@TechReport{GonzalezCluaCarr:2007:ReGrTr,
author = "Gonzalez Clua, Daniel Mois{\'e}s and Carrara, Valdemir",
title = "Reconstru{\c{c}}{\~a}o gr{\'a}fica tridimensional de
edifica{\c{c}}{\~o}es urbanas a partir de imagens a{\'e}reas",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2007",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "reconstru{\c{c}}{\~a}o gr{\'a}fica, edifica{\c{c}}{\~a}o
urbana, imagens a{\'e}reas.",
abstract = "Este trabalho, iniciado em abril de 2005, teve como objetivo o
desenvolvimento de algoritmos para a obten{\c{c}}{\~a}o das
dimens{\~o}es de constru{\c{c}}{\~o}es de edif{\'{\i}}cios a
partir do processamento de imagens a{\'e}reas de alta
resolu{\c{c}}{\~a}o. Estas dimens{\~o}es s{\~a}o
posteriormente utilizadas para compor objetos gr{\'a}ficos
tridimensionais utilizando a pr{\'o}pria textura obtida da
imagem. No presente trabalho, os v{\'e}rtices das
constru{\c{c}}{\~o}es s{\~a}o fornecidos por um dispositivo
apontador. O trabalho compreende tamb{\'e}m a
corre{\c{c}}{\~a}o da ilumina{\c{c}}{\~a}o em
fun{\c{c}}{\~a}o do {\^a}ngulo de eleva{\c{c}}{\~a}o solar, a
elimina{\c{c}}{\~a}o de sombra na textura e a
altera{\c{c}}{\~a}o das imagens e da ilumina{\c{c}}{\~a}o para
simular um ambiente noturno da cena. A metodologia utilizada no
desenvolvimento do trabalho envolve a aplica{\c{c}}{\~a}o de
geometria anal{\'{\i}}tica e vetorial no desenvolvimento de
algoritmos para compor as dimens{\~o}es das
constru{\c{c}}{\~o}es tridimensionais. O algoritmo foi
desenvolvido em linguagem C++, com visualiza{\c{c}}{\~a}o
realizada por meio de OpenGL. Os principais planos para o trabalho
envolveram: elaborar uma revis{\~a}o bibliogr{\'a}fica a
respeito da elabora{\c{c}}{\~a}o poligonal e geometria vetorial,
familiarizar-se com t{\'e}cnicas de elabora{\c{c}}{\~a}o
poligonal do tipo OpenGL e DirectX, desenvolver algoritmos para
composi{\c{c}}{\~a}o de objetos geom{\'e}tricos simples e para
a manipula{\c{c}}{\~a}o destes em imagens, e para efetuar
transforma{\c{c}}{\~o}es e corre{\c{c}}{\~o}es em imagens.
Tais algoritmos foram implementados para compor objetos
gr{\'a}ficos tridimensionais a partir das informa{\c{c}}{\~o}es
obtidas das imagens, com aplica{\c{c}}{\~a}o de texturas.",
affiliation = "{Universidade do Vale do Para{\'{\i}}ba (UNIVAP)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
language = "pt",
pages = "55",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/42UDE2H",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42UDE2H",
targetfile = "publicacao (1).pdf",
urlaccessdate = "06 maio 2024"
}