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@TechReport{SilvaPereNova:2012:ElAtSó,
               author = "Silva, Deivid Galdini and Pereira, Cl{\'a}udio Solano and Novaes, 
                         Ren{\'e}",
                title = "Elabora{\c{c}}{\~a}o de um atlas s{\'o}cioespacial utilizando 
                         geoprocessamento para o litoral norte paulista",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2012",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "SIG, Planejamento Urbano, Litoral Norte.",
             abstract = "O litoral norte paulista compreende uma faixa litor{\^a}nea de 
                         aproximadamente 100 km, na qual se localizam os 
                         munic{\'{\i}}pios de Ubatuba, Caraguatatuba, S{\~a}o 
                         Sebasti{\~a}o e Ilhabela, onde se encontram distribu{\'{\i}}dos 
                         cerca de 270 mil habitantes que desfrutam de toda beleza 
                         c{\^e}nica oferecida por praias, cachoeiras, ilhas e o bioma Mata 
                         Atl{\^a}ntica. Sabe-se que atualmente a regi{\~a}o est{\'a} 
                         vivendo um processo que poder{\'a} desencadear ainda mais os 
                         processos negativos, como tamb{\'e}m contribuir para a melhoria 
                         da qualidade da regi{\~a}o e consequentemente de seus moradores. 
                         Estamos nos referido {\`a} duplica{\c{c}}{\~a}o da rodovia dos 
                         Tamoios, a amplia{\c{c}}{\~a}o do Porto de S{\~a}o 
                         Sebasti{\~a}o e o campo de petr{\'o}leo Mexilh{\~a}o - todos 
                         estes investimentos podem desde que se tenha um diagn{\'o}stico 
                         da regi{\~a}o, vir a contribuir para um desenvolvimento mais 
                         igualit{\'a}rio e ordenado. Visto que os dados utilizados no 
                         trabalho ainda n{\~a}o foram divulgados no censo IBGE 2010 e a 
                         cria{\c{c}}{\~a}o do atlas est{\'a} baseada apenas no censo do 
                         ano de 2000, o que proporciona uma an{\'a}lise defasada, o 
                         objetivo do trabalho foi, al{\'e}m de obter um diagn{\'o}stico 
                         socioecon{\^o}mico, tamb{\'e}m formular uma metodologia, a qual 
                         pudesse ser aplicada no censo de 2010 quando este for publicado, 
                         e, a partir de ent{\~a}o, elaborar um terceiro produto que seria 
                         resultado da compara{\c{c}}{\~a}o entre os dois 
                         diagn{\'o}sticos. O presente trabalho se baseou em dados 
                         censit{\'a}rios e socioecon{\^o}micos do Instituto Brasileiro de 
                         Geografia e Estat{\'{\i}}stica - IBGE, e em dados 
                         socioecon{\^o}mico da Funda{\c{c}}{\~a}o Sistema Estadual de 
                         Analise de Dados SEADE. Ap{\'o}s a sele{\c{c}}{\~a}o e o 
                         tratamento desses dados, os mesmos foram introduzidos em um 
                         sistema de informa{\c{c}}{\~a}o geogr{\'a}fica, o SPRING 5.1.8 
                         e o TERRA VIEW 4.2.0. Com a elabora{\c{c}}{\~a}o do plano 
                         cadastral foram feitas as an{\'a}lises espaciais e cruzamentos 
                         entre as vari{\'a}veis permitindo desta forma obter novas 
                         informa{\c{c}}{\~o}es, utilizando-se par{\^a}metros de 
                         agrupamento das vari{\'a}veis no modo quantil e passo igual. Em 
                         todos os quatros munic{\'{\i}}pios as {\'a}reas centrais 
                         mostram-se lugares com alta disposi{\c{c}}{\~a}o espacial de 
                         equipamentos urbanos e infraestrutura, s{\~a}o lugares onde o 
                         investimento de capital entrou de forma mais efetiva viabilizando 
                         o turismo, e consequentemente aumentando o custo de vida dessas 
                         regi{\~o}es centrais. No entanto este car{\'a}ter seletivo do 
                         capital, assim como em qualquer outro lugar, gera uma 
                         segrega{\c{c}}{\~a}o espacial, expulsando a massa dessas 
                         {\'a}reas e a jogando em lugares perif{\'e}ricos, com baixa 
                         disposi{\c{c}}{\~a}o de equipamentos urbanos e infraestrutura, e 
                         em alguns setores, distantes da areia, tornando o lugar estranho 
                         ao cai{\c{c}}ara, este que tem sua maior 
                         identifica{\c{c}}{\~a}o com a praia.",
          affiliation = "{} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "132",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/42T5TN5",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42T5TN5",
           targetfile = "Deivid Galdini Silva.pdf",
        urlaccessdate = "21 maio 2024"
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