@TechReport{FerrazOliv:2021:DeMéIn,
author = "Ferraz, B{\'a}rbara Thamires de F{\'a}tima Azevedo and Oliveira,
Natalia Rudorff",
title = "Desenvolvimento de m{\'e}todos interativos de ensino {\`a}
dist{\^a}ncia no Laborat{\'o}rio Virtual da DSA",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2021",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq.}",
keywords = "x.",
abstract = "A educa{\c{c}}{\~a}o a dist{\^a}ncia (EaD) {\'e} uma
modalidade de ensino que permite ao estudante ter mais
flexibilidade para assistir suas aulas em qualquer lugar, por meio
de computador, tablet ou celular. O EaD est{\'a} presente em
diversos cursos, desde os mais simples, at{\'e} a
gradua{\c{c}}{\~a}o, p{\'o}s-gradua{\c{c}}{\~a}o etc. A
modalidade EAD encontrou na Internet a possibilidade de se ter
aulas remotas e isso faz com que cres{\c{c}}a mais a cada dia,
chegando em {\'a}reas que n{\~a}o s{\~a}o atendidas pela
educa{\c{c}}{\~a}o presencial. Isso traz comodidade ao estudante
e seguran{\c{c}}a, j{\'a} que n{\~a}o precisa sair do seu
ambiente para assistir {\`a}s aulas. A possibilidade de criar e
gerenciar um ambiente virtual de aprendizagem ampliou os
horizontes do conhecimento. Ferramentas como o MOODLE vieram para
facilitar as atividades neste nicho, sendo este um poderoso
software livre de c{\'o}digo aberto (open source). O presente
projeto visa o desenvolvimento de cursos com m{\'e}todos mais
interativos e novas ferramentas para o Laborat{\'o}rio Virtual,
solidificando o papel da pesquisa na difus{\~a}o do conhecimento
cient{\'{\i}}fico por meio da manuten{\c{c}}{\~a}o,
divulga{\c{c}}{\~a}o e constante atualiza{\c{c}}{\~a}o da
plataforma MOODLE da DiSSM (Divis{\~a}o de Sat{\'e}lites e
Sensores Meteorol{\'o}gicos). A rede VLab tem buscado
constantemente, a atualiza{\c{c}}{\~a}o dos m{\'e}todos de
ensino e o uso de novas ferramentas que permitam ao usu{\'a}rio o
acesso a um sistema atrativo, r{\'a}pido e efetivo de ensino.
Dessa forma, o objetivo se estabelece em torno do desenvolvimento
de ferramentas de ensino {\`a} dist{\^a}ncia utilizando recursos
da plataforma MOODLE e a implementa{\c{c}}{\~a}o nos cursos
realizados pela DiSSM, principalmente dedicados {\`a} nova
gera{\c{c}}{\~a}o de sat{\'e}lites ambientais e
aplica{\c{c}}{\~o}es na meteorologia operacional. Com isso, os
resultados obtidos at{\'e} o presente momento mostram a
import{\^a}ncia e efic{\'a}cia dos m{\'e}todos e ferramentas
extra{\'{\i}}das do MOODLE para a cria{\c{c}}{\~a}o dos cursos
presentes na plataforma, bem como, o suporte dado aos
usu{\'a}rios, alunos e professores. Portanto, conclui-se que os
treinamentos aplicados, vem sendo de grande valor para difundir o
conhecimento de seus usu{\'a}rios que s{\~a}o beneficiados por
esses treinamentos oferecidos pela DiSSM atrav{\'e}s do ensino a
dist{\^a}ncia.",
affiliation = "{Faculdade de Tecnologia (FATEC)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)}",
language = "pt",
pages = "33",
ibi = "8JMKD3MGP3W34T/46462FB",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/46462FB",
targetfile = "
Relatorio_Final_PIBITI_2020_2021_Barbara_Thamires_de_Fatima_A._Ferraz.pdf",
urlaccessdate = "17 maio 2024"
}