@InProceedings{PereiraMont:2019:AnPoPo,
author = "Pereira, Paula Vanessa and Monteiro, Rita de C{\'a}ssia Rigotti
Vilela",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Universidade de Taubat{\'e} (UNITAU)}",
title = "An{\'a}lise de pontos positivos e pass{\'{\i}}veis de melhoria
na implanta{\c{c}}{\~a}o Sistema Eletr{\^o}nico de
Informa{\c{c}}{\~o}es (SEI) em um instituto de pesquisa
p{\'u}blico",
booktitle = "Anais...",
year = "2019",
organization = "Congresso Internacional de Ci{\^e}ncia, Tecnologia e
Desenvolvimento, 8. (CICTED)",
keywords = "Sistema de Informa{\c{c}}{\~a}o, Sistema Eletr{\^o}nico de
Informa{\c{c}}{\~o}es (SEI), Administra{\c{c}}{\~a}o
P{\'u}blica.",
abstract = "O SEI {\'e} uma ferramenta que engloba um conjunto de
m{\'o}dulos e funcionalidades que proporciona a
tramita{\c{c}}{\~a}o de processos e documentos sem
utiliza{\c{c}}{\~a}o de papel e permite a gest{\~a}o documental
e processual em um mesmo ambiente virtual. O objetivo da pesquisa
foi identificar e analisar pontos positivos e pass{\'{\i}}veis
de melhorias operacionais e gerenciais com a
implanta{\c{c}}{\~a}o do Sistema Eletr{\^o}nico de
Informa{\c{c}}{\~o}es (SEI) em um Instituto de Pesquisa
P{\'u}blico. A metodologia foi uma abordagem descritiva e
quantitativa com a aplica{\c{c}}{\~a}o de um question{\'a}rio
estruturado com escala likert para dados demogr{\'a}ficos
funcionais e subdividido em cinco dimens{\~o}es: acessibilidade,
seguran{\c{c}}a e confiabilidade, opera{\c{c}}{\~a}o do
sistema, ferramentas de gest{\~a}o e valor socioambiental e
recursos humanos. Por meio do software PSPP, foi aplicado o
procedimento estat{\'{\i}}stico de correla{\c{c}}{\~a}o de
Pearson. E efetuada a medi{\c{c}}{\~a}o de indicadores de
economia, de tempo e de demanda. Os resultados foram inicialmente
apresentados com a an{\'a}lise de gr{\'a}ficos do software
Survey Monkey. Nos dados demogr{\'a}ficos funcionais, referente
aos respondentes, observou-se que no item tempo de servi{\c{c}}o,
a maioria tinha mais de 3 anos de atividade (88%) no Instituto e
verificou-se que a predomin{\^a}ncia no item cargo eram de
servidores (69%). Na an{\'a}lise em cada dimens{\~a}o, quanto a
acessibilidade, foi considerado excelente ou muito bom o suporte
f{\'{\i}}sico (mais de 61%) e demandou melhorias na
integra{\c{c}}{\~a}o com outros sistemas. Em seguran{\c{c}}a e
confiabilidade, foram avaliados excelentes ou muito bom o
atendimento de demanda (acima de 66%) e sobre ferramentas de apoio
sugeriu-se refor{\c{c}}o no treinamento dos usu{\'a}rios. Na
dimens{\~a}o opera{\c{c}}{\~a}o do sistema foi conceituado
excelente a aplicabilidade para a rotina administrativa e
operacional nos setores internos do Instituto (superior a 23%) e
percebeu-se a necessidade de aperfei{\c{c}}oamento nos atributos
de ajuda aos usu{\'a}rios. Em ferramentas de gest{\~a}o, foi
definido como excelente o acompanhamento online de processos
(al{\'e}m de 29%) e sugeriu-se que seja mais bem divulgado as
ferramentas do sistema aos usu{\'a}rios. Quanto {\`a} valor
socioambiental e recursos humanos, atingiu seu ponto mais elevado,
tamb{\'e}m considerado excelente no que diz respeito {\`a}
economia de papel (quase 66%) e redu{\c{c}}{\~a}o do uso de
transporte (mais de 64%) e treinamento oferecido e
compartilhamento de informa{\c{c}}{\~o}es s{\~a}o
pass{\'{\i}}veis de ainda mais refor{\c{c}}o em suas melhorias.
No resultado da an{\'a}lise das correla{\c{c}}{\~o}es de
Pearson foram consideradas as vari{\'a}veis, em cada
dimens{\~a}o, que indicavam os valores mais significativos (acima
de 0,6). Destacou-se na dimens{\~a}o seguran{\c{c}}a e
confiabilidade, o n{\'{\i}}vel de produ{\c{c}}{\~a}o de
processos (0,78) e na dimens{\~a}o valor socioambiental e
recursos humanos, a economia de papel (0,81). Inferiu-se aumentar
a difus{\~a}o do conhecimento. Na medi{\c{c}}{\~a}o de
indicadores constatou-se que houve redu{\c{c}}{\~a}o, no consumo
de papel, na impress{\~a}o, nos servi{\c{c}}os postais, nos
transportes dos processos e significativo aumento na demanda da
produ{\c{c}}{\~a}o de processos e de documentos desde a
implanta{\c{c}}{\~a}o do sistema. Como conclus{\~a}o,
confirmou-se sob a perspectiva dos usu{\'a}rios os pontos
positivos do sistema SEI, por{\'e}m, permanecem pontos
pass{\'{\i}}veis de melhorias para o sistema contribuir como um
agente de integra{\c{c}}{\~a}o e disseminador da cultura
institucional.",
conference-location = "Taubat{\'e}, SP",
conference-year = "23-25 out.",
language = "pt",
targetfile = "Pereira_pontos positivos.pdf",
urlaccessdate = "24 abr. 2024"
}