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%0 Report
%4 sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/08.07.14.27
%2 sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/08.07.14.27.54
%T Desenvolvimento de uma centrífuga para solidificação de ligas eutéticas em macrogravidade
%D 2015
%9 RPQ
%P 29
%A Tenório, Plínio Ivo Gama,
%A Toledo, Rafael Cardoso,
%A An, Chen Ying,
%A Bandeira, Irajá Newton,
%A Fumachi, Edson Fernando,
%A Freitas, Filipe Estevão de,
%@affiliation Faculdade Tecnológica (FATEC)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress plinio.tenorio@fatec.sp.gov.br
%@electronicmailaddress rafael.toledo@inpe.br
%@electronicmailaddress chen@las.inpe.br
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
%C São José dos Campos
%K Centrífuga, Macrogravidade, Solidificação, Ligas Eutéticas.
%X Este trabalho tem como objetivo projetar e manufaturar uma centrífuga capaz de simular as rotações dos voos suborbitais do VSB-30 (veículo suborbital) em laboratório e realizar ensaios de solidificação materiais em macrogravidade para o Laboratório Associado de Sensores e Materiais da Coordenadoria de Tecnologias Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LAS/CTE/INPE). É de consenso na literatura, que a gravidade afeta de forma direta ou indireta a solidificação de metais e suas ligas, e que a centrífuga é um equipamento capaz de simular ambientes de macrogravidade. O VSB-30 atinge durante o voo ascendente cerca de 3 rps (revoluções por segundo). Dessa forma, buscou-se projetar uma centrífuga que fosse estruturalmente resistente, leve e com baixo custo para atender esse requisito. Além disso, a centrífuga foi também projetada para proporcionar ensaios de solidificação a altas acelerações, que tem como restrições o comprimento máximo do braço e a massa do forno. Adotando esses critérios, foi desenvolvido um pré-projeto estabelecendo o motor elétrico a ser utilizado e a distribuição das forças (cargas) na estrutura, assim foram desenvolvidos protótipos em ambiente CAD (Computer Aided Design) da estrutura metálica e se realizou simulações em elementos finitos para verificar se a deformação máxima seria aceitável. Desenvolveu-se também, um contato rotativo elétrico para atender aos experimentos. Com a etapa de projeto e modelagem em CAD concluídas a manufatura foi realizada, utilizando métodos convencionais como, soldagem de barras, usinagem e fresamento.
%@language pt
%3 Plinio Ivo Gama Tenorio.pdf
%O Bolsa PIBIC/INPE/CNPq


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