Fechar

@InProceedings{PereiraMont:2019:AnPoPo,
               author = "Pereira, Paula Vanessa and Monteiro, Rita de C{\'a}ssia Rigotti 
                         Vilela",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Universidade de Taubat{\'e} (UNITAU)}",
                title = "An{\'a}lise de pontos positivos e pass{\'{\i}}veis de melhoria 
                         na implanta{\c{c}}{\~a}o Sistema Eletr{\^o}nico de 
                         Informa{\c{c}}{\~o}es (SEI) em um instituto de pesquisa 
                         p{\'u}blico",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2019",
         organization = "Congresso Internacional de Ci{\^e}ncia, Tecnologia e 
                         Desenvolvimento, 8. (CICTED)",
             keywords = "Sistema de Informa{\c{c}}{\~a}o, Sistema Eletr{\^o}nico de 
                         Informa{\c{c}}{\~o}es (SEI), Administra{\c{c}}{\~a}o 
                         P{\'u}blica.",
             abstract = "O SEI {\'e} uma ferramenta que engloba um conjunto de 
                         m{\'o}dulos e funcionalidades que proporciona a 
                         tramita{\c{c}}{\~a}o de processos e documentos sem 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o de papel e permite a gest{\~a}o documental 
                         e processual em um mesmo ambiente virtual. O objetivo da pesquisa 
                         foi identificar e analisar pontos positivos e pass{\'{\i}}veis 
                         de melhorias operacionais e gerenciais com a 
                         implanta{\c{c}}{\~a}o do Sistema Eletr{\^o}nico de 
                         Informa{\c{c}}{\~o}es (SEI) em um Instituto de Pesquisa 
                         P{\'u}blico. A metodologia foi uma abordagem descritiva e 
                         quantitativa com a aplica{\c{c}}{\~a}o de um question{\'a}rio 
                         estruturado com escala likert para dados demogr{\'a}ficos 
                         funcionais e subdividido em cinco dimens{\~o}es: acessibilidade, 
                         seguran{\c{c}}a e confiabilidade, opera{\c{c}}{\~a}o do 
                         sistema, ferramentas de gest{\~a}o e valor socioambiental e 
                         recursos humanos. Por meio do software PSPP, foi aplicado o 
                         procedimento estat{\'{\i}}stico de correla{\c{c}}{\~a}o de 
                         Pearson. E efetuada a medi{\c{c}}{\~a}o de indicadores de 
                         economia, de tempo e de demanda. Os resultados foram inicialmente 
                         apresentados com a an{\'a}lise de gr{\'a}ficos do software 
                         Survey Monkey. Nos dados demogr{\'a}ficos funcionais, referente 
                         aos respondentes, observou-se que no item tempo de servi{\c{c}}o, 
                         a maioria tinha mais de 3 anos de atividade (88%) no Instituto e 
                         verificou-se que a predomin{\^a}ncia no item cargo eram de 
                         servidores (69%). Na an{\'a}lise em cada dimens{\~a}o, quanto a 
                         acessibilidade, foi considerado excelente ou muito bom o suporte 
                         f{\'{\i}}sico (mais de 61%) e demandou melhorias na 
                         integra{\c{c}}{\~a}o com outros sistemas. Em seguran{\c{c}}a e 
                         confiabilidade, foram avaliados excelentes ou muito bom o 
                         atendimento de demanda (acima de 66%) e sobre ferramentas de apoio 
                         sugeriu-se refor{\c{c}}o no treinamento dos usu{\'a}rios. Na 
                         dimens{\~a}o opera{\c{c}}{\~a}o do sistema foi conceituado 
                         excelente a aplicabilidade para a rotina administrativa e 
                         operacional nos setores internos do Instituto (superior a 23%) e 
                         percebeu-se a necessidade de aperfei{\c{c}}oamento nos atributos 
                         de ajuda aos usu{\'a}rios. Em ferramentas de gest{\~a}o, foi 
                         definido como excelente o acompanhamento online de processos 
                         (al{\'e}m de 29%) e sugeriu-se que seja mais bem divulgado as 
                         ferramentas do sistema aos usu{\'a}rios. Quanto {\`a} valor 
                         socioambiental e recursos humanos, atingiu seu ponto mais elevado, 
                         tamb{\'e}m considerado excelente no que diz respeito {\`a} 
                         economia de papel (quase 66%) e redu{\c{c}}{\~a}o do uso de 
                         transporte (mais de 64%) e treinamento oferecido e 
                         compartilhamento de informa{\c{c}}{\~o}es s{\~a}o 
                         pass{\'{\i}}veis de ainda mais refor{\c{c}}o em suas melhorias. 
                         No resultado da an{\'a}lise das correla{\c{c}}{\~o}es de 
                         Pearson foram consideradas as vari{\'a}veis, em cada 
                         dimens{\~a}o, que indicavam os valores mais significativos (acima 
                         de 0,6). Destacou-se na dimens{\~a}o seguran{\c{c}}a e 
                         confiabilidade, o n{\'{\i}}vel de produ{\c{c}}{\~a}o de 
                         processos (0,78) e na dimens{\~a}o valor socioambiental e 
                         recursos humanos, a economia de papel (0,81). Inferiu-se aumentar 
                         a difus{\~a}o do conhecimento. Na medi{\c{c}}{\~a}o de 
                         indicadores constatou-se que houve redu{\c{c}}{\~a}o, no consumo 
                         de papel, na impress{\~a}o, nos servi{\c{c}}os postais, nos 
                         transportes dos processos e significativo aumento na demanda da 
                         produ{\c{c}}{\~a}o de processos e de documentos desde a 
                         implanta{\c{c}}{\~a}o do sistema. Como conclus{\~a}o, 
                         confirmou-se sob a perspectiva dos usu{\'a}rios os pontos 
                         positivos do sistema SEI, por{\'e}m, permanecem pontos 
                         pass{\'{\i}}veis de melhorias para o sistema contribuir como um 
                         agente de integra{\c{c}}{\~a}o e disseminador da cultura 
                         institucional.",
  conference-location = "Taubat{\'e}, SP",
      conference-year = "23-25 out.",
             language = "pt",
           targetfile = "Pereira_pontos positivos.pdf",
        urlaccessdate = "24 abr. 2024"
}


Fechar