an{\'a}lise das trajet{\'o}rias
de meteoritos na atmosfera terrestre. Com o advento da era
espacial, na d{\'e}cada de 50, este interesse voltou-se para a
necessidade de trazer em um local preciso, uma espa{\c{c}}onave
tripulada. A compreens{\~a}o dos diversos fatores
aerodin{\^a}micos envolvidos nestas trajet{\'o}rias {\'e} de
fundamental import{\^a}ncia para o projeto de ve{\'{\i}}culos
de reentrada. Neste trabalho {\'e} apresentada a
simula{\c{c}}{\~a}o de uma miss{\~a}o espacial desde o
lan{\c{c}}amento, inje{\c{c}}{\~a}o em {\'o}rbita, reentrada
atmosf{\'e}rica at{\'e} o pouso. Os diversos subfoguetes e a
c{\'a}psula de reentrada foram modelados por meio de
equa{\c{c}}{\~o}es diferenciais em seis graus de liberdade,
utilizando um sistema de controle com eixos acoplados e
coeficientes aerodin{\^a}micos vari{\'a}veis em
fun{\c{c}}{\~a}o do n{\'u}mero de Mach. Os resultados da
simula{\c{c}}{\~a}o foram comparados com os dados gerado pelo
software Astos® e para o mesmo ve{\'{\i}}culo e as mesmas
condi{\c{c}}{\~o}es inciais, os resultados alcan{\c{c}}ados
estavam muito pr{\'o}ximos. Algumas diferen{\c{c}}as
apresentadas foram causadas pelos modelos de atmosfera empregados
e pelo fato desta simula{\c{c}}{\~a}o ter sido desenvolvida em
seis graus de liberdade, enquanto o Astos® utilizou apenas
tr{\^e}s. Os resultados obtidos sugerem a possibilidade de
comparar os dados deste simulador com trajet{\'o}rias reais afim
de validar os modelos empregados e ainda utilizar este software
nos trabalhos de seguran{\c{c}}a de voo. ABSTRACT: The studies of
atmospheric re-entry began with the observation and analysis of
meteorite trajectories in the Earths atmosphere. With the advent
of the space age in the 1950s, this interest turned to the need to
bring a manned spacecraft to a precise location. The understanding
of the various aerodynamic factors involved in these trajectories
is of fundamental importance for the design of reentry vehicles.
In this work we present the simulation of a space mission from
launch, injection into orbit, atmospheric re-entry to landing. The
various sub-rockets and the re-entry capsule were modeled by means
of differential equations in six degrees of freedom, using a
control system with coupled axes and variable aerodynamic
coefficients as a function of mach number. The results of the
simulation were compared with the data generated by software
Astos® and for the same vehicle and the same initial conditions,
the results achieved were very close. Some differences were caused
by the atmospheric models employed and the fact that this
simulation was developed in six degrees of freedom, while Astos®
used only three. The results obtained suggest the possibility of
comparing the data of this simulator with real trajectories in
order to validate the models used and still use this software in
flight safety.",
committee = "Rocco, Evandro Marconi (presidente) and Ricci, Mario Cesar
(orientador) and Guedes, Ulisses Thadeu Vieira (orientador) and
Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida and Garcia,
Alexandre",
englishtitle = "Mission space simulation: launch, injection into orbit and
reentry",
language = "pt",
pages = "95",
ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3PA4TRS",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3PA4TRS",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}