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@TechReport{FonsecaPradZana:2010:MaÓrAt,
               author = "Fonseca, Jesus Bravo de Sousa da and Prado, Antonio Fernando 
                         Bertachini de Almeida and Zanardi, Maria Cec{\'{\i}}lia F. P. 
                         S.",
                title = "Manobras de {\'o}rbitas e atitude de sat{\'e}lites artificiais",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2010",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "{\'o}rtiba, satitude, sat{\'e}lites artificiais.",
             abstract = "Muitas pessoas acreditam que depois da coloca{\c{c}}{\~a}o de um 
                         sat{\'e}lite em {\'o}rbita ele se mantenha nessa por tempo 
                         indeterminado. Isso seria verdade se viv{\^e}ssemos em um mundo 
                         ideal, mas no mundo em que vivemos isso n{\~a}o ocorre, devido a 
                         perturba{\c{c}}{\~o}es ambientais, tanto o movimento 
                         translacional quanto o rotacional do sat{\'e}lite sofrem 
                         altera{\c{c}}{\~o}es ao longo do tempo. Essas 
                         altera{\c{c}}{\~o}es podem acarretar danos 
                         irrevers{\'{\i}}veis e consequentemente o fim das 
                         opera{\c{c}}{\~o}es do equipamento. A resolu{\c{c}}{\~a}o 
                         desse problema {\'e} uma das motiva{\c{c}}{\~o}es deste 
                         trabalho, que est{\'a} relacionado com manobras de 
                         transfer{\^e}ncia de {\'o}rbitas, as quais s{\~a}o utilizadas 
                         para manuten{\c{c}}{\~a}o do movimento translacional do 
                         sat{\'e}lite e de manobras de atitude, que s{\~a}o feitas para 
                         corre{\c{c}}{\~a}o do movimento rotacional de sat{\'e}lites 
                         artificiais. Simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas utilizando 
                         m{\'e}todos cl{\'a}ssicos, como transfer{\^e}ncia de Hohmann, 
                         bi-el{\'{\i}}ptica foram realizadas. Essas 
                         simula{\c{c}}{\~o}es s{\~a}o apresentados, destacando as 
                         vantagens de cada uma delas, procurando sempre a manobra com menor 
                         gasto de combust{\'{\i}}vel. Resultados de manobra de atitude 
                         s{\~a}o tamb{\'e}m analisados, utilizando as 
                         equa{\c{c}}{\~o}es din{\^a}micas e cinem{\'a}ticas, incluindo 
                         torques propulsivos de pequena magnitude para o controle de 
                         atitude.",
          affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Estadual Paulista 
                         (UNESP)}",
             language = "pt",
                pages = "51",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/42TTSFH",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42TTSFH",
           targetfile = "Jesus Bravo de Sousa da Fonseca.pdf",
        urlaccessdate = "29 mar. 2024"
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