@InProceedings{MoraisOmetNasc:2018:RoVeCo,
author = "Morais, Laryssa Alvarenga de and Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud
and Nascimento, Victor Fernandez",
affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Roteiriza{\c{c}}{\~a}o dos ve{\'{\i}}culos de coleta de
res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos utilizando SIG",
year = "2018",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e
Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e
Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
abstract = "Este projeto, iniciado em agosto de 2017, tem como objetivo
estimar as dist{\^a}ncias percorridas pelos ve{\'{\i}}culos de
coleta de RSU, os gastos inerentes a est{\'a}
locomo{\c{c}}{\~a}o e a quantidade de g{\'a}s de efeito estufa,
especificamente, CO2 emitida. A {\'a}rea de estudo desta pesquisa
s{\~a}o os 645 munic{\'{\i}}pios que comp{\~o}em o Estado de
S{\~a}o Paulo, e os dados em an{\'a}lise fazem refer{\^e}ncia
aos anos de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016. O projeto de
Inicia{\c{c}}{\~a}o Cientifica, iniciado em 2016, que deu
continuidade a este tratou de analisar os dados de 2011.
Inicialmente, foi realizado o levantamento dos dados presentes no
Invent{\'a}rio Estadual de Res{\'{\i}}duos S{\'o}lidos Urbanos
(IERSU), dos anos em estudo, divulgados pela Companhia Ambiental
do Estado de S{\~a}o Paulo (CETESB). As informa{\c{c}}{\~o}es
extra{\'{\i}}das deste instrumento sobre a quantidade de
Res{\'{\i}}duos S{\'o}lidos Urbanos (RSU) gerada por cada
munic{\'{\i}}pio, e as condi{\c{c}}{\~o}es b{\'a}sicas dos
aterros sanit{\'a}rios presentes no Estado, serviram para embasar
e dar continuidade aos pr{\'o}ximos passos do atual trabalho.
Fazendo uso da plataforma ArcGis 10.5, criou-se os pontos
georreferenciados, em formato shapefile, dos aterros e centros
urbanos dos munic{\'{\i}}pios paulistas, a partir disso, foi
poss{\'{\i}}vel elaborar as rotas. Para fins de
compara{\c{c}}{\~a}o das dist{\^a}ncias percorridas, dois tipos
de rotas foram criadas as lineares e as por vias de transporte.
Com base na gera{\c{c}}{\~a}o de RSU de cada munic{\'{\i}}pio
e na capacidade do peso de carga do ve{\'{\i}}culo de transporte
foi poss{\'{\i}}vel calcular o n{\'u}mero de viagens realizadas
por tais ve{\'{\i}}culos. Por interm{\'e}dio destes resultados
pudemos elaborar produtos cartogr{\'a}ficos tem{\'a}ticos e
tabelas. Apenas no ano de 2016 a somat{\'o}ria das
dist{\^a}ncias percorridas pelos ve{\'{\i}}culos de coleta foi
superior a 90 milh{\~o}es de quil{\^o}metros, tal valor leva em
considera{\c{c}}{\~a}o o percurso de ida e volta por estradas,
multiplicado pelo n{\'u}mero de viagens necess{\'a}rio para que
todo o res{\'{\i}}duo gerado nos munic{\'{\i}}pios fossem
dispostos nos aterros. Esta alta dist{\^a}ncias percorrias pelos
caminh{\~o}es de coleta de RSU demonstram uma gest{\~a}o
n{\~a}o t{\~a}o eficiente dos RSU no Brasil, principalmente ao
que se refere a log{\'{\i}}stica destes. Para dar continuidade a
este projeto est{\~a}o programadas para as seguintes atividades:
continuar a roteiriza{\c{c}}{\~a}o dos ve{\'{\i}}culos de
coleta de RSU para os anos que ainda n{\~a}o foram
conclu{\'{\i}}das; calcular a estimativa dos gastos e
emiss{\~o}es de CO2. Escolher um munic{\'{\i}}pio paulista e
otimizar a rota dos ve{\'{\i}}culos de coleta dentro do
per{\'{\i}}metro urbano.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
conference-year = "30-31 jul.",
language = "pt",
targetfile = "Morais_roteirizacao.pdf",
urlaccessdate = "13 maio 2024"
}