@TechReport{CardosoFern:2017:ExEnDi,
author = "Cardoso, Milton Alexandre and Fernandes, Bruno Bacci",
title = "Experimentos para ensino e divulga{\c{c}}{\~a}o do conhecimento
fotovoltaico",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2017",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "Ensino, Energia Fotovoltaica, Energia Renov{\'a}vel,
Sustentabilidade, Eletricidade.",
abstract = "A energia fotovoltaica det{\'e}m o {\'o}bice de ser desconhecida
pela maior parte da popula{\c{c}}{\~a}o, esse fato faz com que a
mesma seja confundida com a energia solar t{\'e}rmica. Deste
modo, a falta de conhecimento sobre suas caracter{\'{\i}}sticas
e funcionalidades podem ser consideradas empecilhos para seu
desenvolvimento. O corrente trabalho de inicia{\c{c}}{\~a}o
cient{\'{\i}}fica tem como objetivo impetrar o conhecimento da
energia solar fotovoltaica na sociedade, para tanto dissemina
informa{\c{c}}{\~o}es contextualizadas sobre mecanismos
sustent{\'a}veis, demanda energ{\'e}tica e recursos
renov{\'a}veis, bem como discorre sobre a produ{\c{c}}{\~a}o de
c{\'e}lulas fotovoltaicas e a evolu{\c{c}}{\~a}o do mercado
mundial. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde 2010, todavia
no {\'u}ltimo semestre de 2016 o mesmo dedicou-se a
dissemina{\c{c}}{\~a}o do conhecimento fotovoltaico
especificamente na Escola Estadual Edewaldo Freitas Gaia Sant'Ana
em S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP. Tr{\^e}s turmas
matriculadas no quinto ano do ensino fundamental, aproximadamente
noventa alunos, acessaram material produzido embasados com o
exposto nos Par{\^a}metros Curriculares Nacionais (PCN)
recomendados pelo Minist{\'e}rio da Educa{\c{c}}{\~a}o e
Cultura (MEC). Concomitantemente estes alunos foram alvo de
pesquisa, {\`a} fim de refutar ou comprovar as hip{\'o}teses
previamente levantadas, al{\'e}m de medir a qualidade do plano de
ensino proposto pelo projeto. Fez parte desse conte{\'u}do a
compreens{\~a}o da estrutura at{\^o}mica, que por se tratar de
p{\'u}blico infantil, amostra entre nove e doze anos,
representou-se o primeiro acesso desses indiv{\'{\i}}duos a esse
conceito, bem como defini{\c{c}}{\~o}es presentes na primeira
lei da termodin{\^a}mica conserva{\c{c}}{\~a}o da energia
\−, conceitua{\c{c}}{\~a}o energ{\'e}tica e
observa{\c{c}}{\~o}es da tabela peri{\'o}dica dos elementos.
Realizada de forma l{\'u}dica e com intuito de sanar a
curiosidade desse p{\'u}blico p{\^o}de-se embasar em cinco
m{\'o}dulos o conhecimento inerente ao uso e
implanta{\c{c}}{\~a}o da energia solar fotovoltaica e o
resultados das pesquisas desenvolvidas expuseram que a energia
solar fotovoltaica n{\~a}o {\'e} completamente disseminada e
usada massivamente no Brasil por desconhecimento da sociedade,
onde a mesma {\'e} corriqueiramente confundida com a energia
solar t{\'e}rmica, sendo que esse dado foi de opini{\~a}o e
concord{\^a}ncia de 49% da amostra sob pesquisa.",
affiliation = "{Universidade Braz Cubas (UBC)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)}",
language = "pt",
pages = "24",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/42K7H98",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42K7H98",
targetfile = "cardoso_experimentos.pdf",
urlaccessdate = "24 abr. 2024"
}