@MastersThesis{Santos:2021:NoPrAn,
author = "Santos, Carlos Eduardo da Silva",
title = "Um novo processo para analisar e tratar as influ{\^e}ncias da
obsolesc{\^e}ncia e da redu{\c{c}}{\~a}o da robustez de
componentes eletr{\^o}nicos sobre a disponibilidade e a
confiabilidade de equipamentos aeroespaciais",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "2021",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2020-09-18",
keywords = "riscos de obsolesc{\^e}ncia, redu{\c{c}}{\~a}o da robustez,
componentes eletr{\^o}nicos, disponibilidade, confiabilidade,
risks of obsolescence, robustness reduction, electronic
components, availability, reliability.",
abstract = "A obsolesc{\^e}ncia de componentes eletr{\^o}nicos nas
ind{\'u}strias e institui{\c{c}}{\~o}es militares e
aeroespaciais afetam todos os equipamentos ao longo do seu ciclo
de vida, se estendendo tamb{\'e}m a ind{\'u}strias como a
automotiva, de equipamentos m{\'e}dicos, de processos, e a outras
atividades industriais e/ou comerciais. Al{\'e}m disso, estas
precisam manter/suportar um equipamento, subsistema ou sistema por
um longo prazo. Mas, a obsolesc{\^e}ncia se tornou uma
preocupa{\c{c}}{\~a}o mais s{\'e}ria na {\'u}ltima d{\'e}cada
com a utiliza{\c{c}}{\~a}o de componentes de prateleira (COTS)
em projetos aeron{\'a}uticos militares. As causas s{\~a}o
externas (econ{\^o}micas sociais, legais, etc.) e internas
(f{\'{\i}}sicas, materiais, construtivas, etc.), causando
preocupa{\c{c}}{\~o}es {\`a}s equipes e {\^o}nus aos ativos
(projetos, equipamentos, etc.) de uma ind{\'u}stria ou
institui{\c{c}}{\~a}o, a saber: 1) As mudan{\c{c}}as
tecnol{\'o}gico-comerciais no mercado dos componentes
eletr{\^o}nicos usualmente e inevitavelmente causam um evento
macrosc{\'o}pico incerto e danoso, a obsolesc{\^e}ncia dos
componentes; 2) As mudan{\c{c}}as f{\'{\i}}sico-t{\'e}cnicas
nas caracter{\'{\i}}sticas dos componentes eletr{\^o}nicos
usualmente causam um evento microsc{\'o}pico incerto e danoso, a
redu{\c{c}}{\~a}o da robustez dos componentes. Independentemente
das causas, a ind{\'u}stria aeroespacial sofre efeitos no aumento
dos prazos, custos, etc. para sustentar uma capacidade de
gest{\~a}o da obsolesc{\^e}ncia e da redu{\c{c}}{\~a}o da
robustez dos componentes (por conta de processos como Lean Design
ou Lean Engineering, uso de COTS, falhas de Log{\'{\i}}stica,
etc.), sobretudo dos componentes eletr{\^o}nicos, devido {\`a}
necessidade de implementar atualiza{\c{c}}{\~o}es ou
substitui{\c{c}}{\~o}es significativas nos seus equipamentos,
subsistemas ou sistemas, para garantir a sua disponibilidade e
confiabilidade a longo prazo. Sendo assim, esse trabalho apresenta
um novo processo para analisar e tratar as influ{\^e}ncias da
obsolesc{\^e}ncia e da redu{\c{c}}{\~a}o da robustez de
componentes eletr{\^o}nicos sobre a disponibilidade e a
confiabilidade de equipamentos aeroespaciais, utilizando: a)
FMECA, e sua extens{\~a}o a projetos FMEP, proposto por Rabello
(2017), para a an{\'a}lise e o tratamento das causas e efeitos do
evento macrosc{\'o}pico, tal obsolesc{\^e}ncia, sobre tal
disponibilidade; b) m{\'e}todos tradicionais/consagrados como:
FMECA, Predi{\c{c}}{\~a}o das Taxas de Falhas, RBD, FTA, PoF,
etc. para a an{\'a}lise e o tratamento das causas e efeitos do
evento microsc{\'o}pico, a redu{\c{c}}{\~a}o de tal robustez,
sobre tal confiabilidade. Tal processo, an{\'a}lise e tratamento,
os m{\'e}todos usados, e suas aplica{\c{c}}{\~o}es a tr{\^e}s
casos de estudo (dois do INPE e um de uma empresa do ramo
aeroespacial) sugerem que tal proposta {\'e} adequada para a
utiliza{\c{c}}{\~a}o em institutos, centros e parques de P\&D,
e tamb{\'e}m em ind{\'u}strias aeroespaciais, militares,
automotivas, de equipamentos m{\'e}dicos, de processos, e outras
atividades industriais e/ou comerciais. ABSTRACT: The obsolescence
of electronic components in military and aerospace industries
affects all equipment throughout its life cycle, also extending to
industries such as automotive, medical equipment, process, and
other industrial and/or commercial activities. In addition, they
need to maintain/support an equipment, subsystem or system for a
long time. But obsolescence has become a more serious concern in
the past decade with the use of COTS in military aeronautical
projects. The causes are external (economic, social, legal, etc.)
and internal (physical, material, construction, etc.), causing
concerns to the teams and losses to the assets (projects,
equipment, etc.) of an industry, namely: 1)
Technological-commercial changes in the electronic components
market usually and inevitably cause a macroscopic uncertain and
damaging event, the obsolescence of the components; 2) The
physical-technical changes in the characteristics of the
electronic components usually cause a microscopic uncertain and
damaging event, the reduction of the robustness of the components.
Regardless of the causes, the aerospace industry is affected by
increased times, costs, etc., to support obsolescence management
capacity and reduced component robustness (due to processes like
Lean Design or Lean Engineering, use of COTS, Logistics failures,
etc.) especially of electronic components, due to the need to
implement significant updates or replacements in their equipment,
subsystems or systems, to ensure their availability and
reliability. Therefore, this work presents a new process to
analyze and treat the influences of obsolescence and the reduction
of the robustness of electronic components on the availability and
reliability of aerospace equipment, using: a) FMECA and its
extension to projects, FMEP, proposed by Rabello (2017), for the
analysis and treatment of the macroscopic event, such
obsolescence, on such availability; b) established methods such
as: FMECA, Failure Rate Prediction, RBD, FTA, PoF and etc. for the
analysis and treatment of the microscopic event, such reduction of
robustness, on such reliability. Such process, analysis and
treatment, the methods used, and their applications to three case
studies (two from INPE and one from an aerospace industry) suggest
that this proposal is suitable for use in R\&D institutes,
centers and parks, and also in aerospace, military, automotive,
medical equipment, industries and other industrial and/or
commercial activities.",
committee = "Manea, Silvio (presidente) and Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e
(orientador) and Rabello, Ana Paula de S{\'a} Santos
(orientadora) and Brito, Al{\'{\i}}rio Cavalcanti de and Rehder,
Gustavo Pamplona",
englishtitle = "A new process to analyze and treat the influences of obsolescence
and reduction of robustness of electronic components on the
availability and reliability of aerospace equipment",
language = "pt",
pages = "291",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/43CF9HL",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/43CF9HL",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "12 maio 2024"
}