@InProceedings{GalvãoAgui:2017:MoUsTe,
author = "Galv{\~a}o, Amanda Louisi dos Santos and Aguiar, Ana Paula Dutra
de",
affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Modelagem de uso de terra em m{\'u}ltiplas escalas no Brasil",
year = "2017",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e
Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e
Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
abstract = "Este estudo, iniciado em agosto de 2016, corresponde basicamente
{\`a} obten{\c{c}}{\~a}o de dados espaciais de infraestrutura
do Brasil, sendo eles rodovias, ferrovias e hidrovias, e
execu{\c{c}}{\~a}o de valida{\c{c}}{\~o}es topol{\'o}gicas
nesses mesmos dados, bem como realiza{\c{c}}{\~a}o de
edi{\c{c}}{\~o}es para corre{\c{c}}{\~a}o dos erros
topol{\'o}gicos levantados no processo de valida{\c{c}}{\~a}o,
para posterior aplica{\c{c}}{\~a}o na Generalized Proximity
Matrix (GPM). Os dados de infraestrutura foram obtidos a partir de
fontes oficiais, cujo acesso {\'e} de dom{\'{\i}}nio
p{\'u}blico, no site do Departamento Nacional de Infraestrutura
de Tr{\^a}nsito (DNIT). Posteriormente, os testes de
valida{\c{c}}{\~a}o topol{\'o}gica e edi{\c{c}}{\~o}es
vetoriais foram realizados utilizando Sistema de
Informa{\c{c}}{\~o}es Geogr{\'a}ficas (SIG), nesse caso, o
ArcGIS. No SIG, a topologia expressa o relacionamento espacial
entre as geometrias de ponto, linha ou {\'a}rea, que se conectam
ou s{\~a}o adjacentes. A valida{\c{c}}{\~a}o da topologia teve
como objetivo estabelecer o controle sobre os dados vetoriais
durante as edi{\c{c}}{\~o}es e consistiu na
aplica{\c{c}}{\~a}o de regras diversas e espec{\'{\i}}ficas,
fornecidas pelo pr{\'o}prio ArcGIS, para detectar os
poss{\'{\i}}veis erros topol{\'o}gicos de um dado. Dentre todas
as regras, utilizou-se as 8 (oito) a seguir: must not overlap,
must not have dangles, must not self-intersect, must not have
pseudos, must not intersect, must be single part, must not
intersect or touch interior e must not self-overlap. Os erros
levantados pela ferramenta foram analisados um a um, uma vez que a
corre{\c{c}}{\~a}o autom{\'a}tica pode gerar novos erros ou
n{\~a}o solucionar o problema. Sem a corre{\c{c}}{\~a}o o dado
n{\~a}o pode ser utilizado, pois apresentar{\'a} falhas que
impedir{\'a} a GPM de funcionar corretamente e n{\~a}o ser{\'a}
poss{\'{\i}}vel gerar medidas de conex{\~o}es a mercados
atrav{\'e}s da mesma, que computa as rela{\c{c}}{\~o}es
espaciais levando em conta tanto as rela{\c{c}}{\~o}es absolutas
(dist{\^a}ncia euclidiana) como as rela{\c{c}}{\~o}es espaciais
relativas. Nesse contexto, utilizou-se o TerraME, que trabalha o
conceito de espa{\c{c}}os celulares, isto {\'e}, grades
regulares delimitadas por um pol{\'{\i}}gono, criadas a partir
de dados vetoriais ou matriciais e armazenadas em bancos de dados
TerraLib. O c{\'o}digo computacional da GPM rodado pelo TerraME
est{\'a} em constantes mudan{\c{c}}as e adequa{\c{c}}{\~o}es
para atingir um resultado seguro. Por fim, com esse estudo,
obteve-se um banco de dados contendo os dados de infraestrutura de
rodovias e hidrovias validadas e corrigidas topologicamente,
restando apenas valida{\c{c}}{\~a}o e corre{\c{c}}{\~a}o das
ferrovias. Dessa forma, ser{\'a} poss{\'{\i}}vel analisar as
dist{\^a}ncias de mercado com rela{\c{c}}{\~a}o {\`a}s
vari{\'a}veis externas, tal como a situa{\c{c}}{\~a}o de
superf{\'{\i}}cie de uma rodovia ou o trecho naveg{\'a}vel de
um rio. Conclui-se, at{\'e} o momento, que a
valida{\c{c}}{\~a}o e corre{\c{c}}{\~a}o de erros
topol{\'o}gicos s{\~a}o necess{\'a}rias para
obten{\c{c}}{\~a}o de um dado confi{\'a}vel e extensamente
aplic{\'a}vel em diversas situa{\c{c}}{\~o}es, tais como na
aplica{\c{c}}{\~a}o da GPM.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
conference-year = "25-26 jul.",
language = "pt",
targetfile = "Galvao_modelagem.pdf",
urlaccessdate = "05 maio 2024"
}