@TechReport{RozanteFrasRami:2020:ImPaCa,
author = "Rozante, Vin{\'{\i}}cius and Frassoni, Ariane and Ramirez
Gutierrez, Enver Manual Amador",
title = "O impacto da paraliza{\c{c}}{\~a}o dos caminhoneiros na
qualidade do ar na regi{\~a}o metropolitana de S{\~a}o Paulo",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2020",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.}",
keywords = "polui{\c{c}}{\~a}o do ar, greve dos caminhoneiros, regi{\~a}o
metropolitana de S{\~a}o Paulo, emiss{\~a}o veicular.",
abstract = "A polui{\c{c}}{\~a}o do ar tornou-se um dos fatores que mais
afetam a qualidade de vida da popula{\c{c}}{\~a}o, ocasionando
preju{\'{\i}}zos {\`a} sa{\'u}de humana e ao meio ambiente. O
presente estudo demonstra a rela{\c{c}}{\~a}o direta existente
entre a diminui{\c{c}}{\~a}o do tr{\'a}fego de
ve{\'{\i}}culos pesados e, consequentemente, ve{\'{\i}}culos
leves durante a greve dos caminhoneiros no per{\'{\i}}odo de 21
a 31 de maio de 2018 e a concentra{\c{c}}{\~a}o de poluentes
atmosf{\'e}ricos na RMSP. Os resultados das
concentra{\c{c}}{\~o}es de mon{\'o}xido de carbono (CO) e
oz{\^o}nio (O3) (posteriormente expandido {\`a} {\'o}xido de
nitrog{\^e}nio NO, e di{\'o}xido de nitrog{\^e}nio NO2) foram
avaliados na forma de ciclos diurnos, comparando uma m{\'e}dia
dos tr{\^e}s anos anteriores (2013-2017*, sem greve) com 2018
(com a greve) durante o mesmo per{\'{\i}}odo. Foram escolhidas
cinco esta{\c{c}}{\~o}es para realizar o estudo: Cerqueira
C{\'e}sar, Cidade Universit{\'a}ria IPEN-USP, Marginal
Tiete-Ponte dos Rem{\'e}dios, Grajau-Parelheiros e S{\~a}o
Caetano do Sul, entretanto, at{\'e} o presente momento, foram
estudadas as duas {\'u}ltimas, de modo que a
continua{\c{c}}{\~a}o do projeto estudar{\'a} as demais
localidades. Na esta{\c{c}}{\~a}o Grajau-Parelheiros, houve 42%
de diminui{\c{c}}{\~a}o de CO e aumento de 66% de O3. Na
esta{\c{c}}{\~a}o S{\~a}o Caetano do Sul, houve 36% na
diminui{\c{c}}{\~a}o de CO e o O3 aumentou em 82%. Durante o
per{\'{\i}}odo da greve, ocorreu redu{\c{c}}{\~a}o intensa no
poluente prim{\'a}rio avaliado (CO), diretamente associados
{\`a} emiss{\~a}o veicular. Houve aumento de oz{\^o}nio, que
pode estar associado ao aumento da incid{\^e}ncia de
radia{\c{c}}{\~a}o solar em 2018 e tamb{\'e}m {\`a}
diminui{\c{c}}{\~a}o de NO (poluente que consome o O3,
diminuindo a sua concentra{\c{c}}{\~a}o). Entretanto, ser{\'a}
necess{\'a}rio realizar estudos mais aprofundados para determinar
a causa do aumento do O3.",
affiliation = "UNICAMP and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
language = "pt",
pages = "26",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/446THMP",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/446THMP",
targetfile = "PIBIC - Vin{\'{\i}}cius Rozante - Relat{\'o}rio Final.pdf",
urlaccessdate = "19 abr. 2024"
}