Fechar

@PhDThesis{Fornari:2021:CaDeSi,
               author = "Fornari, Gabriel",
                title = "Caracteriza{\c{c}}{\~a}o e desenvolvimento de um sistema 
                         autoadaptativo para estima{\c{c}}{\~a}o da posi{\c{c}}{\~a}o 
                         de ve{\'{\i}}culos a{\'e}reos n{\~a}o tripulados baseado em 
                         imagens",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2021",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2020-12-22",
             keywords = "sistemas autoadaptativos, Ve{\'{\i}}culos A{\'e}reos N{\~a}o 
                         Tripulados (VANTs), vis{\~a}o computacional, 
                         estima{\c{c}}{\~a}o da posi{\c{c}}{\~a}o por imagens, 
                         aprendizado de m{\'a}quina, self-adaptive systems, Unmaned Aerial 
                         Vehicles (UAVs), computer vision, pose estimation based on images, 
                         machine learning.",
             abstract = "Ambientes operacionais din{\^a}micos requerem que sejam 
                         desenvolvidos sistemas que possam se adaptar a mudan{\c{c}}as 
                         n{\~a}o determin{\'{\i}}sticas das condi{\c{c}}{\~o}es 
                         operacionais. Na literatura, {\'a}reas com diferentes 
                         nomenclaturas estudam o processo de adapta{\c{c}}{\~a}o em 
                         sistemas de engenharia, tais como sistemas autoadaptativos e 
                         sistemas reconfigur{\'a}veis. Recentemente, os Ve{\'{\i}}culos 
                         A{\'e}reos N{\~a}o Tripulados (VANTs) passaram a ser utilizados 
                         em diferentes aplica{\c{c}}{\~o}es. Tais ve{\'{\i}}culos 
                         necessitam de um sistema de estima{\c{c}}{\~a}o da 
                         posi{\c{c}}{\~a}o para serem capazes de realizar o controle e 
                         navega{\c{c}}{\~a}o da aeronave. A despeito de ser por meio do 
                         Sistema Global de Navega{\c{c}}{\~a}o por Sat{\'e}lite (GNSS) 
                         que a estimativa de posi{\c{c}}{\~a}o de VANTs em tempo real 
                         {\'e} mais usualmente identificada, devido a uma s{\'e}rie de 
                         problemas associados ao uso de sat{\'e}lites no c{\'a}lculo da 
                         posi{\c{c}}{\~a}o, metodologias alternativas est{\~a}o sendo 
                         propostas para o mesmo fim, como o uso de sensores imageadores e 
                         vis{\~a}o computacional. Nesse sentido, diferentes algoritmos de 
                         vis{\~a}o computacional podem ser utilizados para compor o 
                         sistema de navega{\c{c}}{\~a}o do VANT, que, por sua vez, se 
                         encontra imerso em um ambiente operacional cujas 
                         condi{\c{c}}{\~o}es podem variar dinamicamente. A presente tese 
                         de doutorado objetiva contribuir para o processo de 
                         navega{\c{c}}{\~a}o aut{\^o}noma de VANTs por meio da 
                         vis{\~a}o computacional identificando o mais adequado, entre 
                         v{\'a}rios algoritmos de vis{\~a}o computacional, para a 
                         estima{\c{c}}{\~a}o da posi{\c{c}}{\~a}o de VANTs por imagens 
                         obtidas sob diferentes condi{\c{c}}{\~o}es ambientais. Para esse 
                         processo, {\'e} proposto o uso de diferentes t{\'e}cnicas de 
                         Aprendizado de M{\'a}quina, que incluem M{\'a}quinas de Vetores 
                         de Suporte, {\'A}rvores de Classifica{\c{c}}{\~a}o e Redes 
                         Neurais Artificiais. Os resultados revelam que a abordagem 
                         autoadaptativa melhora o desempenho, para estimar a 
                         posi{\c{c}}{\~a}o de VANTs por meio de imagens, se comparada a 
                         uma abordagem n{\~a}o adaptativa est{\'a}tica, demonstrando a 
                         viabilidade dessa pesquisa. ABSTRACT: Dynamic operating 
                         environments demand the development of systems able to selfadapt 
                         to non-deterministic changes in operating conditions. In the 
                         scientific literature, different nomenclatures are used to name 
                         the study of adaptation process in engineering systems, such as 
                         self-adaptive systems and reconfigurable systems. Recently, 
                         Unmanned Aerial Vehicles (UAV) have been used in different 
                         applications. Such vehicles need a pose estimation system and, 
                         consequently, a system able to control and navigate the aircraft. 
                         Despite the fact that it is by means of Global Navigation 
                         Satellite System (GNSS) that the estimation of the position of 
                         real-time UAVs is usually estimated, there is a series of problems 
                         associated to the use of satellites in the computation of the 
                         position, and new alternative methodologies are being proposed for 
                         the same goal, as the use of imaging sensors and computer vision. 
                         In this sense, different algorithms of computer vision can be used 
                         to compose the navigation system of the UAV, which, in turn, is 
                         immersed in an operating environment whose conditions can change 
                         dynamically. This PhD thesis aims to contribute to the process of 
                         autonomous navigation of UAVs using computer vision identifying 
                         the most appropriate, among several camputer vision algorithms, 
                         for the pose estimation system of UAVs based on images obtained 
                         under different environmental conditions. For this strategy, 
                         several Machine Learning methods are used, including Artificial 
                         Neural Networks (ANN), Support Vector Machines (SVM), and 
                         Classification Trees. The results revealed that the adaptive 
                         methodology can increase performance, to estimate the position of 
                         UAVs using imagens, if compared to a nonadaptive static 
                         methodology, demonstrating the viability of this research.",
            committee = "Guimar{\~a}es, Lamartine Nogueira Frutuoso (presidente) and 
                         Santiago Junior, Valdivino Alexandre de (orientador) and 
                         Shiguemori, Elcio Hideiti (orientador) and Velho, Haroldo Fraga de 
                         Campos and K{\"o}rting, Thales Sehn and Almeida Junior, Jurandy 
                         Gomes de and Maximo, Marcos Ricardo Omena de Alburquerque",
         englishtitle = "Characterization and development of a self-adaptive system for 
                         estimating the position of unmanned aerial vehicles based on 
                         images",
             language = "pt",
                pages = "155",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/44582LP",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/44582LP",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "09 maio 2024"
}


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