@TechReport{BertoFern:2015:ExDiCo,
author = "Berto, Gislene Aparecida and Fernandes, Bruno Bacci",
title = "Experimentos para a divulga{\c{c}}{\~a}o do conhecimento
fotovoltaico",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2015",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "energia renov{\'a}vel, m{\'o}dulos fotovoltaicos,
desenvolvimento sustent{\'a}vel.",
abstract = "{\'E} de conhecimento geral a necessidade de inser{\c{c}}{\~a}o
de novos temas nos materiais did{\'a}ticos dos ensinos
b{\'a}sicos do pa{\'{\i}}s. A evolu{\c{c}}{\~a}o e
acessibilidade {\`a}s novas tecnologias por um p{\'u}blico cada
vez mais jovem faz com que a amplia{\c{c}}{\~a}o na base de
conhecimento atual se torne imprescind{\'{\i}}vel. A
divulga{\c{c}}{\~a}o de novos recursos tecnol{\'o}gicos pode
ser realizada tanto por educadores quanto por grupos de pesquisa,
ou por ambos em conjunto. Com base nesta necessidade, o presente
trabalho objetiva a divulga{\c{c}}{\~a}o da energia fotovoltaica
limpa e renov{\'a}vel que se mostra vantajosa, mas ainda pouco
explorada no Brasil. A partir de pesquisas e discuss{\~o}es
realizadas no decorrer do projeto, foi elaborado um material
did{\'a}tico que permite o entendimento de pessoas, acima de doze
anos, a respeito da energia fotovoltaica. O material criado
engloba um question{\'a}rio sobre conceitos b{\'a}sicos que
levam a compreens{\~a}o do tema principal. Anteriormente
produzido para ser aplicado em uma oficina para alunos de uma
escola integral, o conte{\'u}do, foi ampliado e reformulado para
aulas de matem{\'a}tica, correlacionando assuntos da grade
curricular com os do presente projeto. Os alunos foram avaliados a
partir dos question{\'a}rios pertencentes ao material
did{\'a}tico criado. No in{\'{\i}}cio da aplica{\c{c}}{\~a}o
do projeto para os alunos da presente etapa, cerca de 40% dos
entrevistados afirmaram n{\~a}o ter conhecimento sobre o
{\'a}tomo e suas propriedades. Ficou evidenciado que a maioria
(55%) conhece dois tipos de energia, sendo a hidrel{\'e}trica e a
solar as mais citadas com 38% e 36%, respectivamente. A
aceita{\c{c}}{\~a}o do tema se mostra favor{\'a}vel visto que
96,3% dos entrevistados gostariam de saber mais a respeito do
efeito fotovoltaico. Deseja-se estender o projeto para diversas
unidades escolares, com o intuito de enriquecer o conhecimento dos
jovens e propagar a energia fotovoltaic.",
affiliation = "{ETEP Faculdades} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)}",
language = "pt",
pages = "28",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/432ME9P",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/432ME9P",
targetfile = "Gislene Berto_Relat{\'o}rio.pdf",
urlaccessdate = "09 maio 2024"
}