Fechar

@Article{MirandaPrRiSiBaPe:2021:DeRePr,
               author = "Miranda, Felipe de Souza and Prado, Eduardo Sant'Ana Petraconi and 
                         Rita, Cristian Cley Paterniani and Silva, Roberson Jos{\'e} da 
                         and Baldan, Mauricio Ribeiro and Petraconi Filho, Gilberto",
          affiliation = "{Instituto Tecnol{\'o}gico de Aeron{\'a}utica (ITA)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Tecnol{\'o}gico de Aeron{\'a}utica (ITA)} and {Instituto 
                         Tecnol{\'o}gico de Aeron{\'a}utica (ITA)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Tecnol{\'o}gico de Aeron{\'a}utica (ITA)}",
                title = "Deposi{\c{c}}{\~a}o de recobrimentos de prote{\c{c}}{\~a}o 
                         t{\'e}rmica e ambiental por plasma spray utilizando precursor 
                         h{\'{\i}}brido de SiO2+ZrO2",
              journal = "Brazilian Applied Science Review",
                 year = "2021",
               volume = "5",
               number = "4",
                pages = "1755--1766",
             keywords = "Plasma Spray, Recobrimentos de Barreira Ambiental, Precursores, 
                         h{\'{\i}}bridos, Plasma Spray, Environmental Barrier Coatings, 
                         Hybrid Precursors.",
             abstract = "Comp{\'o}sitos refor{\c{c}}ados com fibra de carbono (C/C) 
                         s{\~a}o materiais amplamente utilizados em componentes 
                         estruturais, especialmente quando expostos as intensas cargas 
                         aerotermodin{\^a}micas. Sua alta resist{\^e}ncia e excepcional 
                         tenacidade {\`a} fratura, combinados com suas propriedades 
                         refrat{\'a}rias, resist{\^e}ncia {\`a} eros{\~a}o, 
                         corros{\~a}o e desgaste tornam este material ideal para 
                         aplica{\c{c}}{\~o}es em componentes estruturais, submetidos a 
                         altas temperaturas, tais como turbinas e ve{\'{\i}}culos de 
                         reentrada atmosf{\'e}rica. Quando utilizados em atmosferas 
                         inertes ou em v{\'a}cuo, os comp{\'o}sitos C/C mant{\^e}m suas 
                         propriedades a temperaturas superiores a 2000°C. Por{\'e}m, nas 
                         condi{\c{c}}{\~o}es de ambientes oxidantes e de elevadas 
                         temperaturas, os comp{\'o}sitos a base de fibras de carbono 
                         sofrem intensa degrada{\c{c}}{\~a}o devido {\`a} elevada 
                         catalicidade de rea{\c{c}}{\~o}es entre o carbono e o 
                         oxig{\^e}nio, dificultando e, muitas vezes, impossibilitando seu 
                         uso em dispositivos aeroespaciais. Neste contexto, o objetivo 
                         deste trabalho {\'e} a deposi{\c{c}}{\~a}o de recobrimentos de 
                         barreira ambiental (Environmental Barrier Coating, EBC), 
                         utilizando precursores h{\'{\i}}bridos de ZrO2+SiO2 visando 
                         prote{\c{c}}{\~a}o contra oxida{\c{c}}{\~a}o dos 
                         comp{\'o}sitos estruturais de C/C. Os recobrimentos ser{\~a}o 
                         depositados por meio do processo de spray a plasma de alta 
                         velocidade (High Velocity Plasma Spray, HVPS). ABSTRACT: Carbon 
                         fiber reinforced composites (C/C) are materials widely used in 
                         structural components, especially when exposed to intense 
                         aero-thermodynamic loads. Its high strength and exceptional 
                         fracture toughness, combined with its refractory properties, 
                         erosion resistance, corrosion and wear make this material ideal 
                         for applications in structural components subjected to high 
                         temperatures such as turbines and atmospheric reentry vehicles. 
                         When used in inert or vacuum atmospheres, the C/C composites 
                         maintain their properties at temperatures above 2000 ° C. However, 
                         under conditions of oxidizing environments and high temperatures, 
                         carbon fiber composites suffer intense degradation due to the high 
                         catalytic reactions between carbon and oxygen, making it difficult 
                         and often impossible to use in aerospace applications. In this 
                         context, the objective of this project is the deposition of 
                         Environmental Barrier Coating (EBC), using hybrid precursors of 
                         ZrO2 + SiO2 aiming protection against oxidation of the structural 
                         C/C composites. The coatings will be deposited by the High 
                         Velocity Plasma Spray (HVPS).",
                  doi = "10.34115/basrv5n4-002",
                  url = "http://dx.doi.org/10.34115/basrv5n4-002",
                 issn = "2595-3621",
             language = "pt",
           targetfile = "32455-82947-1-PB.pdf",
        urlaccessdate = "20 maio 2024"
}


Fechar