@Article{MoraisNascGuasOmet:2019:EsDiDi,
author = "Morais, Laryssa Alvarenga de and Nascimento, Victor Fernandez and
Guasselli, Laurindo Antonio and Ometto, Jean Pierre Henry
Balbaud",
affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Universidade Federal
do Rio Grande do Sul (UFRGS)} and {Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)}",
title = "Estimativas das dist{\^a}ncias para disposi{\c{c}}{\~a}o de
res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos no Estado de S{\~a}o
Paulo",
journal = "Revista Brasileira de Cartografia",
year = "2019",
volume = "71",
number = "4",
pages = "960--982",
month = "out./dez.",
note = "{Distance estimations for municipal solid waste disposal in the
S{\~a}o Paulo State}",
keywords = "Lixo.Sistema de Informa{\c{c}}{\~a}o
Geogr{\'a}fica.Roteiriza{\c{c}}{\~a}o. Waste. Geographic
Information System.Route.",
abstract = "Os res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos (RSU) representam uma
das grandes preocupa{\c{c}}{\~o}es ambientais, sociais e
econ{\^o}micas contempor{\^a}neas.No Brasil, 78,3 milh{\~o}es
de toneladas de RSU foram gerados no ano de 2016. Apenas no estado
de S{\~a}o Paulo, neste mesmo ano, foram gerados cerca de 14,6
milh{\~o}es de toneladas, cerca de19% do que foi gerado no
pa{\'{\i}}s. No gerenciamento dos RSU acoleta eotransporte
s{\~a}o as etapas que mais impactam o or{\c{c}}amento
financeiro, em m{\'e}dia s{\~a}o gastos de 40 a 70%dos
recursosnessas etapas. Al{\'e}m disso, o transporte dos RSU
tamb{\'e}m impacta o meio ambiente atrav{\'e}s das emiss{\~o}es
de gases de efeito estufa provenientes dos caminh{\~o}es. O
objetivo deste trabalho foi estimar e analisar espacialmente
utilizando Sistemas de Informa{\c{c}}{\~a}o Geogr{\'a}ficas
(SIG) asdist{\^a}ncias percorridas pelos caminh{\~o}es de coleta
de RSU desde os centros urbanos at{\'e} os locais de
disposi{\c{c}}{\~a}o final dos RSU em escala regional para os
munic{\'{\i}}pios do estado de S{\~a}o Paulo. Os resultados
demonstraram que para transportar os RSU dos munic{\'{\i}}pios
paulistas, durante o ano de 2016, foram percorridos
aproximadamente 91 milh{\~o}es de quil{\^o}metros. Este valor
{\'e}suficiente para dar mais de 2.293 voltas no planeta Terra, e
consequentemente contribui para os altos custosambientais
eecon{\^o}micos desta etapa dogerenciamento dos RSU. ABSTRACT:
Municipal solid waste (MSW) is one of the major environmental,
social and economic concerns.In Brazil, 78.3 MSW million tonswere
generated in the year 2016. In the S{\~a}o Paulo state, about
14.6 million tons were generated, around19% of what was generated
in the whole country. In the MSW management,collection and
transport are the stages that most affect the financial budget, on
average 40 to 70% of the economic resources are spent in these
phases.In addition, thisalso influences the environment through
greenhouse gas emissions caused by MSW trucks.This studyobjective
was to estimate and spatially analyze using Geographic Information
Systems (GIS) the distances traveled by MSW collection trucks from
urban centers to final MSW disposal siteson a regional scale for
all municipalities in the state of S{\~a}o Pauloduring the year
of 2016. The results showed that to transport MSW inthe S{\~a}o
Paulo state the trucks hadtraveled approximately 91 million
kilometers. This distanceis sufficient to give more than 2,293
laps on planet Earth and consequently contributes to the high
environmental and economic costs of this MSW management stage.",
doi = "10.14393/rbcv71n4-48611",
url = "http://dx.doi.org/10.14393/rbcv71n4-48611",
issn = "0560-4613 and 1808-0936",
language = "pt",
targetfile = "morais_estimativas.pdf",
urlaccessdate = "19 abr. 2024"
}