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@TechReport{GonzalezCluaCarr:2007:ReGrTr,
               author = "Gonzalez Clua, Daniel Mois{\'e}s and Carrara, Valdemir",
                title = "Reconstru{\c{c}}{\~a}o gr{\'a}fica tridimensional de 
                         edifica{\c{c}}{\~o}es urbanas a partir de imagens a{\'e}reas",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2007",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "reconstru{\c{c}}{\~a}o gr{\'a}fica, edifica{\c{c}}{\~a}o 
                         urbana, imagens a{\'e}reas.",
             abstract = "Este trabalho, iniciado em abril de 2005, teve como objetivo o 
                         desenvolvimento de algoritmos para a obten{\c{c}}{\~a}o das 
                         dimens{\~o}es de constru{\c{c}}{\~o}es de edif{\'{\i}}cios a 
                         partir do processamento de imagens a{\'e}reas de alta 
                         resolu{\c{c}}{\~a}o. Estas dimens{\~o}es s{\~a}o 
                         posteriormente utilizadas para compor objetos gr{\'a}ficos 
                         tridimensionais utilizando a pr{\'o}pria textura obtida da 
                         imagem. No presente trabalho, os v{\'e}rtices das 
                         constru{\c{c}}{\~o}es s{\~a}o fornecidos por um dispositivo 
                         apontador. O trabalho compreende tamb{\'e}m a 
                         corre{\c{c}}{\~a}o da ilumina{\c{c}}{\~a}o em 
                         fun{\c{c}}{\~a}o do {\^a}ngulo de eleva{\c{c}}{\~a}o solar, a 
                         elimina{\c{c}}{\~a}o de sombra na textura e a 
                         altera{\c{c}}{\~a}o das imagens e da ilumina{\c{c}}{\~a}o para 
                         simular um ambiente noturno da cena. A metodologia utilizada no 
                         desenvolvimento do trabalho envolve a aplica{\c{c}}{\~a}o de 
                         geometria anal{\'{\i}}tica e vetorial no desenvolvimento de 
                         algoritmos para compor as dimens{\~o}es das 
                         constru{\c{c}}{\~o}es tridimensionais. O algoritmo foi 
                         desenvolvido em linguagem C++, com visualiza{\c{c}}{\~a}o 
                         realizada por meio de OpenGL. Os principais planos para o trabalho 
                         envolveram: elaborar uma revis{\~a}o bibliogr{\'a}fica a 
                         respeito da elabora{\c{c}}{\~a}o poligonal e geometria vetorial, 
                         familiarizar-se com t{\'e}cnicas de elabora{\c{c}}{\~a}o 
                         poligonal do tipo OpenGL e DirectX, desenvolver algoritmos para 
                         composi{\c{c}}{\~a}o de objetos geom{\'e}tricos simples e para 
                         a manipula{\c{c}}{\~a}o destes em imagens, e para efetuar 
                         transforma{\c{c}}{\~o}es e corre{\c{c}}{\~o}es em imagens. 
                         Tais algoritmos foram implementados para compor objetos 
                         gr{\'a}ficos tridimensionais a partir das informa{\c{c}}{\~o}es 
                         obtidas das imagens, com aplica{\c{c}}{\~a}o de texturas.",
          affiliation = "{Universidade do Vale do Para{\'{\i}}ba (UNIVAP)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "55",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/42UDE2H",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42UDE2H",
           targetfile = "publicacao (1).pdf",
        urlaccessdate = "06 maio 2024"
}


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