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@Article{MoraisNascGuasOmet:2019:EsDiDi,
               author = "Morais, Laryssa Alvarenga de and Nascimento, Victor Fernandez and 
                         Guasselli, Laurindo Antonio and Ometto, Jean Pierre Henry 
                         Balbaud",
          affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Universidade Federal 
                         do Rio Grande do Sul (UFRGS)} and {Universidade Federal do Rio 
                         Grande do Sul (UFRGS)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)}",
                title = "Estimativas das dist{\^a}ncias para disposi{\c{c}}{\~a}o de 
                         res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos no Estado de S{\~a}o 
                         Paulo",
              journal = "Revista Brasileira de Cartografia",
                 year = "2019",
               volume = "71",
               number = "4",
                pages = "960--982",
                month = "out./dez.",
                 note = "{Distance estimations for municipal solid waste disposal in the 
                         S{\~a}o Paulo State}",
             keywords = "Lixo.Sistema de Informa{\c{c}}{\~a}o 
                         Geogr{\'a}fica.Roteiriza{\c{c}}{\~a}o. Waste. Geographic 
                         Information System.Route.",
             abstract = "Os res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos (RSU) representam uma 
                         das grandes preocupa{\c{c}}{\~o}es ambientais, sociais e 
                         econ{\^o}micas contempor{\^a}neas.No Brasil, 78,3 milh{\~o}es 
                         de toneladas de RSU foram gerados no ano de 2016. Apenas no estado 
                         de S{\~a}o Paulo, neste mesmo ano, foram gerados cerca de 14,6 
                         milh{\~o}es de toneladas, cerca de19% do que foi gerado no 
                         pa{\'{\i}}s. No gerenciamento dos RSU acoleta eotransporte 
                         s{\~a}o as etapas que mais impactam o or{\c{c}}amento 
                         financeiro, em m{\'e}dia s{\~a}o gastos de 40 a 70%dos 
                         recursosnessas etapas. Al{\'e}m disso, o transporte dos RSU 
                         tamb{\'e}m impacta o meio ambiente atrav{\'e}s das emiss{\~o}es 
                         de gases de efeito estufa provenientes dos caminh{\~o}es. O 
                         objetivo deste trabalho foi estimar e analisar espacialmente 
                         utilizando Sistemas de Informa{\c{c}}{\~a}o Geogr{\'a}ficas 
                         (SIG) asdist{\^a}ncias percorridas pelos caminh{\~o}es de coleta 
                         de RSU desde os centros urbanos at{\'e} os locais de 
                         disposi{\c{c}}{\~a}o final dos RSU em escala regional para os 
                         munic{\'{\i}}pios do estado de S{\~a}o Paulo. Os resultados 
                         demonstraram que para transportar os RSU dos munic{\'{\i}}pios 
                         paulistas, durante o ano de 2016, foram percorridos 
                         aproximadamente 91 milh{\~o}es de quil{\^o}metros. Este valor 
                         {\'e}suficiente para dar mais de 2.293 voltas no planeta Terra, e 
                         consequentemente contribui para os altos custosambientais 
                         eecon{\^o}micos desta etapa dogerenciamento dos RSU. ABSTRACT: 
                         Municipal solid waste (MSW) is one of the major environmental, 
                         social and economic concerns.In Brazil, 78.3 MSW million tonswere 
                         generated in the year 2016. In the S{\~a}o Paulo state, about 
                         14.6 million tons were generated, around19% of what was generated 
                         in the whole country. In the MSW management,collection and 
                         transport are the stages that most affect the financial budget, on 
                         average 40 to 70% of the economic resources are spent in these 
                         phases.In addition, thisalso influences the environment through 
                         greenhouse gas emissions caused by MSW trucks.This studyobjective 
                         was to estimate and spatially analyze using Geographic Information 
                         Systems (GIS) the distances traveled by MSW collection trucks from 
                         urban centers to final MSW disposal siteson a regional scale for 
                         all municipalities in the state of S{\~a}o Pauloduring the year 
                         of 2016. The results showed that to transport MSW inthe S{\~a}o 
                         Paulo state the trucks hadtraveled approximately 91 million 
                         kilometers. This distanceis sufficient to give more than 2,293 
                         laps on planet Earth and consequently contributes to the high 
                         environmental and economic costs of this MSW management stage.",
                  doi = "10.14393/rbcv71n4-48611",
                  url = "http://dx.doi.org/10.14393/rbcv71n4-48611",
                 issn = "0560-4613 and 1808-0936",
             language = "pt",
           targetfile = "morais_estimativas.pdf",
        urlaccessdate = "19 abr. 2024"
}


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