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@MastersThesis{Santos:2021:NoPrAn,
               author = "Santos, Carlos Eduardo da Silva",
                title = "Um novo processo para analisar e tratar as influ{\^e}ncias da 
                         obsolesc{\^e}ncia e da redu{\c{c}}{\~a}o da robustez de 
                         componentes eletr{\^o}nicos sobre a disponibilidade e a 
                         confiabilidade de equipamentos aeroespaciais",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2021",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2020-09-18",
             keywords = "riscos de obsolesc{\^e}ncia, redu{\c{c}}{\~a}o da robustez, 
                         componentes eletr{\^o}nicos, disponibilidade, confiabilidade, 
                         risks of obsolescence, robustness reduction, electronic 
                         components, availability, reliability.",
             abstract = "A obsolesc{\^e}ncia de componentes eletr{\^o}nicos nas 
                         ind{\'u}strias e institui{\c{c}}{\~o}es militares e 
                         aeroespaciais afetam todos os equipamentos ao longo do seu ciclo 
                         de vida, se estendendo tamb{\'e}m a ind{\'u}strias como a 
                         automotiva, de equipamentos m{\'e}dicos, de processos, e a outras 
                         atividades industriais e/ou comerciais. Al{\'e}m disso, estas 
                         precisam manter/suportar um equipamento, subsistema ou sistema por 
                         um longo prazo. Mas, a obsolesc{\^e}ncia se tornou uma 
                         preocupa{\c{c}}{\~a}o mais s{\'e}ria na {\'u}ltima d{\'e}cada 
                         com a utiliza{\c{c}}{\~a}o de componentes de prateleira (COTS) 
                         em projetos aeron{\'a}uticos militares. As causas s{\~a}o 
                         externas (econ{\^o}micas sociais, legais, etc.) e internas 
                         (f{\'{\i}}sicas, materiais, construtivas, etc.), causando 
                         preocupa{\c{c}}{\~o}es {\`a}s equipes e {\^o}nus aos ativos 
                         (projetos, equipamentos, etc.) de uma ind{\'u}stria ou 
                         institui{\c{c}}{\~a}o, a saber: 1) As mudan{\c{c}}as 
                         tecnol{\'o}gico-comerciais no mercado dos componentes 
                         eletr{\^o}nicos usualmente e inevitavelmente causam um evento 
                         macrosc{\'o}pico incerto e danoso, a obsolesc{\^e}ncia dos 
                         componentes; 2) As mudan{\c{c}}as f{\'{\i}}sico-t{\'e}cnicas 
                         nas caracter{\'{\i}}sticas dos componentes eletr{\^o}nicos 
                         usualmente causam um evento microsc{\'o}pico incerto e danoso, a 
                         redu{\c{c}}{\~a}o da robustez dos componentes. Independentemente 
                         das causas, a ind{\'u}stria aeroespacial sofre efeitos no aumento 
                         dos prazos, custos, etc. para sustentar uma capacidade de 
                         gest{\~a}o da obsolesc{\^e}ncia e da redu{\c{c}}{\~a}o da 
                         robustez dos componentes (por conta de processos como Lean Design 
                         ou Lean Engineering, uso de COTS, falhas de Log{\'{\i}}stica, 
                         etc.), sobretudo dos componentes eletr{\^o}nicos, devido {\`a} 
                         necessidade de implementar atualiza{\c{c}}{\~o}es ou 
                         substitui{\c{c}}{\~o}es significativas nos seus equipamentos, 
                         subsistemas ou sistemas, para garantir a sua disponibilidade e 
                         confiabilidade a longo prazo. Sendo assim, esse trabalho apresenta 
                         um novo processo para analisar e tratar as influ{\^e}ncias da 
                         obsolesc{\^e}ncia e da redu{\c{c}}{\~a}o da robustez de 
                         componentes eletr{\^o}nicos sobre a disponibilidade e a 
                         confiabilidade de equipamentos aeroespaciais, utilizando: a) 
                         FMECA, e sua extens{\~a}o a projetos FMEP, proposto por Rabello 
                         (2017), para a an{\'a}lise e o tratamento das causas e efeitos do 
                         evento macrosc{\'o}pico, tal obsolesc{\^e}ncia, sobre tal 
                         disponibilidade; b) m{\'e}todos tradicionais/consagrados como: 
                         FMECA, Predi{\c{c}}{\~a}o das Taxas de Falhas, RBD, FTA, PoF, 
                         etc. para a an{\'a}lise e o tratamento das causas e efeitos do 
                         evento microsc{\'o}pico, a redu{\c{c}}{\~a}o de tal robustez, 
                         sobre tal confiabilidade. Tal processo, an{\'a}lise e tratamento, 
                         os m{\'e}todos usados, e suas aplica{\c{c}}{\~o}es a tr{\^e}s 
