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%0 Conference Proceedings
%4 sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/12.23.19.04
%2 sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/12.23.19.04.26
%T O impacto da paralização dos caminhoneiros na qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo
%D 2020
%A Rozante, Vinícius,
%A Frassoni, Ariane,
%A Ramirez Gutierrez, Enver Manual Amador,
%@affiliation Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress vrozante@gmail.com
%@electronicmailaddress ariane.frassoni@inpe.br
%@electronicmailaddress enver.ramirez@gmail.com
%E Ribeiro, Valéria Cristina dos Santos Ribeiro,
%E Dal Lago, Alisson,
%E Paulicena, Edésio Hernane,
%E Mattos, Everson,
%E Garbi, Giuliani Paulineli,
%E Hey, Heyder,
%E Almeida, José Sergio de,
%E Gonçalves, Luis Gustavo Gonçalves de,
%E Alves, Lincoln Muniz,
%E Saturno, Mario Eugênio,
%E Novaes Júnior, René Antonio,
%E Sutério, Ricardo,
%E Irita, Ricardo Toshiyuki,
%B Seminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
%C São José dos Campos
%8 28 set. – 01 out.
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%J São José dos Campos
%S Resumos
%X A poluição do ar tornou-se um dos fatores que mais afetam a qualidade de vida da população, ocasionando prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente. O presente estudo demonstra a relação direta existente entre a diminuição do tráfego de veículos pesados e, consequentemente, veículos leves durante a greve dos caminhoneiros no período de 21 a 31 de maio de 2018 e a concentração de poluentes atmosféricos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Os resultados das concentrações de monóxido de carbono (CO) e ozônio (O3) (posteriormente expandido ao monóxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2) ) foram avaliados na forma de ciclos diurnos, comparando uma média dos quatro anos anteriores 2013, 2015, 2016 e 2017, (sem greve) com 2018 (com greve) durante o mesmo período. Para as condições de exposição às diferentes fontes veiculares, foram escolhidas cinco estações de monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB): Cerqueira César, Cidade Universitária IPEN-USP, Marginal Tiete-Ponte dos Remédios, Grajau-Parelheiros e São Caetano do Sul, entretanto, até o presente momento, foram analisadas as duas últimas, estendendo o estudo às demais na continuação do projeto. Na estação Grajau-Parelheiros, houve 42% de diminuição de CO e aumento de 66% de O3. Na estação São Caetano do Sul, houve 36% na diminuição de CO e o O3 aumentou em 82%. Durante o período da greve, ocorreu redução intensa no poluente primário avaliado (CO), diretamente associados à emissão veicular. Houve aumento de ozônio, provavelmente associado, parcialmente, ao aumento da radiação solar em 2018, em cerca de 62,7% em comparação ao período sem greve (2013-2017), e também à diminuição de NO (poluente que consome o O3, diminuindo a sua concentração).
%@language pt
%3 Resumo_PIBIC-Vinicius Rozante.pdf
%O Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.


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