Fechar

@TechReport{FerrazOliv:2021:DeMéIn,
               author = "Ferraz, B{\'a}rbara Thamires de F{\'a}tima Azevedo and Oliveira, 
                         Natalia Rudorff",
                title = "Desenvolvimento de m{\'e}todos interativos de ensino {\`a} 
                         dist{\^a}ncia no Laborat{\'o}rio Virtual da DSA",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2021",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq.}",
             keywords = "x.",
             abstract = "A educa{\c{c}}{\~a}o a dist{\^a}ncia (EaD) {\'e} uma 
                         modalidade de ensino que permite ao estudante ter mais 
                         flexibilidade para assistir suas aulas em qualquer lugar, por meio 
                         de computador, tablet ou celular. O EaD est{\'a} presente em 
                         diversos cursos, desde os mais simples, at{\'e} a 
                         gradua{\c{c}}{\~a}o, p{\'o}s-gradua{\c{c}}{\~a}o etc. A 
                         modalidade EAD encontrou na Internet a possibilidade de se ter 
                         aulas remotas e isso faz com que cres{\c{c}}a mais a cada dia, 
                         chegando em {\'a}reas que n{\~a}o s{\~a}o atendidas pela 
                         educa{\c{c}}{\~a}o presencial. Isso traz comodidade ao estudante 
                         e seguran{\c{c}}a, j{\'a} que n{\~a}o precisa sair do seu 
                         ambiente para assistir {\`a}s aulas. A possibilidade de criar e 
                         gerenciar um ambiente virtual de aprendizagem ampliou os 
                         horizontes do conhecimento. Ferramentas como o MOODLE vieram para 
                         facilitar as atividades neste nicho, sendo este um poderoso 
                         software livre de c{\'o}digo aberto (open source). O presente 
                         projeto visa o desenvolvimento de cursos com m{\'e}todos mais 
                         interativos e novas ferramentas para o Laborat{\'o}rio Virtual, 
                         solidificando o papel da pesquisa na difus{\~a}o do conhecimento 
                         cient{\'{\i}}fico por meio da manuten{\c{c}}{\~a}o, 
                         divulga{\c{c}}{\~a}o e constante atualiza{\c{c}}{\~a}o da 
                         plataforma MOODLE da DiSSM (Divis{\~a}o de Sat{\'e}lites e 
                         Sensores Meteorol{\'o}gicos). A rede VLab tem buscado 
                         constantemente, a atualiza{\c{c}}{\~a}o dos m{\'e}todos de 
                         ensino e o uso de novas ferramentas que permitam ao usu{\'a}rio o 
                         acesso a um sistema atrativo, r{\'a}pido e efetivo de ensino. 
                         Dessa forma, o objetivo se estabelece em torno do desenvolvimento 
                         de ferramentas de ensino {\`a} dist{\^a}ncia utilizando recursos 
                         da plataforma MOODLE e a implementa{\c{c}}{\~a}o nos cursos 
                         realizados pela DiSSM, principalmente dedicados {\`a} nova 
                         gera{\c{c}}{\~a}o de sat{\'e}lites ambientais e 
                         aplica{\c{c}}{\~o}es na meteorologia operacional. Com isso, os 
                         resultados obtidos at{\'e} o presente momento mostram a 
                         import{\^a}ncia e efic{\'a}cia dos m{\'e}todos e ferramentas 
                         extra{\'{\i}}das do MOODLE para a cria{\c{c}}{\~a}o dos cursos 
                         presentes na plataforma, bem como, o suporte dado aos 
                         usu{\'a}rios, alunos e professores. Portanto, conclui-se que os 
                         treinamentos aplicados, vem sendo de grande valor para difundir o 
                         conhecimento de seus usu{\'a}rios que s{\~a}o beneficiados por 
                         esses treinamentos oferecidos pela DiSSM atrav{\'e}s do ensino a 
                         dist{\^a}ncia.",
          affiliation = "{Faculdade de Tecnologia (FATEC)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "33",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34T/46462FB",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/46462FB",
           targetfile = "
                         
                         Relatorio_Final_PIBITI_2020_2021_Barbara_Thamires_de_Fatima_A._Ferraz.pdf",
        urlaccessdate = "17 maio 2024"
}


Fechar