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%0 Thesis
%4 sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/02.13.15.40
%2 sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/02.13.15.40.03
%T Modelagem da dispersão de poluentes na mesorregião do Vale do Paraíba durante a greve nacional dos caminhoneiros em 2018
%J Modeling of the dispersion of pollutants in mesoregion of the Vale do Paraíba during the national strike of truckers in 2018
%D 2020
%8 2020-02-21
%9 Dissertação (Mestrado em Meteorologia)
%P 120
%A Conti, Ludmilla Manera,
%E Coelho, Simone Marilene Sievert da Costa (presidente),
%E Herdies, Dirceu Luis (orientador),
%E Rodrigues, Débora Souza Alvim,
%E Alonso, Marcelo Fellix,
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%C São José dos Campos
%K dióxido de nitrogênio, óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ozônio, região metropolitana do Vale do Paraíba, WRF-Chem, nitric dioxide, nitric oxide, sulfur dioxide, ozone, metropolitan region of Vale do Paraíba.
%X A poluição do ar tornou-se um dos fatores que mais afetam a qualidade de vida da população, ocasionando prejuízos a saúde humana e ao meio ambiente. Emissões de gases por veículos automotores comprometem significativamente a qualidade do ar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba por liberarem grande quantidade de monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio (os quais são precursores do ozônio troposférico) e dióxido de enxofre. Estudos epidemiológicos brasileiros compravam que gases e material particulado são fatores responsáveis pela incidência de doenças alérgicas e asma brônquica em uma expressiva parcela da população. O presente estudo demonstra a relação direta existente entre a diminuição do tráfego de veículos pesados e consequentemente veículos leves durante a greve dos caminhoneiros no período de 21 a 31 de maio de 2018, bem como uma semana anterior e uma semana posterior ao evento, e a concentração de poluentes atmosféricos na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Os resultados das concentrações de CO, O3, NO, NO2 e SO2 foram avaliados na forma de ciclos diurnos e médias diárias comparando os anos de 2017 e 2016 (sem greve) com 2018 (com greve) durante o mesmo período. Para representar diferentes condições de exposição às diferentes fontes veiculares, foram escolhidas quatro estações de monitoramento da qualidade do ar da CETESB: São José dos Campos, São José dos Campos - Jardim Satélite, Taubaté e Guaratinguetá. Neste estudo também foi-se empregado o modelo Weather Research and Forecasting with Chemistry, sistema de modelagem da atmosfera com a finalidade de proporcionar entendimento a cerca da precisão do modelo sobre o período de estudo sem a entrada forçada dos dados da CETESB. Durante o período da greve, ocorreu redução intensa nos poluentes primários avaliados (sendo os maiores valores obtidos para São José dos Campos: NO - 220%, SO2 - 130%, NO2 - 130%), diretamente associados à emissão veicular. Houve aumento de ozônio (com maior valore também obtido para a cidade de São José dos Campos: 554%) o qual esta diretamente relacionado a diminuição de NO. ABSTRACT: Pollution becomes one of the factors that most affect the populations quality of life, causing damage to human health and the environment. Gas emissions from motor vehicles compromised with the quality of the Metropolitan Region of Vale do Paraíba, releasing large amounts of carbon monoxide, nitrogen oxides (which are the precursors of tropospheric ozone) and sulfur dioxide. Brazilian epidemiological studies understand that gases and particulate materials are responsible for the incidence of allergic diseases and bronchial asthma in a significant portion of the population. The present study demonstrates a direct relationship between heavy vehicle traffic and, consequently, light vehicles during a period from May 21 to May 31, 2018, on trucks between May 21 and 31, 2018, as well as a previous week and one week after the event, and the concentration of air pollutants in the Metropolitan Region of Vale do Paraíba. The results of the analysis of CO, O textubscript 3, NO, NO textubscript 2 and SO textubscript 2 were used in the form of day cycles and social media compared between the years 2017 and 2016 (without interruption) with 2018 (with strike) during the same period. To select different exposure conditions for different vehicle sources, four CETESB quality monitoring stations were selected: São José dos Campos, São José dos Campos - Jardim Satélite, Taubaté and Guaratinguetá. The Meteorological Survey and Meteorological Model with Chemistry was also used in this study, an atmosphere modeling system using criteria of understanding and approximation of model precision over the study period without forced data entry from CETESB. During the strike period, there was an intense reduction in the primary pollutants evaluated (the highest values obtained for São José dos Campos: NO - 220 %, SO textsubscript 2 - 130 %, NO textsubscript 2 - 130 %), directly associated with vehicular emission. There was an increase in ozone (with higher value also obtained for the city of São José dos Campos: 554 %) which is directly related to a decrease in NO.
%@language pt
%3 publicacao.pdf


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