                         casos de estudo (dois do INPE e um de uma empresa do ramo 
                         aeroespacial) sugerem que tal proposta {\'e} adequada para a 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o em institutos, centros e parques de P\&D, 
                         e tamb{\'e}m em ind{\'u}strias aeroespaciais, militares, 
                         automotivas, de equipamentos m{\'e}dicos, de processos, e outras 
                         atividades industriais e/ou comerciais. ABSTRACT: The obsolescence 
                         of electronic components in military and aerospace industries 
                         affects all equipment throughout its life cycle, also extending to 
                         industries such as automotive, medical equipment, process, and 
                         other industrial and/or commercial activities. In addition, they 
                         need to maintain/support an equipment, subsystem or system for a 
                         long time. But obsolescence has become a more serious concern in 
                         the past decade with the use of COTS in military aeronautical 
                         projects. The causes are external (economic, social, legal, etc.) 
                         and internal (physical, material, construction, etc.), causing 
                         concerns to the teams and losses to the assets (projects, 
                         equipment, etc.) of an industry, namely: 1) 
                         Technological-commercial changes in the electronic components 
                         market usually and inevitably cause a macroscopic uncertain and 
                         damaging event, the obsolescence of the components; 2) The 
                         physical-technical changes in the characteristics of the 
                         electronic components usually cause a microscopic uncertain and 
                         damaging event, the reduction of the robustness of the components. 
                         Regardless of the causes, the aerospace industry is affected by 
                         increased times, costs, etc., to support obsolescence management 
                         capacity and reduced component robustness (due to processes like 
                         Lean Design or Lean Engineering, use of COTS, Logistics failures, 
                         etc.) especially of electronic components, due to the need to 
                         implement significant updates or replacements in their equipment, 
                         subsystems or systems, to ensure their availability and 
                         reliability. Therefore, this work presents a new process to 
                         analyze and treat the influences of obsolescence and the reduction 
                         of the robustness of electronic components on the availability and 
                         reliability of aerospace equipment, using: a) FMECA and its 
                         extension to projects, FMEP, proposed by Rabello (2017), for the 
                         analysis and treatment of the macroscopic event, such 
                         obsolescence, on such availability; b) established methods such 
                         as: FMECA, Failure Rate Prediction, RBD, FTA, PoF and etc. for the 
                         analysis and treatment of the microscopic event, such reduction of 
                         robustness, on such reliability. Such process, analysis and 
                         treatment, the methods used, and their applications to three case 
                         studies (two from INPE and one from an aerospace industry) suggest 
                         that this proposal is suitable for use in R\&D institutes, 
                         centers and parks, and also in aerospace, military, automotive, 
                         medical equipment, industries and other industrial and/or 
                         commercial activities.",
            committee = "Manea, Silvio (presidente) and Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e 
                         (orientador) and Rabello, Ana Paula de S{\'a} Santos 
                         (orientadora) and Brito, Al{\'{\i}}rio Cavalcanti de and Rehder, 
                         Gustavo Pamplona",
         englishtitle = "A new process to analyze and treat the influences of obsolescence 
                         and reduction of robustness of electronic components on the 
                         availability and reliability of aerospace equipment",
             language = "pt",
                pages = "291",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/43CF9HL",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/43CF9HL",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "12 maio 2024"
}


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