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@TechReport{ArrudaMontAnaz:2020:AnElEs,
               author = "Arruda, Susana Beatriz and Monteiro, Ant{\^o}nio Miguel Vieira 
                         and Anazawa, Tathiane Mayumi",
                title = "Os movimentos do Vale: an{\'a}lise dos elementos estruturantes da 
                         mobilidade na regi{\~a}o metropolitana do Vale do 
                         Para{\'{\i}}ba e Litoral Norte (RMVPLN)",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2020",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.}",
             keywords = "mobilidade, tipologias, regi{\~a}o metropolitana.",
             abstract = "A Regi{\~a}o Metropolitana do Vale do Para{\'{\i}}ba e Litoral 
                         Norte (RMVPLN) {\'e} constitu{\'{\i}}da historicamente por 
                         movimentos desde seus povos origin{\'a}rios, os tropeiros, os 
                         primeiros n{\'u}cleos urbanos, os movimentos proporcionados pelo 
                         ciclo do ouro (s{\'e}culo XVIII) e ciclo do caf{\'e} 
                         (s{\'e}culo XIX), intensificados pelo processo de 
                         industrializa{\c{c}}{\~a}o (s{\'e}culo XX). Atualmente a RMVPLN 
                         {\'e} constitu{\'{\i}}da por movimentos migrat{\'o}rios, 
                         movimentos relacionados {\`a} servi{\c{c}}os, {\`a} materiais, 
                         al{\'e}m de movimentos relacionados ao turismo e lazer. E 
                         s{\~a}o esses movimentos, passados e presentes que circulam entre 
                         os territ{\'o}rios metropolitanos do Vale. Nesse contexto, este 
                         trabalho tem como objetivo analisar os elementos estruturantes da 
                         mobilidade na RMVPLN e as principais densidades organizacionais de 
                         seus sistemas de fixos e fluxos que juntos revelam a mobilidade e 
                         imobilidade urbana em diferentes territ{\'o}rios. A proposta 
                         metodol{\'o}gica da pesquisa foi baseada em pesquisa 
                         bibliogr{\'a}fica para o estudo da mobilidade, 
                         defini{\c{c}}{\~a}o das categorias e institucionalidades de seus 
                         elementos estruturantes, o levantamento de dados secund{\'a}rios 
                         das institui{\c{c}}{\~o}es oficiais como o Departamento Nacional 
                         de Infraestrutura e Transporte (DNIT), o C{\'o}digo de 
                         Tr{\^a}nsito Brasileiro (CTB), Empresa Paulista de Planejamento 
                         Metropolitano S.A (EMPLASA), os Planos Diretores (PD) e Planos 
                         Diretores de Turismo (PDT) da RMVPLN, Cat{\'a}logo de Imagens da 
                         Divis{\~a}o De Gera{\c{c}}{\~a}o De Imagens (DGI) do Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), United States Geological 
                         Survey (USGS), Instituto Brasileiro de Geografia e 
                         Estat{\'{\i}}stica (IBGE), Wikiloc Trilhas pelo Mundo e 
                         Instituto Estrada Real (IER). O processamento dos dados das 
                         tr{\^e}s principais categorias dos elementos estruturantes da 
                         pesquisa foi realizado com o aux{\'{\i}}lio de Sistema de 
                         Informa{\c{c}}{\~o}es Geogr{\'a}ficas (SIG), desse modo foram 
                         utilizados os softwares QGIS e o SPRING (DPI / INPE). O resultado 
                         da pesquisa se apresenta com uma s{\'e}rie de mapeamentos que 
                         descrevem as tr{\^e}s principais categorias dos elementos 
                         estruturantes (malha vi{\'a}ria b{\'a}sica, secund{\'a}ria 
                         resultados preliminares , e alternativa) e revela a fluidez 
                         territorial que det{\'e}m diferentes origens e destinos, 
                         provocando a compreens{\~a}o de que a fluidez da mobilidade 
                         urbana {\'e} muito mais complexa na metr{\'o}pole do que os 
                         dados das institui{\c{c}}{\~o}es oficiais apresentam, neste 
                         sentido a contribui{\c{c}}{\~a}o desta pesquisa est{\'a} na 
                         relev{\^a}ncia em auxiliar decis{\~o}es estrat{\'e}gicas para a 
                         implementa{\c{c}}{\~a}o de pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas 
                         relacionadas a mobilidade urbana 2 que atendam diferentes demandas 
                         socioespaciais e possam gradativamente integrar diferentes 
                         instrumentos de planejamento territorial.",
          affiliation = "{Faculdade de Tecnologia (FATEC)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "67",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/446T7R5",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/446T7R5",
           targetfile = "PIBIC - Susana Beatriz de Arruda - Relat{\'o}rio Final...pdf",
        urlaccessdate = "25 abr. 2024"
}


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