Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/3UU58AS
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2020/02.13.15.40
Última Atualização2020:06.01.12.50.41 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2020/02.13.15.40.03
Última Atualização dos Metadados2020:06.01.21.02.30 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-18286-TDI/2962
Chave de CitaçãoConti:2020:MoDiPo
TítuloModelagem da dispersão de poluentes na mesorregião do Vale do Paraíba durante a greve nacional dos caminhoneiros em 2018
Título AlternativoModeling of the dispersion of pollutants in mesoregion of the Vale do Paraíba during the national strike of truckers in 2018
CursoMET-MET-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2020
Data2020-02-21
Data de Acesso24 abr. 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Meteorologia)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas120
Número de Arquivos1
Tamanho46873 KiB
2. Contextualização
AutorConti, Ludmilla Manera
BancaCoelho, Simone Marilene Sievert da Costa (presidente)
Herdies, Dirceu Luis (orientador)
Rodrigues, Débora Souza Alvim
Alonso, Marcelo Fellix
Endereço de e-Mailludmillaconti@outlook.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2020-02-13 15:40:03 :: ludmilla.conti -> pubtc@inpe.br ::
2020-02-18 18:44:51 :: pubtc@inpe.br -> ludmilla.conti ::
2020-03-24 20:20:42 :: ludmilla.conti -> pubtc@inpe.br ::
2020-03-25 13:12:40 :: pubtc@inpe.br -> ludmilla.conti ::
2020-04-01 15:16:48 :: ludmilla.conti -> pubtc@inpe.br ::
2020-05-29 20:19:53 :: pubtc@inpe.br -> simone ::
2020-05-29 20:25:10 :: simone :: -> 2020
2020-06-01 12:56:41 :: simone -> administrator :: 2020
2020-06-01 21:02:30 :: administrator -> :: 2020
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavedióxido de nitrogênio
óxido de nitrogênio
dióxido de enxofre
ozônio
região metropolitana do Vale do Paraíba
WRF-Chem
nitric dioxide
nitric oxide
sulfur dioxide
ozone
metropolitan region of Vale do Paraíba
ResumoA poluição do ar tornou-se um dos fatores que mais afetam a qualidade de vida da população, ocasionando prejuízos a saúde humana e ao meio ambiente. Emissões de gases por veículos automotores comprometem significativamente a qualidade do ar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba por liberarem grande quantidade de monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio (os quais são precursores do ozônio troposférico) e dióxido de enxofre. Estudos epidemiológicos brasileiros compravam que gases e material particulado são fatores responsáveis pela incidência de doenças alérgicas e asma brônquica em uma expressiva parcela da população. O presente estudo demonstra a relação direta existente entre a diminuição do tráfego de veículos pesados e consequentemente veículos leves durante a greve dos caminhoneiros no período de 21 a 31 de maio de 2018, bem como uma semana anterior e uma semana posterior ao evento, e a concentração de poluentes atmosféricos na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Os resultados das concentrações de CO, O3, NO, NO2 e SO2 foram avaliados na forma de ciclos diurnos e médias diárias comparando os anos de 2017 e 2016 (sem greve) com 2018 (com greve) durante o mesmo período. Para representar diferentes condições de exposição às diferentes fontes veiculares, foram escolhidas quatro estações de monitoramento da qualidade do ar da CETESB: São José dos Campos, São José dos Campos - Jardim Satélite, Taubaté e Guaratinguetá. Neste estudo também foi-se empregado o modelo Weather Research and Forecasting with Chemistry, sistema de modelagem da atmosfera com a finalidade de proporcionar entendimento a cerca da precisão do modelo sobre o período de estudo sem a entrada forçada dos dados da CETESB. Durante o período da greve, ocorreu redução intensa nos poluentes primários avaliados (sendo os maiores valores obtidos para São José dos Campos: NO - 220%, SO2 - 130%, NO2 - 130%), diretamente associados à emissão veicular. Houve aumento de ozônio (com maior valore também obtido para a cidade de São José dos Campos: 554%) o qual esta diretamente relacionado a diminuição de NO. ABSTRACT: Pollution becomes one of the factors that most affect the populations quality of life, causing damage to human health and the environment. Gas emissions from motor vehicles compromised with the quality of the Metropolitan Region of Vale do Paraíba, releasing large amounts of carbon monoxide, nitrogen oxides (which are the precursors of tropospheric ozone) and sulfur dioxide. Brazilian epidemiological studies understand that gases and particulate materials are responsible for the incidence of allergic diseases and bronchial asthma in a significant portion of the population. The present study demonstrates a direct relationship between heavy vehicle traffic and, consequently, light vehicles during a period from May 21 to May 31, 2018, on trucks between May 21 and 31, 2018, as well as a previous week and one week after the event, and the concentration of air pollutants in the Metropolitan Region of Vale do Paraíba. The results of the analysis of CO, O textubscript 3, NO, NO textubscript 2 and SO textubscript 2 were used in the form of day cycles and social media compared between the years 2017 and 2016 (without interruption) with 2018 (with strike) during the same period. To select different exposure conditions for different vehicle sources, four CETESB quality monitoring stations were selected: São José dos Campos, São José dos Campos - Jardim Satélite, Taubaté and Guaratinguetá. The Meteorological Survey and Meteorological Model with Chemistry was also used in this study, an atmosphere modeling system using criteria of understanding and approximation of model precision over the study period without forced data entry from CETESB. During the strike period, there was an intense reduction in the primary pollutants evaluated (the highest values obtained for São José dos Campos: NO - 220 %, SO textsubscript 2 - 130 %, NO textsubscript 2 - 130 %), directly associated with vehicular emission. There was an increase in ozone (with higher value also obtained for the city of São José dos Campos: 554 %) which is directly related to a decrease in NO.
ÁreaMET
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > MET > Modelagem da dispersão...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta source
originais/@4primeirasPaginas.pdf 29/05/2020 18:07 1.7 MiB
originais/aprovacao.pdf 01/06/2020 09:37 1.7 MiB
originais/ludmillaconti.pdf 02/04/2020 09:27 44.0 MiB
Conteúdo da Pasta agreement
autorizacao.pdf 01/06/2020 09:50 230.3 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3UU58AS
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/3UU58AS
Idiomapt
Arquivo Alvopublicacao.pdf
Grupo de Usuáriosludmilla.conti
pubtc@inpe.br
simone
Visibilidadeshown
Licença de Direitos Autoraisurlib.net/www/2012/11.12.15.10
Detentor dos Direitosoriginalauthor yes
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35TRS
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


Fechar