@TechReport{MahlerSant:2011:EsMaOr,
author = "Mahler, Wagner Frederico Cesar and Santos, Denilson Paulo Souza
dos",
title = "Estudo de manobras orbitais utilizando algor{\'{\i}}tmo
gen{\'e}tico",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2011",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "manobras orbitais, algoritmos gen{\'e}ticos.",
abstract = "O estudo de manobras orbitais pode abranger desde a
corre{\c{c}}{\~a}o da trajet{\'o}ria de um ve{\'{\i}}culo no
momento de seu lan{\c{c}}amento at{\'e} a manuten{\c{c}}{\~a}o
de um de um sat{\'e}lite em sua {\'o}rbita nominal. Estudar esse
assunto {\'e} de estrema import{\^a}ncia no ramo espacial. Ao se
tratar deste assunto, custos s{\~a}o uma das inc{\'o}gnitas que
mais interferem em um projeto. De microcomponentes a
combust{\'{\i}}veis, a constru{\c{c}}{\~a}o de um
ve{\'{\i}}culo pode acontecer ou n{\~a}o de forma
satisfat{\'o}ria, tudo depender{\'a} das condi{\c{c}}{\~o}es
iniciais de projeto. Neste estudo em particular, ser{\~a}o
analisados problemas, adotando m{\'e}todos que possibilitem uma
melhoria durante o lan{\c{c}}amento de um ve{\'{\i}}culo e sua
poss{\'{\i}}vel perman{\^e}ncia no espa{\c{c}}o. Para isso as
equa{\c{c}}{\~o}es do sistema e m{\'e}todos de
otimiza{\c{c}}{\~a}o utilizando algoritmo gen{\'e}tico
ser{\~a}o utilizados e suas respectivas simula{\c{c}}{\~o}es
realizadas em MATLAB. Todavia, esses estudos s{\~a}o complexos e,
para melhor compreender seu comportamento, estudou-se
primeiramente o controle de um p{\^e}ndulo invertido sobre uma
plataforma m{\'o}vel em malha aberta e malha fechada. Tratando-se
de um sistema intrinsicamente inst{\'a}vel, foram analisadas duas
condi{\c{c}}{\~o}es: a primeira, linearizando as
equa{\c{c}}{\~o}es diferenciais do movimento do sistema,
modelando e estudando o comportamento do controle dos estados a
serem medidos (posi{\c{c}}{\~a}o e velocidade angular,
posi{\c{c}}{\~a}o e velocidade linear da plataforma m{\'o}vel)
e a segunda, tratou do mesmo problema, por{\'e}m, de forma
n{\~a}o linear. Em ambos os casos observou-se a
solu{\c{c}}{\~a}o em malha fechada, mais especificamente
atrav{\'e}s de um sistema LQR (Linear Quadratic Regulator). Os
resultados obtidos neste estudo indicam o potencial da
utiliza{\c{c}}{\~a}o do sistema proposto em
situa{\c{c}}{\~o}es inst{\'a}veis, ou seja, n{\~a}o triviais e
com certo grau de complexidade, onde se tem um controle em
retroalimenta{\c{c}}{\~a}o. Os resultados obtidos indicam o
potencial da utiliza{\c{c}}{\~a}o do sistema LQR proposto em
situa{\c{c}}{\~o}es inst{\'a}veis comparados a um sistema em
malha aberta. Iniciado em agosto de 2010, o estudo referente a
manobras orbitais utilizando algoritmos gen{\'e}ticos segue
at{\'e} o presente momento, junho de 2011, com pretens{\~o}es de
prorrogar os estudos que objetivam avaliar m{\'e}todos que
possibilitem obter miss{\~o}es espaciais cada vez mais
satisfat{\'o}rias.",
affiliation = "{ETEP Faculdades} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)}",
language = "pt",
pages = "24",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/434GC2P",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/434GC2P",
targetfile = "Mahler_estudo.pdf",
urlaccessdate = "16 maio 2024"
}