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@TechReport{GalvãoAguiGomeAssi:2017:MoUsTe,
               author = "Galv{\~a}o, Amanda Louisi dos Santos and Aguiar, Ana Paula Dutra 
                         de and Gomes, Diego Melo de Paula and Assis, Talita Oliveira",
                title = "Modelagem de uso de terra em m{\'u}ltiplas escalas no Brasil",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2017",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "Valida{\c{c}}{\~a}o topol{\'o}gica. SIG. GPM. TerraME.",
             abstract = "Este estudo corresponde basicamente {\`a} obten{\c{c}}{\~a}o de 
                         dados espaciais de infraestrutura do Brasil, sendo eles rodovias, 
                         ferrovias e hidrovias, e execu{\c{c}}{\~a}o de 
                         valida{\c{c}}{\~o}es topol{\'o}gicas nesses mesmos dados, bem 
                         como realiza{\c{c}}{\~a}o de edi{\c{c}}{\~o}es para 
                         corre{\c{c}}{\~a}o dos erros topol{\'o}gicos levantados no 
                         processo de valida{\c{c}}{\~a}o, para posterior 
                         aplica{\c{c}}{\~a}o na Generalized Proximity Matrix (GPM). Os 
                         dados de infraestrutura foram obtidos a partir de fontes oficiais, 
                         cujo acesso {\'e} de dom{\'{\i}}nio p{\'u}blico. 
                         Posteriormente, os testes de valida{\c{c}}{\~a}o topol{\'o}gica 
                         e edi{\c{c}}{\~o}es vetoriais foram realizados utilizando 
                         Sistema de Informa{\c{c}}{\~o}es Geogr{\'a}ficas (SIG). No SIG, 
                         a topologia expressa o relacionamento espacial entre as geometrias 
                         de ponto, linha ou {\'a}rea, que se conectam ou s{\~a}o 
                         adjacentes. A valida{\c{c}}{\~a}o da topologia teve como 
                         objetivo estabelecer o controle sobre os dados vetoriais durante 
                         as edi{\c{c}}{\~o}es e consistiu na aplica{\c{c}}{\~a}o de 
                         regras diversas e espec{\'{\i}}ficas para detectar os 
                         poss{\'{\i}}veis erros topol{\'o}gicos de um dado. Os erros 
                         levantados pela ferramenta foram analisados um a um, uma vez que a 
                         corre{\c{c}}{\~a}o autom{\'a}tica pode gerar novos erros ou 
                         n{\~a}o solucionar o problema. Sem a corre{\c{c}}{\~a}o o dado 
                         n{\~a}o pode ser utilizado, pois apresentar{\'a} falhas que 
                         impedir{\'a} a GPM de funcionar corretamente e n{\~a}o ser{\'a} 
                         poss{\'{\i}}vel gerar medidas de conex{\~o}es a mercados 
                         atrav{\'e}s da mesma, que computa as rela{\c{c}}{\~o}es 
                         espaciais levando em conta as rela{\c{c}}{\~o}es absolutas 
                         (dist{\^a}ncia euclidiana) e tamb{\'e}m as rela{\c{c}}{\~o}es 
                         espaciais relativas. Nesse contexto, utilizou-se o TerraME, que 
                         trabalha o conceito de espa{\c{c}}os celulares, em bancos de 
                         dados TerraLib. O c{\'o}digo computacional da GPM rodado pelo 
                         TerraME possibilitou atingir um resultado seguro quanto as 
                         dist{\^a}ncias relativas. Por fim, com esse estudo, obteve-se um 
                         banco de dados contendo os dados de infraestrutura de rodovias e 
                         hidrovias validadas e corrigidas topologicamente, e novos arquivos 
                         contendo informa{\c{c}}{\~o}es da GPM, para an{\'a}lise das 
                         dist{\^a}ncias de mercado com rela{\c{c}}{\~a}o {\`a}s 
                         vari{\'a}veis externas, tal como a situa{\c{c}}{\~a}o de 
                         superf{\'{\i}}cie de uma rodovia ou o trecho naveg{\'a}vel de 
                         um rio. Conclui-se, at{\'e} o momento, que a 
                         valida{\c{c}}{\~a}o e corre{\c{c}}{\~a}o de erros 
                         topol{\'o}gicos s{\~a}o necess{\'a}rias para 
                         obten{\c{c}}{\~a}o de um dado confi{\'a}vel e extensamente 
                         aplic{\'a}vel em diversas situa{\c{c}}{\~o}es, tais como na 
                         aplica{\c{c}}{\~a}o da GPM.",
          affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "20",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/42KBLRH",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42KBLRH",
           targetfile = "galvao_modelagem.pdf",
        urlaccessdate = "29 mar. 2024"
}


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