Fechar

%0 Report
%4 sid.inpe.br/mtc-m21c/2021/04.26.18.14
%2 sid.inpe.br/mtc-m21c/2021/04.26.18.14.45
%T O impacto da paralização dos caminhoneiros na qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo
%D 2021
%9 RPQ
%P 19
%A Rozante, Vinícius,
%A Frassoni, Ariane,
%A Ramirez Gutierrez, Enver Manual Amador,
%@affiliation UNICAMP
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress vrozante@gmail.com
%@electronicmailaddress ariane.frassoni@inpe.br
%@electronicmailaddress enver.ramirez@gmail.com
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
%C São José dos Campos
%7 2a.
%K poluição do ar, greve dos caminhoneiros, região metropolitana de São Paulo, emissão veicular.
%X No período compreendido entre 21 a 31 de maio de 2018, uma greve de caminhoneiros diminuiu, em grande escala, a atividade de veículos no Brasil. Neste trabalho foram avaliadas as concentrações dos poluentes eliminados destes veículos de modo que seja possível observar, de maneira mais realista possível, o perfil dos ciclos diurnos destes gases. Dentre os critérios avaliados estão a disponibilidade e qualidade de dados (ao menos 75% da série temporal dos períodos utilizados); utilização do solo: veicular rodoviária ou comercial e o tipo de área no qual a estação está localizada para sete diferentes microambientes na Megacidade de São Paulo. Os resultados foram avaliados por meio de ciclos diurnos comparando o ano de 2018 com uma média de 4 anos anteriores (2013, 2014, 2015 e 2017). Para os poluentes primários (NO), as concentrações foram diminuída drasticamente no ano de 2018 durante todas as horas do dia (indo quase à zero no período da tarde) e para os anos anteriores a greve, diferenças estatisticamente significativas foram observadas. Com relação aos demais poluentes (NO2, MP10 e MP2,5), as concentrações não diminuíram quanto o esperado, sugerindo a relevância de reações secundárias e outras fontes (ex: incêndios). Os resultados obtidos ajudam a avaliar melhor o papel das emissões veiculares e fornecem subsídios para avaliar os impactos da interrupção das atividades (ex: durante bloqueios) sobre a qualidade do ar em ambientes metropolitanos.
%@language pt
%3 Vinicius_Rozante_Relatorio_Final.pdf
%( sid.inpe.br/mtc-m21c/2021/02.15.15.35
%O Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.


Fechar