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@TechReport{RozanteFrasRami:2020:ImPaCa,
               author = "Rozante, Vin{\'{\i}}cius and Frassoni, Ariane and Ramirez 
                         Gutierrez, Enver Manual Amador",
                title = "O impacto da paraliza{\c{c}}{\~a}o dos caminhoneiros na 
                         qualidade do ar na regi{\~a}o metropolitana de S{\~a}o Paulo",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2020",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.}",
             keywords = "polui{\c{c}}{\~a}o do ar, greve dos caminhoneiros, regi{\~a}o 
                         metropolitana de S{\~a}o Paulo, emiss{\~a}o veicular.",
             abstract = "A polui{\c{c}}{\~a}o do ar tornou-se um dos fatores que mais 
                         afetam a qualidade de vida da popula{\c{c}}{\~a}o, ocasionando 
                         preju{\'{\i}}zos {\`a} sa{\'u}de humana e ao meio ambiente. O 
                         presente estudo demonstra a rela{\c{c}}{\~a}o direta existente 
                         entre a diminui{\c{c}}{\~a}o do tr{\'a}fego de 
                         ve{\'{\i}}culos pesados e, consequentemente, ve{\'{\i}}culos 
                         leves durante a greve dos caminhoneiros no per{\'{\i}}odo de 21 
                         a 31 de maio de 2018 e a concentra{\c{c}}{\~a}o de poluentes 
                         atmosf{\'e}ricos na RMSP. Os resultados das 
                         concentra{\c{c}}{\~o}es de mon{\'o}xido de carbono (CO) e 
                         oz{\^o}nio (O3) (posteriormente expandido {\`a} {\'o}xido de 
                         nitrog{\^e}nio NO, e di{\'o}xido de nitrog{\^e}nio NO2) foram 
                         avaliados na forma de ciclos diurnos, comparando uma m{\'e}dia 
                         dos tr{\^e}s anos anteriores (2013-2017*, sem greve) com 2018 
                         (com a greve) durante o mesmo per{\'{\i}}odo. Foram escolhidas 
                         cinco esta{\c{c}}{\~o}es para realizar o estudo: Cerqueira 
                         C{\'e}sar, Cidade Universit{\'a}ria IPEN-USP, Marginal 
                         Tiete-Ponte dos Rem{\'e}dios, Grajau-Parelheiros e S{\~a}o 
                         Caetano do Sul, entretanto, at{\'e} o presente momento, foram 
                         estudadas as duas {\'u}ltimas, de modo que a 
                         continua{\c{c}}{\~a}o do projeto estudar{\'a} as demais 
                         localidades. Na esta{\c{c}}{\~a}o Grajau-Parelheiros, houve 42% 
                         de diminui{\c{c}}{\~a}o de CO e aumento de 66% de O3. Na 
                         esta{\c{c}}{\~a}o S{\~a}o Caetano do Sul, houve 36% na 
                         diminui{\c{c}}{\~a}o de CO e o O3 aumentou em 82%. Durante o 
                         per{\'{\i}}odo da greve, ocorreu redu{\c{c}}{\~a}o intensa no 
                         poluente prim{\'a}rio avaliado (CO), diretamente associados 
                         {\`a} emiss{\~a}o veicular. Houve aumento de oz{\^o}nio, que 
                         pode estar associado ao aumento da incid{\^e}ncia de 
                         radia{\c{c}}{\~a}o solar em 2018 e tamb{\'e}m {\`a} 
                         diminui{\c{c}}{\~a}o de NO (poluente que consome o O3, 
                         diminuindo a sua concentra{\c{c}}{\~a}o). Entretanto, ser{\'a} 
                         necess{\'a}rio realizar estudos mais aprofundados para determinar 
                         a causa do aumento do O3.",
          affiliation = "UNICAMP and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "26",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/446THMP",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/446THMP",
           targetfile = "PIBIC - Vin{\'{\i}}cius Rozante - Relat{\'o}rio Final.pdf",
        urlaccessdate = "19 abr. 2024"
}


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