@InProceedings{CamargoNeri:2015:EsAeCo,
author = "Camargo, Lu{\'{\i}}s Henrique de and Neri, Jos{\'e} {\^A}ngelo
da Costa Ferreira",
affiliation = "{Faculdade Tecnol{\'o}gica (FATEC)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Estudo aerodin{\^a}mico comparativo entre diversos
dirig{\'{\i}}veis",
year = "2015",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do
INPE (SICINPE)",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE-CNPq}",
abstract = "O presente trabalho, iniciado em 2014, tem como objetivo comparar,
com aux{\'{\i}}lio de simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas,
caracter{\'{\i}}sticas aerodin{\^a}micas entre diversos
envelopes de dirig{\'{\i}}veis, a fim de estabelecer
par{\^a}metros para o desenvolvimento de uma plataforma para
pesquisas, qual seja o Projeto Tucuxi. O Projeto Tucuxi tem como
objetivo o desenvolvimento de uma plataforma dirig{\'{\i}}vel
com grande autonomia que poder{\'a} ser usada em diversas
aplica{\c{c}}{\~o}es, tais como pesquisas atmosf{\'e}ricas e
aeroespaciais, telecomunica{\c{c}}{\~o}es, vigil{\^a}ncia etc.
Para que o dirig{\'{\i}}vel a ser desenvolvido possua uma
autonomia elevada {\'e} necess{\'a}rio que as
caracter{\'{\i}}sticas aerodin{\^a}micas relacionadas ao
arrasto sejam otimizadas em rela{\c{c}}{\~a}o ao volume do
envelope. Assim a energia necess{\'a}ria para deslocar o objeto
ser{\'a} minimizada. Para poder desenvolver um perfil, foi
realizada uma pesquisa bibliogr{\'a}fica seguida de uma
an{\'a}lise de diversos par{\^a}metros, relativos {\`a} forma,
{\`a} pot{\^e}ncia instalada, {\`a} autonomia, ao volume e ao
comprimento. Dentre os dirig{\'{\i}}veis pesquisados foram
selecionados os da marinha norte-americana da classe C e o USS
Akron, que possu{\'{\i}}am os dados detalhados da forma e os
respectivos resultados de medidas. Com aux{\'{\i}}lio de
software CAD (Computer Aided Design) foram modelados os envelopes
dos dirig{\'{\i}}veis escolhidos e efetuadas as
simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas relativas ao comportamento
aerodin{\^a}mico. Os par{\^a}metros de simula{\c{c}}{\~a}o
foram ajustados com base nos resultados e valores referentes aos
ensaios f{\'{\i}}sicos publicados pelos desenvolvedores. Usando
esses mesmos par{\^a}metros foi apurada a forma geom{\'e}trica
do envelope do Tucuxi. As simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas em
din{\^a}mica dos fluidos computacional possibilitar{\'a} a
determina{\c{c}}{\~a}o da pot{\^e}ncia instalada
necess{\'a}ria e consequentemente apontar a autonomia esperada
para o modelo do Tucuxi.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
targetfile = "Camargo_estudo.pdf",
urlaccessdate = "09 maio 2024"
}