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@InProceedings{RozanteFrasRami:2020:ImPaCa,
               author = "Rozante, Vin{\'{\i}}cius and Frassoni, Ariane and Ramirez 
                         Gutierrez, Enver Manual Amador",
          affiliation = "{Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "O impacto da paraliza{\c{c}}{\~a}o dos caminhoneiros na 
                         qualidade do ar na regi{\~a}o metropolitana de S{\~a}o Paulo",
            booktitle = "Resumos...",
                 year = "2020",
               editor = "Ribeiro, Val{\'e}ria Cristina dos Santos Ribeiro and Dal Lago, 
                         Alisson and Paulicena, Ed{\'e}sio Hernane and Mattos, Everson and 
                         Garbi, Giuliani Paulineli and Hey, Heyder and Almeida, Jos{\'e} 
                         Sergio de and Gon{\c{c}}alves, Luis Gustavo Gon{\c{c}}alves de 
                         and Alves, Lincoln Muniz and Saturno, Mario Eug{\^e}nio and 
                         Novaes J{\'u}nior, Ren{\'e} Antonio and Sut{\'e}rio, Ricardo 
                         and Irita, Ricardo Toshiyuki",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.}",
             abstract = "A polui{\c{c}}{\~a}o do ar tornou-se um dos fatores que mais 
                         afetam a qualidade de vida da popula{\c{c}}{\~a}o, ocasionando 
                         preju{\'{\i}}zos {\`a} sa{\'u}de humana e ao meio ambiente. O 
                         presente estudo demonstra a rela{\c{c}}{\~a}o direta existente 
                         entre a diminui{\c{c}}{\~a}o do tr{\'a}fego de 
                         ve{\'{\i}}culos pesados e, consequentemente, ve{\'{\i}}culos 
                         leves durante a greve dos caminhoneiros no per{\'{\i}}odo de 21 
                         a 31 de maio de 2018 e a concentra{\c{c}}{\~a}o de poluentes 
                         atmosf{\'e}ricos na Regi{\~a}o Metropolitana de S{\~a}o Paulo 
                         (RMSP). Os resultados das concentra{\c{c}}{\~o}es de 
                         mon{\'o}xido de carbono (CO) e oz{\^o}nio (O3) (posteriormente 
                         expandido ao mon{\'o}xido de nitrog{\^e}nio (NO) e di{\'o}xido 
                         de nitrog{\^e}nio (NO2) ) foram avaliados na forma de ciclos 
                         diurnos, comparando uma m{\'e}dia dos quatro anos anteriores 
                         2013, 2015, 2016 e 2017, (sem greve) com 2018 (com greve) durante 
                         o mesmo per{\'{\i}}odo. Para as condi{\c{c}}{\~o}es de 
                         exposi{\c{c}}{\~a}o {\`a}s diferentes fontes veiculares, foram 
                         escolhidas cinco esta{\c{c}}{\~o}es de monitoramento da 
                         Companhia Ambiental do Estado de S{\~a}o Paulo (CETESB): 
                         Cerqueira C{\'e}sar, Cidade Universit{\'a}ria IPEN-USP, Marginal 
                         Tiete-Ponte dos Rem{\'e}dios, Grajau-Parelheiros e S{\~a}o 
                         Caetano do Sul, entretanto, at{\'e} o presente momento, foram 
                         analisadas as duas {\'u}ltimas, estendendo o estudo {\`a}s 
                         demais na continua{\c{c}}{\~a}o do projeto. Na 
                         esta{\c{c}}{\~a}o Grajau-Parelheiros, houve 42% de 
                         diminui{\c{c}}{\~a}o de CO e aumento de 66% de O3. Na 
                         esta{\c{c}}{\~a}o S{\~a}o Caetano do Sul, houve 36% na 
                         diminui{\c{c}}{\~a}o de CO e o O3 aumentou em 82%. Durante o 
                         per{\'{\i}}odo da greve, ocorreu redu{\c{c}}{\~a}o intensa no 
                         poluente prim{\'a}rio avaliado (CO), diretamente associados 
                         {\`a} emiss{\~a}o veicular. Houve aumento de oz{\^o}nio, 
                         provavelmente associado, parcialmente, ao aumento da 
                         radia{\c{c}}{\~a}o solar em 2018, em cerca de 62,7% em 
                         compara{\c{c}}{\~a}o ao per{\'{\i}}odo sem greve (2013-2017), 
                         e tamb{\'e}m {\`a} diminui{\c{c}}{\~a}o de NO (poluente que 
                         consome o O3, diminuindo a sua concentra{\c{c}}{\~a}o).",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "28 set. – 01 out.",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/43R76T8",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/43R76T8",
           targetfile = "Resumo_PIBIC-Vinicius Rozante.pdf",
        urlaccessdate = "08 maio 2024"
}


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