Fechar

@InProceedings{FerrazOliv:2021:DeMéIn,
               author = "Ferraz, B{\'a}rbara Thamires de F{\'a}tima Azevedo and Oliveira, 
                         Natalia Rudorff",
          affiliation = "{Faculdade de Tecnologia (FATEC)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Desenvolvimento de m{\'e}todos interativos de ensino {\`a} 
                         dist{\^a}ncia no Laborat{\'o}rio Virtual da DSA",
            booktitle = "Resumos...",
                 year = "2021",
               editor = "Ribeiro, Val{\'e}ria Cristina dos Santos and Paulicena, 
                         Ed{\'e}sio Hernane and Almeida, Elton Kleiton Albuquerque de and 
                         Correia, Emilia and Souza, Jo{\~a}o Paulo Estevam de and Hey, 
                         Heyder and Escada, Paulo Augusto Sobral and Savonov, Roman 
                         Ivanovitch and Camayo Maita, Rosio del Pilar",
                pages = "1",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq.}",
             abstract = "Este trabalho, que teve in{\'{\i}}cio em 2020, tem como objetivo 
                         o projeto de Inicia{\c{c}}{\~a}o Tecnol{\'o}gica, no 
                         desenvolvimento de treinamento de usu{\'a}rios internos e 
                         externos, para o uso e aplica{\c{c}}{\~a}o de imagens e produtos 
                         desenvolvidos e distribu{\'{\i}}dos pela Divis{\~a}o de 
                         Sat{\'e}lites e Sistemas Ambientais (DSA) sob a 
                         coordena{\c{c}}{\~a}o do CPTEC/INPE, e institui{\c{c}}{\~o}es 
                         parceiras (e.g., NASA, NOAA, ESA, EUMETSAT). A 
                         aplica{\c{c}}{\~a}o de cursos {\'e} feita utilizando a 
                         plataforma MOODLE (moodle.org), por se tratar de uma plataforma 
                         aberta (open source) de apoio ao ensino presencial e {\`a} 
                         dist{\^a}ncia. As atividades exercidas durante todo o 
                         per{\'{\i}}odo trouxe resultados. O primeiro deles foi o 
                         desenvolvimento do curso de programa{\c{c}}{\~a}o em Python 
                         autoguiado, que {\'e} um treinamento em GOES-16 para 
                         meteorologia. A atividade realizada em 2020, foi focada na 
                         constru{\c{c}}{\~a}o do m{\'o}dulo 5, utilizando-se de 
                         linguagem de programa{\c{c}}{\~a}o para dar estilo as 
                         p{\'a}ginas e tornar mais atrativo o design. Foi utilizado html e 
                         css do in{\'{\i}}cio ao fim, na utiliza{\c{c}}{\~a}o de 
                         imagens, cores, fontes, entre outros. Este curso ainda n{\~a}o 
                         foi lan{\c{c}}ado, por{\'e}m j{\'a} est{\'a} com a {\'a}rea 
                         preparada. Outro resultado alcan{\c{c}}ado foi na 
                         cria{\c{c}}{\~a}o do curso Processamento de Dados de 
                         Sat{\'e}lites Geoestacion{\'a}rios com Python realizado no 
                         inicio desse ano que obteve aproximadamente 250 participantes e 
                         feedbacks totalmente positivos. No m{\^e}s de Julho ser{\'a} 
                         realizado um novo curso, Programa{\c{c}}{\~a}o em Python para 
                         Aquisi{\c{c}}{\~a}o, Processamento e Visualiza{\c{c}}{\~a}o de 
                         Dados de Modelos de Previs{\~a}o Num{\'e}rica do Tempo (PNT). A 
                         {\'a}rea do curso j{\'a} est{\'a} toda montada e os alunos 
                         inscritos. Houve uma procura ainda maior para este curso, 
                         totalizando em 320 inscritos. Al{\'e}m da cria{\c{c}}{\~a}o dos 
                         cursos, foi dado apoio aos professores de 
                         p{\'o}s-gradua{\c{c}}{\~a}o e pesquisadores que se interessaram 
                         em criar seus cursos na plataforma. Atrav{\'e}s de mensagens por 
                         E-mail pude dar todo o suporte que precisaram, participei de 
                         reuni{\~a}o para esclarecer d{\'u}vidas a respeito das 
                         funcionalidades do MOODLE na qual eu adquiri durante o tempo da 
                         bolsa, bem como, apoio aos inscritos que por ventura, vieram ter 
                         certa dificuldade em fazer a auto inscri{\c{c}}{\~a}o na 
                         plataforma, nos cursos e etc. Para finalizar, os conhecimentos 
                         obtidos a respeito das funcionalidades da plataforma MOODLE {\'e} 
                         um grande resultado alcan{\c{c}}ado, pois se trata de uma 
                         ferramenta poderosa com muitas funcionalidades, que oferece um 
                         sistema robusto e seguro para criar ambientes de ensino 
                         personalizados utilizando-se de linguagem de 
                         programa{\c{c}}{\~a}o na cria{\c{c}}{\~a}o de um design mais 
                         agrad{\'a}vel, entre outros recursos que facilitam o acesso.",
  conference-location = "on line",
      conference-year = "23 a 27 - ago",
             language = "pt",
         organisation = "Divis{\~a}o de Fomento a Pesquisa e Desenvolvimento (DIFPD)",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34T/45LA8K8",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/45LA8K8",
           targetfile = "Barbara Thamires de Fatima Azevedo Ferraz_Resumo.pdf",
        urlaccessdate = "17 maio 2024"
}


Fechar